Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martello, Josias Bernardi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9016
Resumo: Este trabalho apresenta a avaliação à resistência mecânica medida de maneira experimental em uma coroa polimérica aplicada em um redutor de velocidade do tipo engrenagem sem-fim. A utilização de uma coroa fabricada em material polimérico favorece a diminuição dos custos do produto, se comparado à utilização da coroa fabricada em material metálico já existente. A avaliação da coroa polimérica de maneira experimental serve para verificar o seu funcionamento na aplicação de uso, analisando assim, a funcionalidade dessa alteração no produto final. Este experimento foi executado por meio de testes com torque controlado através do uso de um dinamômetro. Com o objetivo de identificar alguma condição inadequada de operação ou algum tipo de padrão ou tendência que indicassem a falha futura ou iminente da coroa, foram efetuadas análises de temperatura, vibratórias e de massa em diferentes valores de torque aplicados. Por meio da análise de temperatura, de vibração e de massa, não foi possível prever algum tipo de padrão indicando a possível falha da coroa polimérica, mas, foi possível identificar pontos em que a utilização da coroa polimérica proporciona melhorias no produto final, como na redução do nível vibratório do conjunto e de sua massa. Com a análise dos dados obtidos e a utilização da regra de acúmulo linear de dano, foi possível estimar a vida útil em ciclos da coroa polimérica em função do torque requerido na saída do redutor. Depois de executadas as análises, pôde-se concluir que a coroa polimérica suportou torques superiores ao torque máximo indicado para a coroa metálica, mas, apresentou uma redução considerável no número de ciclos suportados de maneira estimada. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_cec312756e483cb96b09898cccb43388
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9016
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Martello, Josias BernardiFarias, Maria Cristina MoreWeber, Albano LuizGrison, Vagner2021-11-10T14:33:58Z2021-11-10T14:33:58Z2020-12-092020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/9016Este trabalho apresenta a avaliação à resistência mecânica medida de maneira experimental em uma coroa polimérica aplicada em um redutor de velocidade do tipo engrenagem sem-fim. A utilização de uma coroa fabricada em material polimérico favorece a diminuição dos custos do produto, se comparado à utilização da coroa fabricada em material metálico já existente. A avaliação da coroa polimérica de maneira experimental serve para verificar o seu funcionamento na aplicação de uso, analisando assim, a funcionalidade dessa alteração no produto final. Este experimento foi executado por meio de testes com torque controlado através do uso de um dinamômetro. Com o objetivo de identificar alguma condição inadequada de operação ou algum tipo de padrão ou tendência que indicassem a falha futura ou iminente da coroa, foram efetuadas análises de temperatura, vibratórias e de massa em diferentes valores de torque aplicados. Por meio da análise de temperatura, de vibração e de massa, não foi possível prever algum tipo de padrão indicando a possível falha da coroa polimérica, mas, foi possível identificar pontos em que a utilização da coroa polimérica proporciona melhorias no produto final, como na redução do nível vibratório do conjunto e de sua massa. Com a análise dos dados obtidos e a utilização da regra de acúmulo linear de dano, foi possível estimar a vida útil em ciclos da coroa polimérica em função do torque requerido na saída do redutor. Depois de executadas as análises, pôde-se concluir que a coroa polimérica suportou torques superiores ao torque máximo indicado para a coroa metálica, mas, apresentou uma redução considerável no número de ciclos suportados de maneira estimada. [resumo fornecido pelo autor]This work demonstrates the evaluation of mechanical resistance performed experimentally in a polymeric gear applied in a worm gear speed reducer. The use of a gear made of polymeric material reduces the product cost compared with a metal gear. The evaluation of the polymeric gear in an experimental way serves to verify its functioning in the application of use, thus analyzing the functionality of this change in the final product. This experiment was carried out through tests with controlled torque through the use of a dynamometer. In order to identify any inadequate operating condition or any type of pattern or trend that would indicate the future or iminente failure of the gear, temperature, vibration and mass analyzes were performed at different applied torque values. Through the analysis of temperature, vibration and mass, it was not possible to predict some type of pattern indicating the possible failure of the polymeric gear, but it was possible to identify points where the use of the polymeric gear provides improvements in the final product, as in the reduction the vibratory level of