Performance : conceito, história e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ketlim Favero
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4276
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de estudar o uso do corpo como suporte para a expressão artística, prática que se desenvolveu desde os primórdios do homem, e que denominamos, hoje, de performance. Trata-se de um estudo introdutório sobre a arte performática com um breve panorama sobre seu conceito e suas diferentes nomenclaturas como happening e body art. Além disso, apresenta uma introdução histórica da performance no Brasil e no mundo, desde das primeiras experiências até as produções mais contemporâneas, com ênfase no seu caráter político e social. A fim de contribuir para as reflexões do ensino das artes visuais, também apresenta uma estudo sobre a importância da presença da performance, como método e conteúdo, na educação básica para o desenvolvimento das habilidades críticas e criativas dos estudantes.
id UCS_dbc1e5dea2bd32f738c93bc0906c3b77
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4276
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Machado, Ketlim FaveroBoone, SilvanaRossi, Maria Helena Wagner2019-02-08T20:48:48Z2019-02-08T20:48:48Z2018-12-172018-12-05https://repositorio.ucs.br/11338/4276Este trabalho teve o objetivo de estudar o uso do corpo como suporte para a expressão artística, prática que se desenvolveu desde os primórdios do homem, e que denominamos, hoje, de performance. Trata-se de um estudo introdutório sobre a arte performática com um breve panorama sobre seu conceito e suas diferentes nomenclaturas como happening e body art. Além disso, apresenta uma introdução histórica da performance no Brasil e no mundo, desde das primeiras experiências até as produções mais contemporâneas, com ênfase no seu caráter político e social. A fim de contribuir para as reflexões do ensino das artes visuais, também apresenta uma estudo sobre a importância da presença da performance, como método e conteúdo, na educação básica para o desenvolvimento das habilidades críticas e criativas dos estudantes.This monograph aims to study the use of the body as a support for artistic expression, a practice that has developed since the beginning of man, and which we call performance today. This is an introductory study on performance art with a panorama about its concept and its different nomenclatures as it happening and the body art. In addition, it presents a performance presentation in Brazil and in the world, from the earliest experiences to the most contemporary productions, with an emphasis on political and social character. In order to contribute to the reflection of the teaching and learning the visual arts, it also presents a study about the importance of performance, such as method and content, basic education for the development of students critical and creative abilities.Performance (Arte)História - PerformancesEscolas - PerformancesPerformance : conceito, história e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 8ORIGINALTCC Ketlim Favero Machado.pdfTCC Ketlim Favero Machado.pdfapplication/pdf3122573https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4276/1/TCC%20Ketlim%20Favero%20Machado.pdfbf5a6c1f9520b8fdcb1f7d47be87f5fdMD51TEXTTCC Ketlim Favero Machado.pdf.txtTCC Ketlim Favero Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain107941https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4276/2/TCC%20Ketlim%20Favero%20Machado.pdf.txtb7acc8e0ee6e1b58dc7395ede97070aeMD52THUMBNAILTCC Ketlim Favero Machado.pdf.jpgTCC Ketlim Favero Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4276/3/TCC%20Ketlim%20Favero%20Machado.pdf.jpga5f693d3262758470993c15bf95025f5MD5311338/42762019-04-13 15:51:53.17oai:repositorio.ucs.br:11338/4276Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-04-13T15:51:53Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performance : conceito, história e educação
title Performance : conceito, história e educação
spellingShingle Performance : conceito, história e educação
Machado, Ketlim Favero
Performance (Arte)
História - Performances
Escolas - Performances
title_short Performance : conceito, história e educação
title_full Performance : conceito, história e educação
title_fullStr Performance : conceito, história e educação
title_full_unstemmed Performance : conceito, história e educação
title_sort Performance : conceito, história e educação
author Machado, Ketlim Favero
author_facet Machado, Ketlim Favero
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boone, Silvana
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ketlim Favero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, Maria Helena Wagner
contributor_str_mv Rossi, Maria Helena Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Performance (Arte)
História - Performances
Escolas - Performances
topic Performance (Arte)
História - Performances
Escolas - Performances
description Este trabalho teve o objetivo de estudar o uso do corpo como suporte para a expressão artística, prática que se desenvolveu desde os primórdios do homem, e que denominamos, hoje, de performance. Trata-se de um estudo introdutório sobre a arte performática com um breve panorama sobre seu conceito e suas diferentes nomenclaturas como happening e body art. Além disso, apresenta uma introdução histórica da performance no Brasil e no mundo, desde das primeiras experiências até as produções mais contemporâneas, com ênfase no seu caráter político e social. A fim de contribuir para as reflexões do ensino das artes visuais, também apresenta uma estudo sobre a importância da presença da performance, como método e conteúdo, na educação básica para o desenvolvimento das habilidades críticas e criativas dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-08T20:48:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-08T20:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4276
url https://repositorio.ucs.br/11338/4276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4276/1/TCC%20Ketlim%20Favero%20Machado.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4276/2/TCC%20Ketlim%20Favero%20Machado.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4276/3/TCC%20Ketlim%20Favero%20Machado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf5a6c1f9520b8fdcb1f7d47be87f5fd
b7acc8e0ee6e1b58dc7395ede97070ae
a5f693d3262758470993c15bf95025f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308880770400256