A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/228 |
Resumo: | A presente pesquisa, caracterizada como um estudo exploratório, de corte qualitativo, tem por objetivo realizar um estudo sobre a teoria e a prática da Educação Patrimonial, no intuito de buscar associações entre este processo e o fenômeno turístico. Para tanto, faz-se um resgate teórico das concepções de Educação como processo de formação do sujeito histórico e de aspectos inerentes ao Turismo Cultural, enquanto uma prática social apoiada nos bens patrimoniais da localidade. O confronto entre a teoria e a prática da Educação Patrimonial se dá através do estudo de caso do Programa de Educação Patrimonial do Museu Municipal de Caxias do Sul, especificamente, do Projeto Aula no Museu. Tendo como base os pressupostos da pesquisa etnográfica, participante, acompanha-se a Aula no Museu, registrando seu desenvolvimento; entrevista-se profissionais envolvidos no planejamento e execução do projeto e aplicam-se questionários a estudantes com participação na Aula no Museu e a outros em vias de fazê-lo, a fim de apreender se a experiência no Museu altera significativamente a percepção dos seus participantes quanto ao patrimônio cultural representado pelo acervo do Museu. Como resultados, têm-se a observação dos aportes teórico-metodológicos da Educação Patrimonial na experiência do Museu Municipal de Caxias do Sul, a constatação de que a temática da imigração italiana é vivenciada na rede de ensino formal de modo que a Aula no Museu apenas complementaria os conhecimentos adquiridos na escola, assim como se verifica, ainda, que a proposta do referido Programa de Educação Patrimonial utiliza como recurso didático, sobretudo, o legado cultural do imigrante italiano, o que contribui no fortalecimento do imaginário de italianidade apropriado pelo turismo em Caxias do Sul. |
id |
UCS_db9c5ca679f160f031004f58984e627b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/228 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sales, Fabiana de LimaGastal, Susana de Araújo2014-05-15T16:23:10Z2014-05-15T16:23:10Z2014-05-152006-03-17https://repositorio.ucs.br/handle/11338/228A presente pesquisa, caracterizada como um estudo exploratório, de corte qualitativo, tem por objetivo realizar um estudo sobre a teoria e a prática da Educação Patrimonial, no intuito de buscar associações entre este processo e o fenômeno turístico. Para tanto, faz-se um resgate teórico das concepções de Educação como processo de formação do sujeito histórico e de aspectos inerentes ao Turismo Cultural, enquanto uma prática social apoiada nos bens patrimoniais da localidade. O confronto entre a teoria e a prática da Educação Patrimonial se dá através do estudo de caso do Programa de Educação Patrimonial do Museu Municipal de Caxias do Sul, especificamente, do Projeto Aula no Museu. Tendo como base os pressupostos da pesquisa etnográfica, participante, acompanha-se a Aula no Museu, registrando seu desenvolvimento; entrevista-se profissionais envolvidos no planejamento e execução do projeto e aplicam-se questionários a estudantes com participação na Aula no Museu e a outros em vias de fazê-lo, a fim de apreender se a experiência no Museu altera significativamente a percepção dos seus participantes quanto ao patrimônio cultural representado pelo acervo do Museu. Como resultados, têm-se a observação dos aportes teórico-metodológicos da Educação Patrimonial na experiência do Museu Municipal de Caxias do Sul, a constatação de que a temática da imigração italiana é vivenciada na rede de ensino formal de modo que a Aula no Museu apenas complementaria os conhecimentos adquiridos na escola, assim como se verifica, ainda, que a proposta do referido Programa de Educação Patrimonial utiliza como recurso didático, sobretudo, o legado cultural do imigrante italiano, o que contribui no fortalecimento do imaginário de italianidade apropriado pelo turismo em Caxias do Sul.This research, characterized as an exploratory and qualitative study, aims to reach an study about the theory and the practice of heritage education in order to get associations between this process and the touristic phenomenon. In this sense, it rescues the theoretical conceptions of education as a process that constitutes the citizen, as well as the inherent aspects of the cultural tourism while a social practice supported by community's cultural heritage. The comparison between the theory and the practice of heritage education occurs throught the case study of the Heritage Education Program of the Museu Municipal de Caxias do Sul, specifically the Aula no Museu Project. Based on the etnographic, participative research methods, the Aula no Museu is closely followed and its development registered; professionals involved on the planning and execution of the project are interviewed and questionnaires are applied to students who have been throught Aula no Museu and others who haven't, in order to catch whether the experience at the Museum modifies significantly the perception of its participants about the cultural heritage represented by museum's collection. As results, it is observed the presence of the theory and metodology of heritage education at the experience of Caxias do Sul Municipal Museum, it is noticed that the subject of the italian immigration is experienced in formal education, so that the Aula no Museu would only suplement the knowledge achieved in school, as well as it is noticed that the proposal of the mentioned heritage