Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benatto, Daniele
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8356
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_d16f513d02bb9302bccd8278ea6b0682
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8356
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Benatto, DanieleMorés, AndréiaWelter, Cristiane BackesMoraes, Cineri Fachin2021-06-21T12:35:40Z2021-06-21T12:35:40Z2020-07-242020https://repositorio.ucs.br/11338/8356Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor]Ensino superior - CurrículosEducação - HistóriaUniversidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - HistóriaCurso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-24 00:00:00ORIGINALTCC Daniele Benatto.pdfTCC Daniele Benatto.pdfapplication/pdf1022802https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/1/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf836e94faa8065ab94dfaf5ebae6506e7MD51TEXTTCC Daniele Benatto.pdf.txtTCC Daniele Benatto.pdf.txtExtracted texttext/plain125658https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/2/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.txt40d047653660888aec0dd8877aa8af26MD52THUMBNAILTCC Daniele Benatto.pdf.jpgTCC Daniele Benatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/3/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.jpg16a768978776e51f8ab8668424766015MD5311338/83562021-07-12 17:49:27.115oai:repositorio.ucs.br:11338/8356Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:49:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
title Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
spellingShingle Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
Benatto, Daniele
Ensino superior - Currículos
Educação - História
Universidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - História
title_short Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
title_full Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
title_fullStr Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
title_full_unstemmed Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
title_sort Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
author Benatto, Daniele
author_facet Benatto, Daniele
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Morés, Andréia
Welter, Cristiane Backes
dc.contributor.author.fl_str_mv Benatto, Daniele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Cineri Fachin
contributor_str_mv Moraes, Cineri Fachin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior - Currículos
Educação - História
Universidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - História
topic Ensino superior - Currículos
Educação - História
Universidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - História
description Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-21T12:35:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-21T12:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8356
url https://repositorio.ucs.br/11338/8356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/1/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/2/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/3/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 836e94faa8065ab94dfaf5ebae6506e7
40d047653660888aec0dd8877aa8af26
16a768978776e51f8ab8668424766015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308904156790784