Literatura infantil no cotidiano da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleknovic, Milena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4510
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas contribuições na prática docente no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada, baseou-se na abordagem qualitativa, segundo os estudos de Menga Ludke e Marli André (1986) e no estudo de caso referendado por Yin (2015). O estudo permitiu analisar documentos institucionais (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico ( PPP). Posteriormente, realizou-se um questionário com 20 professoras de uma escola de educação infantil do município de Caxias do Sul (RS). Os resultados apontam a ausência da literatura nos documentos institucionais, entretanto é realizado durante o ano um projeto envolvendo a contação de histórias e a literatura infantil. Os documentos apresentam a importância da formação continuada, porém com pouco destaque. Os depoimentos das professoras, comprovam a presença da literatura na realização dos projetos e a maioria aponta que a graduação preparou-as para as práticas. Percebemos como a literatura infantil é fundamental na formação das crianças e como a formação adequada e de qualidade capacita os professores a desenvolverem com ludicidade e criatividade suas práticas (sic).
id UCS_ddde2bab9c1b1b17b388efa4d0d31a81
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4510
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Aleknovic, MilenaWelter, Cristiane BackesRamos, Flávia BrocchettoMorés, Andréia2019-04-05T00:27:34Z2019-04-05T00:27:34Z2019-03-052018-12-18https://repositorio.ucs.br/11338/4510O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas contribuições na prática docente no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada, baseou-se na abordagem qualitativa, segundo os estudos de Menga Ludke e Marli André (1986) e no estudo de caso referendado por Yin (2015). O estudo permitiu analisar documentos institucionais (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico ( PPP). Posteriormente, realizou-se um questionário com 20 professoras de uma escola de educação infantil do município de Caxias do Sul (RS). Os resultados apontam a ausência da literatura nos documentos institucionais, entretanto é realizado durante o ano um projeto envolvendo a contação de histórias e a literatura infantil. Os documentos apresentam a importância da formação continuada, porém com pouco destaque. Os depoimentos das professoras, comprovam a presença da literatura na realização dos projetos e a maioria aponta que a graduação preparou-as para as práticas. Percebemos como a literatura infantil é fundamental na formação das crianças e como a formação adequada e de qualidade capacita os professores a desenvolverem com ludicidade e criatividade suas práticas (sic).Educação de criançasLiteratura infantilProfessores - FormaçãoLiteratura infantil no cotidiano da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Milena Aleknovic.pdfTCC Milena Aleknovic.pdfapplication/pdf559079https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/1/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf1acf4c7a77d40d40579a5fb8d736c6e6MD51THUMBNAILTCC Milena Aleknovic.pdf.jpgTCC Milena Aleknovic.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/3/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg61f95f0002181bc28254ea7c8b5c482eMD53TEXTTCC Milena Aleknovic.pdf.txtTCC Milena Aleknovic.pdf.txtExtracted texttext/plain120394https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/2/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt26b768ef94553331a75b04cfb5ae13f7MD5211338/45102019-04-13 15:46:56.957oai:repositorio.ucs.br:11338/4510Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-04-13T15:46:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
title Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
spellingShingle Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
Aleknovic, Milena
Educação de crianças
Literatura infantil
Professores - Formação
title_short Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
title_full Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
title_fullStr Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
title_full_unstemmed Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
title_sort Literatura infantil no cotidiano da educação infantil
author Aleknovic, Milena
author_facet Aleknovic, Milena
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
Ramos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleknovic, Milena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morés, Andréia
contributor_str_mv Morés, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Literatura infantil
Professores - Formação
topic Educação de crianças
Literatura infantil
Professores - Formação
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Este objetiva investigar qual o papel da literatura na formação de professores e suas contribuições na prática docente no cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada, baseou-se na abordagem qualitativa, segundo os estudos de Menga Ludke e Marli André (1986) e no estudo de caso referendado por Yin (2015). O estudo permitiu analisar documentos institucionais (Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico ( PPP). Posteriormente, realizou-se um questionário com 20 professoras de uma escola de educação infantil do município de Caxias do Sul (RS). Os resultados apontam a ausência da literatura nos documentos institucionais, entretanto é realizado durante o ano um projeto envolvendo a contação de histórias e a literatura infantil. Os documentos apresentam a importância da formação continuada, porém com pouco destaque. Os depoimentos das professoras, comprovam a presença da literatura na realização dos projetos e a maioria aponta que a graduação preparou-as para as práticas. Percebemos como a literatura infantil é fundamental na formação das crianças e como a formação adequada e de qualidade capacita os professores a desenvolverem com ludicidade e criatividade suas práticas (sic).
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T00:27:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-05T00:27:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4510
url https://repositorio.ucs.br/11338/4510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/1/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/3/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4510/2/TCC%20Milena%20Aleknovic.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1acf4c7a77d40d40579a5fb8d736c6e6
61f95f0002181bc28254ea7c8b5c482e
26b768ef94553331a75b04cfb5ae13f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869022154752