O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaino, Camila Mól
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8404
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, após a conclusão do curso, atuam em espaços escolares e não nos diversos espaços educativos não escolares. Os espaços que os profissionais Pedagogos tem a possibilidade para atuação, são inúmeros, porém na maioria das vezes não são conhecidos, explorados, ou até mesmo, a sociedade em geral desconhece a importância do Pedagogo em diversas instituições. Para isso, esta pesquisa contou com estudos teóricos fundamentados em Pimenta (1988), Freire (1996), Libâneo (2001) e Gohn (2006), além do documento normativo das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na aplicação de um questionário aos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. No decorrer deste estudo, ficou evidenciada a importância da atuação profissional do Pedagogo em espaços de educação não escolar, além das possíveis funções e atribuições dadas por este profissional no espaço em que atua. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_e6a0dee06c8722eb3435f08eba7923b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8404
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Klaino, Camila MólWelter, Cristiane BackesTeixeira, Lezilda MariaMoraes, Cineri Fachin2021-06-29T17:28:20Z2021-06-29T17:28:20Z2020-07-212020https://repositorio.ucs.br/11338/8404O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, após a conclusão do curso, atuam em espaços escolares e não nos diversos espaços educativos não escolares. Os espaços que os profissionais Pedagogos tem a possibilidade para atuação, são inúmeros, porém na maioria das vezes não são conhecidos, explorados, ou até mesmo, a sociedade em geral desconhece a importância do Pedagogo em diversas instituições. Para isso, esta pesquisa contou com estudos teóricos fundamentados em Pimenta (1988), Freire (1996), Libâneo (2001) e Gohn (2006), além do documento normativo das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na aplicação de um questionário aos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. No decorrer deste estudo, ficou evidenciada a importância da atuação profissional do Pedagogo em espaços de educação não escolar, além das possíveis funções e atribuições dadas por este profissional no espaço em que atua. [resumo fornecido pelo autor]EducaçãoPedagogosFormação profissionalO pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-21 00:00:00ORIGINALTCC Camila Mól Klaino.pdfTCC Camila Mól Klaino.pdfapplication/pdf441262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/1/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdff72c0b7d074f60a968ec972df5e5d3eeMD51TEXTTCC Camila Mól Klaino.pdf.txtTCC Camila Mól Klaino.pdf.txtExtracted texttext/plain100379https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/2/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.txtddd22128a420187a5e47e4e5c81b4dc6MD52THUMBNAILTCC Camila Mól Klaino.pdf.jpgTCC Camila Mól Klaino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/3/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.jpg7d74cff0f55e787d26005b9d3b7eb379MD5311338/84042021-07-12 17:49:23.012oai:repositorio.ucs.br:11338/8404Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:49:23Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
title O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
spellingShingle O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
Klaino, Camila Mól
Educação
Pedagogos
Formação profissional
title_short O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
title_full O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
title_fullStr O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
title_full_unstemmed O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
title_sort O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
author Klaino, Camila Mól
author_facet Klaino, Camila Mól
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
Teixeira, Lezilda Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaino, Camila Mól
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Cineri Fachin
contributor_str_mv Moraes, Cineri Fachin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogos
Formação profissional
topic Educação
Pedagogos
Formação profissional
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, após a conclusão do curso, atuam em espaços escolares e não nos diversos espaços educativos não escolares. Os espaços que os profissionais Pedagogos tem a possibilidade para atuação, são inúmeros, porém na maioria das vezes não são conhecidos, explorados, ou até mesmo, a sociedade em geral desconhece a importância do Pedagogo em diversas instituições. Para isso, esta pesquisa contou com estudos teóricos fundamentados em Pimenta (1988), Freire (1996), Libâneo (2001) e Gohn (2006), além do documento normativo das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na aplicação de um questionário aos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. No decorrer deste estudo, ficou evidenciada a importância da atuação profissional do Pedagogo em espaços de educação não escolar, além das possíveis funções e atribuições dadas por este profissional no espaço em que atua. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T17:28:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-29T17:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8404
url https://repositorio.ucs.br/11338/8404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/1/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/2/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/3/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f72c0b7d074f60a968ec972df5e5d3ee
ddd22128a420187a5e47e4e5c81b4dc6
7d74cff0f55e787d26005b9d3b7eb379
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308887629135872