As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Michelle dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5681
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender como as estratégias de Storytelling colaboram na gestão de marcas, que são ter conhecimento das práticas de Branding como: o que é marca, o processo da gestão de marca, identidade de marca e posicionamento. Bem como as estratégias de storytelling como as estratégias narrativas, os arquétipos, roteiro, o transmídia storytelling, o storydoing e os benefícios da estratégia: inerentes, específicos e na prática corporativa. Através dos estudos da pesquisa, foi possível chegar a conclusão de que as estratégias de Storytelling são eficientes para a gestão de marcas, pois dão reforço ao posicionamento da marca bem como a sua identidade de marca e visual. Além disso, o fator emocional que o storytelling transmite faz com que capture e mantenha a atenção do público. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi necessário um levantamento bibliográfico sobre Branding e Storytelling, em seguida as áreas de aplicação destas estratégias. E, por último, uma análise de estudo de caso relacionando o estudo bibliográfico com as estratégias usadas pela marca Red Bull, que através da metodologia qualitativa foi utilizada documentações e recursos visuais (sic).
id UCS_d2f3f0e8088e6483312f93d45896c648
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5681
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rocha, Michelle dos SantosSilva, Ronei Teodoro daArnt, Carlos Antonio de AndradeCardoso, Eduardo Luiz2020-03-30T19:41:37Z2020-03-30T19:41:37Z2019-07-012019https://repositorio.ucs.br/11338/5681O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender como as estratégias de Storytelling colaboram na gestão de marcas, que são ter conhecimento das práticas de Branding como: o que é marca, o processo da gestão de marca, identidade de marca e posicionamento. Bem como as estratégias de storytelling como as estratégias narrativas, os arquétipos, roteiro, o transmídia storytelling, o storydoing e os benefícios da estratégia: inerentes, específicos e na prática corporativa. Através dos estudos da pesquisa, foi possível chegar a conclusão de que as estratégias de Storytelling são eficientes para a gestão de marcas, pois dão reforço ao posicionamento da marca bem como a sua identidade de marca e visual. Além disso, o fator emocional que o storytelling transmite faz com que capture e mantenha a atenção do público. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi necessário um levantamento bibliográfico sobre Branding e Storytelling, em seguida as áreas de aplicação destas estratégias. E, por último, uma análise de estudo de caso relacionando o estudo bibliográfico com as estratégias usadas pela marca Red Bull, que através da metodologia qualitativa foi utilizada documentações e recursos visuais (sic).PublicidadeArte de contar históriasBranding (Marketing)As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bullinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Michelle dos Santos Rocha.pdfTCC Michelle dos Santos Rocha.pdfapplication/pdf1053262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/1/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdfc4a38d2237b709cf0cd1ce54db25df70MD51TEXTTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.txtTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain162133https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/2/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.txtc7abf0f757ba67b6f7d8f25fde9b366eMD52THUMBNAILTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.jpgTCC Michelle dos Santos Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/3/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.jpgdf5eddd4e7297884998feac2d2034a77MD5311338/56812020-03-31 06:00:52.626oai:repositorio.ucs.br:11338/5681Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:31.683619Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
title As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
spellingShingle As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
Rocha, Michelle dos Santos
Publicidade
Arte de contar histórias
Branding (Marketing)
title_short As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
title_full As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
title_fullStr As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
title_full_unstemmed As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
title_sort As estratégias de storytelling no branding : mais do que contar histórias é fazer histórias. Um case da marca Red Bull
author Rocha, Michelle dos Santos
author_facet Rocha, Michelle dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ronei Teodoro da
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Michelle dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Eduardo Luiz
contributor_str_mv Cardoso, Eduardo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Arte de contar histórias
Branding (Marketing)
topic Publicidade
Arte de contar histórias
Branding (Marketing)
description O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de entender como as estratégias de Storytelling colaboram na gestão de marcas, que são ter conhecimento das práticas de Branding como: o que é marca, o processo da gestão de marca, identidade de marca e posicionamento. Bem como as estratégias de storytelling como as estratégias narrativas, os arquétipos, roteiro, o transmídia storytelling, o storydoing e os benefícios da estratégia: inerentes, específicos e na prática corporativa. Através dos estudos da pesquisa, foi possível chegar a conclusão de que as estratégias de Storytelling são eficientes para a gestão de marcas, pois dão reforço ao posicionamento da marca bem como a sua identidade de marca e visual. Além disso, o fator emocional que o storytelling transmite faz com que capture e mantenha a atenção do público. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi necessário um levantamento bibliográfico sobre Branding e Storytelling, em seguida as áreas de aplicação destas estratégias. E, por último, uma análise de estudo de caso relacionando o estudo bibliográfico com as estratégias usadas pela marca Red Bull, que através da metodologia qualitativa foi utilizada documentações e recursos visuais (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-30T19:41:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-30T19:41:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5681
url https://repositorio.ucs.br/11338/5681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/1/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/2/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5681/3/TCC%20Michelle%20dos%20Santos%20Rocha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4a38d2237b709cf0cd1ce54db25df70
c7abf0f757ba67b6f7d8f25fde9b366e
df5eddd4e7297884998feac2d2034a77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258455245389824