Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8356 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_d16f513d02bb9302bccd8278ea6b0682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8356 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Benatto, DanieleMorés, AndréiaWelter, Cristiane BackesMoraes, Cineri Fachin2021-06-21T12:35:40Z2021-06-21T12:35:40Z2020-07-242020https://repositorio.ucs.br/11338/8356Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor]Ensino superior - CurrículosEducação - HistóriaUniversidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - HistóriaCurso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-24 00:00:00ORIGINALTCC Daniele Benatto.pdfTCC Daniele Benatto.pdfapplication/pdf1022802https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/1/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf836e94faa8065ab94dfaf5ebae6506e7MD51TEXTTCC Daniele Benatto.pdf.txtTCC Daniele Benatto.pdf.txtExtracted texttext/plain125658https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/2/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.txt40d047653660888aec0dd8877aa8af26MD52THUMBNAILTCC Daniele Benatto.pdf.jpgTCC Daniele Benatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/3/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.jpg16a768978776e51f8ab8668424766015MD5311338/83562021-07-12 17:49:27.115oai:repositorio.ucs.br:11338/8356Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:49:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
title |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
spellingShingle |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história Benatto, Daniele Ensino superior - Currículos Educação - História Universidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - História |
title_short |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
title_full |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
title_fullStr |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
title_full_unstemmed |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
title_sort |
Curso de pedagogia da Universidade de Caxias do Sul: alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história |
author |
Benatto, Daniele |
author_facet |
Benatto, Daniele |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Morés, Andréia Welter, Cristiane Backes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benatto, Daniele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Cineri Fachin |
contributor_str_mv |
Moraes, Cineri Fachin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior - Currículos Educação - História Universidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - História |
topic |
Ensino superior - Currículos Educação - História Universidade de Caxias do Sul. Campus Universitário de Caxias do Sul. Curso de Pedagogia - História |
description |
Esta pesquisa buscou investigar as alterações curriculares ao longo dos 60 anos de história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, por meio da realização de uma investigação documental, bibliográfica e de campo com a realização de questionário com professoras coordenadoras do referido Curso. Os principais autores que sustentam este estudo são Cagliari (2009), Demo (1998), Libâneo (2010). Também foram utilizados documentos normativos Projeto Político Pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este trabalho estruturou-se em quatro capítulos respectivamente, sobre a história da Pedagogia geral e do Curso de Pedagogia; da contextualização dos conceitos de currículo; do referencial teórico metodológico e da apresentação das três categorias elencadas: desafios, limitações e avanços das alterações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Desta forma, através dos avanços, limitações e desafios decorrentes das alterações curriculares do Curso de Pedagogia, que conduzem a evolução da formação dos acadêmicos, no sentido de oportunizar e preparar os professores para assumirem as funções de coordenação das atividades pedagógicas em organizações, sejam elas escolares ou não, a partir de diversas possibilidades proporcionadas pela profissão, foi possível evidenciar não só a história do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul como delinear os conceitos do currículo, como orientadores para o trabalho pedagógico. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-21T12:35:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-21T12:35:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8356 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/1/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/2/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8356/3/TCC%20Daniele%20Benatto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
836e94faa8065ab94dfaf5ebae6506e7 40d047653660888aec0dd8877aa8af26 16a768978776e51f8ab8668424766015 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308904156790784 |