the set and its mass. With the analysis of the obtained data and the use of the linear damage accumulation rule, it was possible to estimate the service life in cycles of the polymer gear according to the torque required at the reducer output. After the analyzes were carried out, it can be concluded that the polymeric gear supported torques higher than the maximum torque indicated for the metallic gear, but showed a considerable reduction in the number of cycles supported in an estimated manner. [resumo fornecido pelo autor]EngrenagensVelocidadePolímerosEngenharia mecânicaAvaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEngenharia Mecânica - BachareladoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Josias Bernardi Martello.pdfTCC Josias Bernardi Martello.pdfapplication/pdf2166846https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9016/1/TCC%20Josias%20Bernardi%20Martello.pdfd64ca95e7ed8e44b3dbfcdb43097077fMD51TEXTTCC Josias Bernardi Martello.pdf.txtTCC Josias Bernardi Martello.pdf.txtExtracted texttext/plain91763https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9016/2/TCC%20Josias%20Bernardi%20Martello.pdf.txt28af6d0a4008326bf68a4d8068a70050MD52THUMBNAILTCC Josias Bernardi Martello.pdf.jpgTCC Josias Bernardi Martello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9016/3/TCC%20Josias%20Bernardi%20Martello.pdf.jpgb388d8f38a81127f4527b07a4dde01b8MD5311338/90162023-06-06 16:06:55.329oai:repositorio.ucs.br:11338/9016Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-06T16:06:55Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
title Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
spellingShingle Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
Martello, Josias Bernardi
Engrenagens
Velocidade
Polímeros
Engenharia mecânica
title_short Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
title_full Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
title_fullStr Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
title_full_unstemmed Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
title_sort Avaliação experimental de uma coroa tipo engrenagem sem-fim fabricada em PA 6
author Martello, Josias Bernardi
author_facet Martello, Josias Bernardi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Farias, Maria Cristina More
Weber, Albano Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Martello, Josias Bernardi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grison, Vagner
contributor_str_mv Grison, Vagner
dc.subject.por.fl_str_mv Engrenagens
Velocidade
Polímeros
Engenharia mecânica
topic Engrenagens
Velocidade
Polímeros
Engenharia mecânica
description Este trabalho apresenta a avaliação à resistência mecânica medida de maneira experimental em uma coroa polimérica aplicada em um redutor de velocidade do tipo engrenagem sem-fim. A utilização de uma coroa fabricada em material polimérico favorece a diminuição dos custos do produto, se comparado à utilização da coroa fabricada em material metálico já existente. A avaliação da coroa polimérica de maneira experimental serve para verificar o seu funcionamento na aplicação de uso, analisando assim, a funcionalidade dessa alteração no produto final. Este experimento foi executado por meio de testes com torque controlado através do uso de um dinamômetro. Com o objetivo de identificar alguma condição inadequada de operação ou algum tipo de padrão ou tendência que indicassem a falha futura ou iminente da coroa, foram efetuadas análises de temperatura, vibratórias e de massa em diferentes valores de torque aplicados. Por meio da análise de temperatura, de vibração e de massa, não foi possível prever algum tipo de padrão indicando a possível falha da coroa polimérica, mas, foi possível identificar pontos em que a utilização da coroa polimérica proporciona melhorias no produto final, como na redução do nível vibratório do conjunto e de sua massa. Com a análise dos dados obtidos e a utilização da regra de acúmulo linear de dano, foi possível estimar a vida útil em ciclos da coroa polimérica em função do torque requerido na saída do redutor. Depois de executadas as análises, pôde-se concluir que a coroa polimérica suportou torques superiores ao torque máximo indicado para a coroa metálica, mas, apresentou uma redução considerável no número de ciclos suportados de maneira estimada. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-10T14:33:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-10T14:33:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9016
url https://repositorio.ucs.br/11338/9016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9016/1/TCC%20Josias%20Bernardi%20Martello.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9016/2/TCC%20Josias%20Bernardi%20Martello.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9016/3/TCC%20Josias%20Bernardi%20Martello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d64ca95e7ed8e44b3dbfcdb43097077f
28af6d0a4008326bf68a4d8068a70050
b388d8f38a81127f4527b07a4dde01b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308890028277760