Musicalidade na escola da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8918 |
Resumo: | Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_de45273c728314be8d5e3f1ea93d4c34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8918 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Beck, Thaís SofiaWelter, Cristiane BackesMoraes, Cineri FachinAgliardi, Delcio Antônio2021-10-15T19:09:10Z2021-10-15T19:09:10Z2021-08-072021-07-15https://repositorio.ucs.br/11338/8918Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]MúsicaAprendizagemEducação de criançasMusicalidade na escola da infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-08-06ORIGINALTCC Thais Sofia Beck.pdfTCC Thais Sofia Beck.pdfapplication/pdf278331https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/1/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf2d37ded844506c5fafcb36de591945d5MD51TEXTTCC Thais Sofia Beck.pdf.txtTCC Thais Sofia Beck.pdf.txtExtracted texttext/plain35542https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/2/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.txt63a8ed3374409e8366b9f71412335e34MD52THUMBNAILTCC Thais Sofia Beck.pdf.jpgTCC Thais Sofia Beck.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1642https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/3/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.jpg3da23ef46a891b59d21a2940c033489dMD5311338/89182022-10-18 18:05:03.256oai:repositorio.ucs.br:11338/8918Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:03Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Musicalidade na escola da infância |
title |
Musicalidade na escola da infância |
spellingShingle |
Musicalidade na escola da infância Beck, Thaís Sofia Música Aprendizagem Educação de crianças |
title_short |
Musicalidade na escola da infância |
title_full |
Musicalidade na escola da infância |
title_fullStr |
Musicalidade na escola da infância |
title_full_unstemmed |
Musicalidade na escola da infância |
title_sort |
Musicalidade na escola da infância |
author |
Beck, Thaís Sofia |
author_facet |
Beck, Thaís Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes Moraes, Cineri Fachin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beck, Thaís Sofia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Agliardi, Delcio Antônio |
contributor_str_mv |
Agliardi, Delcio Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Aprendizagem Educação de crianças |
topic |
Música Aprendizagem Educação de crianças |
description |
Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil para a formação integral da criança, bem como os recursos usados pelos professores e especializações que eles têm na área. O projeto de pesquisa tem como problema: quais são os espaços e os tempos para a experiência da musicalidade enquanto linguagem artística na escola da infância? e foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa exploratória, e a construção dos dados empíricos se deu por meio de um questionário semiestruturado e respondido, de forma on-line por 37 professoras que atuam em escolas de Educação Infantil nas redes pública e privada de cidades da Serra Gaúcha. A partir da coleta e análise de dados empíricos, construídos na pesquisa de campo, foi possível organizar as categorias para responder ao problema de pesquisa. Desta forma, pode-se destacar que a música é uma linguagem muito importante para o desenvolvimento da criança no aspecto pedagógico, favorecendo de forma lúdica e significativa na construção de seu aprendizado. A fundamentação teórica tem como principais autores: Ponso (2011), Cunha (2011), Brito (2003). Os resultados da pesquisa revelam que a música contribui para o desenvolvimento integral da criança, embora a maioria dos professores da amostragem da pesquisa não possua formação musical, eles fazem uso desta ferramenta para estarem efetivando suas práticas no cotidiano da Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-15T19:09:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-15T19:09:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8918 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/1/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/2/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8918/3/TCC%20Thais%20Sofia%20Beck.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d37ded844506c5fafcb36de591945d5 63a8ed3374409e8366b9f71412335e34 3da23ef46a891b59d21a2940c033489d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308879776350208 |