Análise de aços para aumento de capacidade mecânica e redução de peso de nervuras de sapata de freio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1893 |
Resumo: | O intuito deste trabalho foi desenvolver o conhecimento técnico científico para redefinir o projeto de componente da sapata de freio para veículos pesados. Propondo redução de peso, foi realizada uma análise crítica do componente no material atualmente indicado SAE 1030 modificado, respeitando as propriedades mecânicas requeridas para o componente de tensão escoamento de 310MPa a 414MPa. Uma pesquisa científica foi elaborada para buscar as opções disponíveis para mudança de material, geometria e processo de fabricação requerido, atendendo os requisitos da norma SPEC B-106-2, 2005 e SPEC 459-C, 2000, que se referem as propriedades do material e tempera em região especificada em projeto, respectivamente. Esta análise gerou um novo projeto que, antes de liberado para fabricação de protótipo para validação, foi simulado matematicamente através de análise por método de elementos finitos observando-se os quesitos de produtividade estipulados pela engenharia de processos. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível encontrar aços compatíveis para a substituição que possibilitaram a redução do peso da peça e a elevação de sua resistência mecânica (sic). |
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Esta análise gerou um novo projeto que, antes de liberado para fabricação de protótipo para validação, foi simulado matematicamente através de análise por método de elementos finitos observando-se os quesitos de produtividade estipulados pela engenharia de processos. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível encontrar aços compatíveis para a substituição que possibilitaram a redução do peso da peça e a elevação de sua resistência mecânica (sic).AçoFreiosMétodo dos elementos finitosAnálise de aços para aumento de capacidade mecânica e redução de peso de nervuras de sapata de freioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaTEXTTCC Diego Buniatti.pdf.txtTCC Diego Buniatti.pdf.txtExtracted texttext/plain79554https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1893/3/TCC%20Diego%20Buniatti.pdf.txt06fb2ee5fac7605d5fcc7c9d6957449bMD53THUMBNAILTCC Diego Buniatti.pdf.jpgTCC Diego Buniatti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1893/4/TCC%20Diego%20Buniatti.pdf.jpg334dda601a72c40321c129a64ddc5915MD54ORIGINALTCC Diego Buniatti.pdfTCC Diego Buniatti.pdfapplication/pdf4450860https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1893/1/TCC%20Diego%20Buniatti.pdf45917c9ef70bc859fe619b35c7f4934eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1893/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/18932019-02-07 15:12:57.12oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-02-07T15:12:57Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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O intuito deste trabalho foi desenvolver o conhecimento técnico científico para redefinir o projeto de componente da sapata de freio para veículos pesados. Propondo redução de peso, foi realizada uma análise crítica do componente no material atualmente indicado SAE 1030 modificado, respeitando as propriedades mecânicas requeridas para o componente de tensão escoamento de 310MPa a 414MPa. Uma pesquisa científica foi elaborada para buscar as opções disponíveis para mudança de material, geometria e processo de fabricação requerido, atendendo os requisitos da norma SPEC B-106-2, 2005 e SPEC 459-C, 2000, que se referem as propriedades do material e tempera em região especificada em projeto, respectivamente. Esta análise gerou um novo projeto que, antes de liberado para fabricação de protótipo para validação, foi simulado matematicamente através de análise por método de elementos finitos observando-se os quesitos de produtividade estipulados pela engenharia de processos. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível encontrar aços compatíveis para a substituição que possibilitaram a redução do peso da peça e a elevação de sua resistência mecânica (sic). |
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