Arte e ilustração: um encontro possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maiara Dall 'Agnol dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10064
Resumo: Esta monografia tece reflexões e busca compreender de modo geral o uso das ilustrações presentes nos livros infantis inseridas nas aulas de arte. A proposta do trabalho é analisar e pensar o conceito de arte, o progresso da linguagem, os signos linguísticos e visuais, leitura de imagens e a relação da arte e da ilustração, promovendo o estudo sobre a leitura de imagens presentes nos livros infantis e sua importância no meio educacional. Esse trabalho foi constituído com base em fontes bibliográficas e a coleta das informações foi realizada através da pesquisa e leitura de textos sobre os temas referentes à literatura e arte. Para isso, a pesquisa inicialmente analisa questões históricas da arte e da literatura infantil e, em seguida, aborda alguns autores que exemplificam essas experiências visuais, bem como a necessidade da leitura de imagem na escola, contribuindo para a alfabetização visual. Logo após, há algumas sugestões de atividades voltadas aos mediadores culturais, com indicações de práticas que possibilitam o trabalho de análise com ilustrações. Conclui-se a importância então, de trabalhá-las como um sistema de experiências visuais, para formular significados, promovendo a integração e a habilidade de contextualizar e interpretar, ressignificando o cotidiano do educando. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_d3937fd551a4a8d2a013fbbbb853e03e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10064
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Santos, Maiara Dall 'Agnol dosToss, JaneBoone, Sinara Maria2022-05-23T16:49:27Z2022-05-23T16:49:27Z2022-05-162021-12-06https://repositorio.ucs.br/11338/10064Esta monografia tece reflexões e busca compreender de modo geral o uso das ilustrações presentes nos livros infantis inseridas nas aulas de arte. A proposta do trabalho é analisar e pensar o conceito de arte, o progresso da linguagem, os signos linguísticos e visuais, leitura de imagens e a relação da arte e da ilustração, promovendo o estudo sobre a leitura de imagens presentes nos livros infantis e sua importância no meio educacional. Esse trabalho foi constituído com base em fontes bibliográficas e a coleta das informações foi realizada através da pesquisa e leitura de textos sobre os temas referentes à literatura e arte. Para isso, a pesquisa inicialmente analisa questões históricas da arte e da literatura infantil e, em seguida, aborda alguns autores que exemplificam essas experiências visuais, bem como a necessidade da leitura de imagem na escola, contribuindo para a alfabetização visual. Logo após, há algumas sugestões de atividades voltadas aos mediadores culturais, com indicações de práticas que possibilitam o trabalho de análise com ilustrações. Conclui-se a importância então, de trabalhá-las como um sistema de experiências visuais, para formular significados, promovendo a integração e a habilidade de contextualizar e interpretar, ressignificando o cotidiano do educando. [resumo fornecido pelo autor]This monograph weaves reflections and seeks to understand in general the use of illustrations present in children's books inserted in art classes. The purpose of the work is to analyze and think about the concept of art, the progress of language, linguistic and visual signs, image reading and the relationship between art and illustration, promoting the study of the reading of images present in children's books and its importance in the educational environment. This work was based on bibliographic sources and the collection of information was carried out through research and reading of texts on themes related to literature and art. For this, the research initially analyzes historical issues of children's art and literature and then approaches some authors who exemplify these visual experiences, as well as the need for image reading at school, contributing to visual literacy. Afterwards, there are some suggestions for activities aimed at cultural mediators, with indications of practices that enable the work of analysis with illustrations. It concludes the importance of working them as a system of visual experiences, to formulate meanings, promoting integration and the ability to contextualize and interpret, giving new meaning to the student's daily life. [resumo fornecido pelo autor]engporArte e literaturaIlustração de livrosArte - Estudo e ensinoLiteratura infantilSinais e símbolosArte e ilustração: um encontro possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 82022-05-15TEXTTCC Maiara Dall Agnol dos Santos.pdf.txtTCC Maiara Dall Agnol dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain129768https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10064/3/TCC%20Maiara%20Dall%20Agnol%20dos%20Santos.pdf.txtd3847fc73f47a3c52679a3a81f254ea2MD53THUMBNAILTCC Maiara Dall Agnol dos Santos.pdf.jpgTCC Maiara Dall Agnol dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10064/4/TCC%20Maiara%20Dall%20Agnol%20dos%20Santos.pdf.jpg91419800c366b4ba91e82933833accd2MD54ORIGINALTCC Maiara Dall Agnol dos Santos.pdfTCC Maiara Dall Agnol dos Santos.pdfapplication/pdf16229512https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10064/2/TCC%20Maiara%20Dall%20Agnol%20dos%20Santos.pdf4032ee5c9683e63a016efcadff3d0389MD5211338/100642022-10-18 18:00:30.963oai:repositorio.ucs.br:11338/10064Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:36.579935Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e ilustração: um encontro possível
title Arte e ilustração: um encontro possível
spellingShingle Arte e ilustração: um encontro possível
Santos, Maiara Dall 'Agnol dos
Arte e literatura
Ilustração de livros
Arte - Estudo e ensino
Literatura infantil
Sinais e símbolos
title_short Arte e ilustração: um encontro possível
title_full Arte e ilustração: um encontro possível
title_fullStr Arte e ilustração: um encontro possível
title_full_unstemmed Arte e ilustração: um encontro possível
title_sort Arte e ilustração: um encontro possível
author Santos, Maiara Dall 'Agnol dos
author_facet Santos, Maiara Dall 'Agnol dos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Toss, Jane
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maiara Dall 'Agnol dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boone, Sinara Maria
contributor_str_mv Boone, Sinara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e literatura
Ilustração de livros
Arte - Estudo e ensino
Literatura infantil
Sinais e símbolos
topic Arte e literatura
Ilustração de livros
Arte - Estudo e ensino
Literatura infantil
Sinais e símbolos
description Esta monografia tece reflexões e busca compreender de modo geral o uso das ilustrações presentes nos livros infantis inseridas nas aulas de arte. A proposta do trabalho é analisar e pensar o conceito de arte, o progresso da linguagem, os signos linguísticos e visuais, leitura de imagens e a relação da arte e da ilustração, promovendo o estudo sobre a leitura de imagens presentes nos livros infantis e sua importância no meio educacional. Esse trabalho foi constituído com base em fontes bibliográficas e a coleta das informações foi realizada através da pesquisa e leitura de textos sobre os temas referentes à literatura e arte. Para isso, a pesquisa inicialmente analisa questões históricas da arte e da literatura infantil e, em seguida, aborda alguns autores que exemplificam essas experiências visuais, bem como a necessidade da leitura de imagem na escola, contribuindo para a alfabetização visual. Logo após, há algumas sugestões de atividades voltadas aos mediadores culturais, com indicações de práticas que possibilitam o trabalho de análise com ilustrações. Conclui-se a importância então, de trabalhá-las como um sistema de experiências visuais, para formular significados, promovendo a integração e a habilidade de contextualizar e interpretar, ressignificando o cotidiano do educando. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T16:49:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T16:49:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10064
url https://repositorio.ucs.br/11338/10064
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10064/3/TCC%20Maiara%20Dall%20Agnol%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10064/4/TCC%20Maiara%20Dall%20Agnol%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10064/2/TCC%20Maiara%20Dall%20Agnol%20dos%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3847fc73f47a3c52679a3a81f254ea2
91419800c366b4ba91e82933833accd2
4032ee5c9683e63a016efcadff3d0389
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258455840980992