Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Degrazia, Carolina Figueiró
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/167
Resumo: A economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.
id UCS_de2b5501f25551c190a44da7b1b02229
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/167
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Degrazia, Carolina FigueiróRejowski, Mirian2014-05-13T17:16:18Z2014-05-13T17:16:18Z2014-05-132006-09-29https://repositorio.ucs.br/handle/11338/167A economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.Knowledge economy is characterized by information technology, and strong competitiveness for keeping track on knowledge, as a competitive strategy. Such elements reveal new social characteristics, and introduce challenges concerned to the maintenance of self-supporting features of all organizations. Considering University courses the challenges are more noticeable. What market strategy procedures the Tourism course should adopt, to be in accordance with the necessities of the present society, are a question of vital importance. This research inquires into the strategies created by the university course of tourism to surpass its challenges. This is the target of this work, and ranks the course in the competitive market. In this sense, it is developed a theoretical standard, based on knowledge economy, organization of the environment, structure and culture of organizations, and ranking strategies. This study makes evident, the course, which is being analyzed, in spite of the requests made by knowlege technology, has a weak use of strategy resources, which ranks it the market. The relationship among people and the bureaucratic connections are also evaluated in regard to the dynamics of organizationsin the Tourism course.TurismoTurismo e GestãoEconomia do conhecimentoOrganização de ensino superiorBacharelado em TurismoPosicionamento de mercadoPorto AlegreRio Grande do SulBrasilPorto AlegreRio Grande do SulBrasilEnsino superiorTourism and managementKnowledges economySuperior educationTourism coursesStrategic rankingCursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4275714193495726DEGRAZIA, Carolina FigueiróPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em TurismoTEXTDissertacao Carolina F Degrazia.pdf.txtDissertacao Carolina F Degrazia.pdf.txtExtracted texttext/plain270960https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/3/Dissertacao%20Carolina%20F%20Degrazia.pdf.txtd8adcebab3762a5981ceacaec6f6af05MD53THUMBNAILDissertacao Carolina F Degrazia.pdf.jpgDissertacao Carolina F Degrazia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/4/Dissertacao%20Carolina%20F%20Degrazia.pdf.jpg4cba212cbc4616aeacbfc2aa8bcb2cc7MD54ORIGINALDissertacao Carolina F Degrazia.pdfDissertacao Carolina F Degrazia.pdfapplication/pdf1727935https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/1/Dissertacao%20Carolina%20F%20Degrazia.pdf081a927b71eee692bef25e6c6650a41bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1672018-08-17 06:02:24.1oai:repositorio.ucs.br:11338/167IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:02:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
title Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
spellingShingle Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
Degrazia, Carolina Figueiró
Turismo
Turismo e Gestão
Economia do conhecimento
Organização de ensino superior
Bacharelado em Turismo
Posicionamento de mercado
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
Brasil
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
Brasil
Ensino superior
Tourism and management
Knowledges economy
Superior education
Tourism courses
Strategic ranking
title_short Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
title_full Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
title_fullStr Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
title_sort Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul
author Degrazia, Carolina Figueiró
author_facet Degrazia, Carolina Figueiró
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Degrazia, Carolina Figueiró
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rejowski, Mirian
contributor_str_mv Rejowski, Mirian
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo e Gestão
Economia do conhecimento
Organização de ensino superior
Bacharelado em Turismo
Posicionamento de mercado
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
Brasil
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
Brasil
Ensino superior
topic Turismo
Turismo e Gestão
Economia do conhecimento
Organização de ensino superior
Bacharelado em Turismo
Posicionamento de mercado
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
Brasil
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
Brasil
Ensino superior
Tourism and management
Knowledges economy
Superior education
Tourism courses
Strategic ranking
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism and management
Knowledges economy
Superior education
Tourism courses
Strategic ranking
description A economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-13T17:16:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-13T17:16:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/167
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/3/Dissertacao%20Carolina%20F%20Degrazia.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/4/Dissertacao%20Carolina%20F%20Degrazia.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/1/Dissertacao%20Carolina%20F%20Degrazia.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/167/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d8adcebab3762a5981ceacaec6f6af05
4cba212cbc4616aeacbfc2aa8bcb2cc7
081a927b71eee692bef25e6c6650a41b
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308886748332032