As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5681 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender como as estratégias de Storytelling colaboram na gestão de marcas, que são ter conhecimento das práticas de Branding como: o que é marca, o processo da gestão de marca, identidade de marca e posicionamento. Bem como as estratégias de storytelling como as estratégias narrativas, os arquétipos, roteiro, o transmídia storytelling, o storydoing e os benefícios da estratégia: inerentes, específicos e na prática corporativa. Através dos estudos da pesquisa, foi possível chegar a conclusão de que as estratégias de Storytelling são eficientes para a gestão de marcas, pois dão reforço ao posicionamento da marca bem como a sua identidade de marca e visual. Além disso, o fator emocional que o storytelling transmite faz com que capture e mantenha a atenção do público. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi necessário um levantamento bibliográfico sobre Branding e Storytelling, em seguida as áreas de aplicação destas estratégias. E, por último, uma análise de estudo de caso relacionando o estudo bibliográfico com as estratégias usadas pela marca Red Bull, que através da metodologia qualitativa foi utilizada documentações e recursos visuais (sic). |
id |
UCS_d2f3f0e8088e6483312f93d45896c648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5681 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Michelle dos SantosSilva, Ronei Teodoro daArnt, Carlos Antonio de AndradeCardoso, Eduardo Luiz2020-03-30T19:41:37Z2020-03-30T19:41:37Z2019-07-012019https://repositorio.ucs.br/11338/5681O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender como as estratégias de Storytelling colaboram na gestão de marcas, que são ter conhecimento das práticas de Branding como: o que é marca, o processo da gestão de marca, identidade de marca e posicionamento. Bem como as estratégias de storytelling como as estratégias narrativas, os arquétipos, roteiro, o transmídia storytelling, o storydoing e os benefícios da estratégia: inerentes, específicos e na prática corporativa. Através dos estudos da pesquisa, foi possível chegar a conclusão de que as estratégias de Storytelling são eficientes para a gestão de marcas, pois dão reforço ao posicionamento da marca bem como a sua identidade de marca e visual. Além disso, o fator emocional que o storytelling transmite faz com que capture e mantenha a atenção do público. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi necessário um levantamento bibliográfico sobre Branding e Storytelling, em seguida as áreas de aplicação destas estratégias. E, por último, uma análise de estudo de caso relacionando o estudo bibliográfico com as estratégias usadas pela marca Red Bull, que através da metodologia qualitativa foi utilizada documentações e recursos visuais (sic).PublicidadeArte de contar históriasBranding (Marketing)As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bullinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Michelle dos Santos Rocha.pdfTCC Michelle dos Santos Rocha.pdfapplication/pdf1053262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/1/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdfc4a38d2237b709cf0cd1ce54db25df70MD51TEXTTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.txtTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain162133https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/2/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.txtc7abf0f757ba67b6f7d8f25fde9b366eMD52THUMBNAILTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.jpgTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/3/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.jpgdf5eddd4e7297884998feac2d2034a77MD5311338/56812020-03-31 06:00:52.626oai:repositorio.ucs.br:11338/5681Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:31.683619Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
title |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
spellingShingle |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull Rocha, Michelle dos Santos Publicidade Arte de contar histórias Branding (Marketing) |
title_short |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
title_full |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
title_fullStr |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
title_full_unstemmed |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
title_sort |
As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull |
author |
Rocha, Michelle dos Santos |
author_facet |
Rocha, Michelle dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Ronei Teodoro da Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Michelle dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Eduardo Luiz |
contributor_str_mv |
Cardoso, Eduardo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Arte de contar histórias Branding (Marketing) |
topic |
Publicidade Arte de contar histórias Branding (Marketing) |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender como as estratégias de Storytelling colaboram na gestão de marcas, que são ter conhecimento das práticas de Branding como: o que é marca, o processo da gestão de marca, identidade de marca e posicionamento. Bem como as estratégias de storytelling como as estratégias narrativas, os arquétipos, roteiro, o transmídia storytelling, o storydoing e os benefícios da estratégia: inerentes, específicos e na prática corporativa. Através dos estudos da pesquisa, foi possível chegar a conclusão de que as estratégias de Storytelling são eficientes para a gestão de marcas, pois dão reforço ao posicionamento da marca bem como a sua identidade de marca e visual. Além disso, o fator emocional que o storytelling transmite faz com que capture e mantenha a atenção do público. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi necessário um levantamento bibliográfico sobre Branding e Storytelling, em seguida as áreas de aplicação destas estratégias. E, por último, uma análise de estudo de caso relacionando o estudo bibliográfico com as estratégias usadas pela marca Red Bull, que através da metodologia qualitativa foi utilizada documentações e recursos visuais (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-30T19:41:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-30T19:41:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5681 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/1/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/2/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/3/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4a38d2237b709cf0cd1ce54db25df70 c7abf0f757ba67b6f7d8f25fde9b366e df5eddd4e7297884998feac2d2034a77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258455245389824 |