Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4510 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas contribuições na prática docente no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada, baseou-se na abordagem qualitativa, segundo os estudos de Menga Ludke e Marli André (1986) e no estudo de caso referendado por Yin (2015). O estudo permitiu analisar documentos institucionais (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico ( PPP). Posteriormente, realizou-se um questionário com 20 professoras de uma escola de educação infantil do município de Caxias do Sul (RS). Os resultados apontam a ausência da literatura nos documentos institucionais, entretanto é realizado durante o ano um projeto envolvendo a contação de histórias e a literatura infantil. Os documentos apresentam a importância da formação continuada, porém com pouco destaque. Os depoimentos das professoras, comprovam a presença da literatura na realização dos projetos e a maioria aponta que a graduação preparou-as para as práticas. Percebemos como a literatura infantil é fundamental na formação das crianças e como a formação adequada e de qualidade capacita os professores a desenvolverem com ludicidade e criatividade suas práticas (sic). |
id |
UCS_ddde2bab9c1b1b17b388efa4d0d31a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4510 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aleknovic, MilenaWelter, Cristiane BackesRamos, Flávia BrocchettoMorés, Andréia2019-04-05T00:27:34Z2019-04-05T00:27:34Z2019-03-052018-12-18https://repositorio.ucs.br/11338/4510O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas contribuições na prática docente no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada, baseou-se na abordagem qualitativa, segundo os estudos de Menga Ludke e Marli André (1986) e no estudo de caso referendado por Yin (2015). O estudo permitiu analisar documentos institucionais (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico ( PPP). Posteriormente, realizou-se um questionário com 20 professoras de uma escola de educação infantil do município de Caxias do Sul (RS). Os resultados apontam a ausência da literatura nos documentos institucionais, entretanto é realizado durante o ano um projeto envolvendo a contação de histórias e a literatura infantil. Os documentos apresentam a importância da formação continuada, porém com pouco destaque. Os depoimentos das professoras, comprovam a presença da literatura na realização dos projetos e a maioria aponta que a graduação preparou-as para as práticas. Percebemos como a literatura infantil é fundamental na formação das crianças e como a formação adequada e de qualidade capacita os professores a desenvolverem com ludicidade e criatividade suas práticas (sic).Educação de criançasLiteratura infantilProfessores - FormaçãoLiteratura infantil no cotidiano da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Milena Aleknovic.pdfTCC Milena Aleknovic.pdfapplication/pdf559079https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/1/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf1acf4c7a77d40d40579a5fb8d736c6e6MD51THUMBNAILTCC Milena Aleknovic.pdf.jpgTCC Milena Aleknovic.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/3/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg61f95f0002181bc28254ea7c8b5c482eMD53TEXTTCC Milena Aleknovic.pdf.txtTCC Milena Aleknovic.pdf.txtExtracted texttext/plain120394https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/2/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt26b768ef94553331a75b04cfb5ae13f7MD5211338/45102019-04-13 15:46:56.957oai:repositorio.ucs.br:11338/4510Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-04-13T15:46:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
title |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
spellingShingle |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil Aleknovic, Milena Educação de crianças Literatura infantil Professores - Formação |
title_short |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
title_full |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
title_fullStr |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
title_sort |
Literatura infantil no cotidiano da educação infantil |
author |
Aleknovic, Milena |
author_facet |
Aleknovic, Milena |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes Ramos, Flávia Brocchetto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aleknovic, Milena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morés, Andréia |
contributor_str_mv |
Morés, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Literatura infantil Professores - Formação |
topic |
Educação de crianças Literatura infantil Professores - Formação |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas contribuições na prática docente no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada, baseou-se na abordagem qualitativa, segundo os estudos de Menga Ludke e Marli André (1986) e no estudo de caso referendado por Yin (2015). O estudo permitiu analisar documentos institucionais (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico ( PPP). Posteriormente, realizou-se um questionário com 20 professoras de uma escola de educação infantil do município de Caxias do Sul (RS). Os resultados apontam a ausência da literatura nos documentos institucionais, entretanto é realizado durante o ano um projeto envolvendo a contação de histórias e a literatura infantil. Os documentos apresentam a importância da formação continuada, porém com pouco destaque. Os depoimentos das professoras, comprovam a presença da literatura na realização dos projetos e a maioria aponta que a graduação preparou-as para as práticas. Percebemos como a literatura infantil é fundamental na formação das crianças e como a formação adequada e de qualidade capacita os professores a desenvolverem com ludicidade e criatividade suas práticas (sic). |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-05T00:27:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-05T00:27:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4510 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/1/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/3/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/2/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1acf4c7a77d40d40579a5fb8d736c6e6 61f95f0002181bc28254ea7c8b5c482e 26b768ef94553331a75b04cfb5ae13f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308869022154752 |