Musicalidade na escola da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beck, Thaís Sofia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8918
Resumo: Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_de45273c728314be8d5e3f1ea93d4c34
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8918
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Beck, Thaís SofiaWelter, Cristiane BackesMoraes, Cineri FachinAgliardi, Delcio Antônio2021-10-15T19:09:10Z2021-10-15T19:09:10Z2021-08-072021-07-15https://repositorio.ucs.br/11338/8918Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]MúsicaAprendizagemEducação de criançasMusicalidade na escola da infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-08-06ORIGINALTCC Thais Sofia Beck.pdfTCC Thais Sofia Beck.pdfapplication/pdf278331https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/1/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf2d37ded844506c5fafcb36de591945d5MD51TEXTTCC Thais Sofia Beck.pdf.txtTCC Thais Sofia Beck.pdf.txtExtracted texttext/plain35542https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/2/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.txt63a8ed3374409e8366b9f71412335e34MD52THUMBNAILTCC Thais Sofia Beck.pdf.jpgTCC Thais Sofia Beck.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/3/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.jpg3da23ef46a891b59d21a2940c033489dMD5311338/89182022-10-18 18:05:03.256oai:repositorio.ucs.br:11338/8918Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:03Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Musicalidade na escola da infância
title Musicalidade na escola da infância
spellingShingle Musicalidade na escola da infância
Beck, Thaís Sofia
Música
Aprendizagem
Educação de crianças
title_short Musicalidade na escola da infância
title_full Musicalidade na escola da infância
title_fullStr Musicalidade na escola da infância
title_full_unstemmed Musicalidade na escola da infância
title_sort Musicalidade na escola da infância
author Beck, Thaís Sofia
author_facet Beck, Thaís Sofia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
Moraes, Cineri Fachin
dc.contributor.author.fl_str_mv Beck, Thaís Sofia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Agliardi, Delcio Antônio
contributor_str_mv Agliardi, Delcio Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Aprendizagem
Educação de crianças
topic Música
Aprendizagem
Educação de crianças
description Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-15T19:09:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-15T19:09:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8918
url https://repositorio.ucs.br/11338/8918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/1/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/2/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/3/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d37ded844506c5fafcb36de591945d5
63a8ed3374409e8366b9f71412335e34
3da23ef46a891b59d21a2940c033489d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308879776350208