education program uses as didactic resource only the cultural heritage of the italian immigrants, which contributes to fortify the italinity imagery used by tourism in Caxias do Sul.TurismoTurismo culturalEducação patrimonialMuseu Municipal de Caxias do SulAula no museuCaxias do Sul (RS)Museu Municipal de Caxias do SulAula no museuCaxias do Sul (RS)TourismCultural tourismHeritage educationA educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1685558063696163SALES, Fabiana Lima.Programa de Pós-Graduação de Mestrado em TurismoTEXTDissertacao Fabiana Sales.pdf.txtDissertacao Fabiana Sales.pdf.txtExtracted texttext/plain363323https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/3/Dissertacao%20Fabiana%20Sales.pdf.txtf5461bb349574c090b95aaf0a3e804cbMD53THUMBNAILDissertacao Fabiana Sales.pdf.jpgDissertacao Fabiana Sales.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/4/Dissertacao%20Fabiana%20Sales.pdf.jpg66940e73cb749dcca21653fe7e45ba46MD54ORIGINALDissertacao Fabiana Sales.pdfDissertacao Fabiana Sales.pdfapplication/pdf6866061https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/1/Dissertacao%20Fabiana%20Sales.pdf7a1dc646472296dfab0faba77f26961cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/2282018-08-17 06:02:18.142oai:repositorio.ucs.br:11338/228IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:02:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
title |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
spellingShingle |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS Sales, Fabiana de Lima Turismo Turismo cultural Educação patrimonial Museu Municipal de Caxias do Sul Aula no museu Caxias do Sul (RS) Museu Municipal de Caxias do Sul Aula no museu Caxias do Sul (RS) Tourism Cultural tourism Heritage education |
title_short |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
title_full |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
title_fullStr |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
title_full_unstemmed |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
title_sort |
A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS |
author |
Sales, Fabiana de Lima |
author_facet |
Sales, Fabiana de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Fabiana de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gastal, Susana de Araújo |
contributor_str_mv |
Gastal, Susana de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Turismo cultural Educação patrimonial Museu Municipal de Caxias do Sul Aula no museu Caxias do Sul (RS) Museu Municipal de Caxias do Sul Aula no museu Caxias do Sul (RS) |
topic |
Turismo Turismo cultural Educação patrimonial Museu Municipal de Caxias do Sul Aula no museu Caxias do Sul (RS) Museu Municipal de Caxias do Sul Aula no museu Caxias do Sul (RS) Tourism Cultural tourism Heritage education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tourism Cultural tourism Heritage education |
description |
A presente pesquisa, caracterizada como um estudo exploratório, de corte qualitativo, tem por objetivo realizar um estudo sobre a teoria e a prática da Educação Patrimonial, no intuito de buscar associações entre este processo e o fenômeno turístico. Para tanto, faz-se um resgate teórico das concepções de Educação como processo de formação do sujeito histórico e de aspectos inerentes ao Turismo Cultural, enquanto uma prática social apoiada nos bens patrimoniais da localidade. O confronto entre a teoria e a prática da Educação Patrimonial se dá através do estudo de caso do Programa de Educação Patrimonial do Museu Municipal de Caxias do Sul, especificamente, do Projeto Aula no Museu. Tendo como base os pressupostos da pesquisa etnográfica, participante, acompanha-se a Aula no Museu, registrando seu desenvolvimento; entrevista-se profissionais envolvidos no planejamento e execução do projeto e aplicam-se questionários a estudantes com participação na Aula no Museu e a outros em vias de fazê-lo, a fim de apreender se a experiência no Museu altera significativamente a percepção dos seus participantes quanto ao patrimônio cultural representado pelo acervo do Museu. Como resultados, têm-se a observação dos aportes teórico-metodológicos da Educação Patrimonial na experiência do Museu Municipal de Caxias do Sul, a constatação de que a temática da imigração italiana é vivenciada na rede de ensino formal de modo que a Aula no Museu apenas complementaria os conhecimentos adquiridos na escola, assim como se verifica, ainda, que a proposta do referido Programa de Educação Patrimonial utiliza como recurso didático, sobretudo, o legado cultural do imigrante italiano, o que contribui no fortalecimento do imaginário de italianidade apropriado pelo turismo em Caxias do Sul. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006-03-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-15T16:23:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-15T16:23:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/228 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/3/Dissertacao%20Fabiana%20Sales.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/4/Dissertacao%20Fabiana%20Sales.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/1/Dissertacao%20Fabiana%20Sales.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/228/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5461bb349574c090b95aaf0a3e804cb 66940e73cb749dcca21653fe7e45ba46 7a1dc646472296dfab0faba77f26961c deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308899396255744 |