Análise de pontos críticos das rodovias federais no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8800 |
Resumo: | Entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem ferimentos em acidentes de trânsito todos os anos, resultando em prejuízos para o indivíduo e para a sociedade. Os acidentes ocorrem pela relação de um ou mais fatores, sendo eles: o humano, o viário-ambiental e o veicular. Assim, é imprescindível que as empresas responsáveis pelas rodovias foquem mais no viário-ambiental, que condiz a engenharia, do que no fator humano, que por vezes aparece como único responsável. Para contribuir com a diminuição dos acidentes, este trabalho busca analisar os pontos críticos das rodovias federais no Rio Grande do Sul. Para tal, foram utilizados 4 métodos de localização dos segmentos críticos: Frequência, DENATRAN, Taxa de Acidente e UPS. A partir da extração de todas as informações de cada um dos boletins de ocorrência e do apanhado de fotografias dos pontos críticos, pode ser criado um banco de dados. Com estatística descritiva foram lançados os resultados para análise dos fatores recorrentes na acidentalidade concomitantemente com os problemas da rodovia constatados. A partir da análise final, foram propostas as contra medidas em cada um dos casos. Averiguado que os métodos de Frequência e UPS localizaram pontos críticos de forma similar, assim como os outros dois modelos também, foram formados dois grupos. Como conclusão, o primeiro grupo apresentou as vias onde os acidentes crescem a cada ano e o segundo grupo o oposto. Também foi apurado que em rodovias urbanas de pista reta, são os segmentos que mais acontecem acidentes. [resumo fornecido pelo autor] |
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Michaelsen, CharlesBonatto, JaquelineSchmitz, AneliseAndriola, César LuizNogueira, Matheus Lemos2021-09-28T14:56:49Z2021-09-28T14:56:49Z2021-06-022020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/8800Entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem ferimentos em acidentes de trânsito todos os anos, resultando em prejuízos para o indivíduo e para a sociedade. Os acidentes ocorrem pela relação de um ou mais fatores, sendo eles: o humano, o viário-ambiental e o veicular. Assim, é imprescindível que as empresas responsáveis pelas rodovias foquem mais no viário-ambiental, que condiz a engenharia, do que no fator humano, que por vezes aparece como único responsável. Para contribuir com a diminuição dos acidentes, este trabalho busca analisar os pontos críticos das rodovias federais no Rio Grande do Sul. Para tal, foram utilizados 4 métodos de localização dos segmentos críticos: Frequência, DENATRAN, Taxa de Acidente e UPS. A partir da extração de todas as informações de cada um dos boletins de ocorrência e do apanhado de fotografias dos pontos críticos, pode ser criado um banco de dados. Com estatística descritiva foram lançados os resultados para análise dos fatores recorrentes na acidentalidade concomitantemente com os problemas da rodovia constatados. A partir da análise final, foram propostas as contra medidas em cada um dos casos. Averiguado que os métodos de Frequência e UPS localizaram pontos críticos de forma similar, assim como os outros dois modelos também, foram formados dois grupos. Como conclusão, o primeiro grupo apresentou as vias onde os acidentes crescem a cada ano e o segundo grupo o oposto. Também foi apurado que em rodovias urbanas de pista reta, são os segmentos que mais acontecem acidentes. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia civilAcidentes de trânsito - Rio Grande do SulRodovias - Medidas de segurançaSegurança no trânsitoAcidentes - PrevençãoAnálise de pontos críticos das rodovias federais no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia CivilCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Charles Michaelsen.pdfTCC Charles Michaelsen.pdfapplication/pdf8057095https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8800/1/TCC%20Charles%20Michaelsen.pdf600d6c94ee27ab45dd539fa17ad512e5MD51TEXTTCC Charles Michaelsen.pdf.txtTCC Charles Michaelsen.pdf.txtExtracted texttext/plain125066https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8800/2/TCC%20Charles%20Michaelsen.pdf.txt22b73fdf4837ad4b83a9efe0bbaabf71MD52THUMBNAILTCC Charles Michaelsen.pdf.jpgTCC Charles Michaelsen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8800/3/TCC%20Charles%20Michaelsen.pdf.jpg57c327ff48cfb65e18eee69e6ff3a4f5MD5311338/88002022-10-18 18:42:36.887oai:repositorio.ucs.br:11338/8800Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:13.113381Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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