O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8404 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, após a conclusão do curso, atuam em espaços escolares e não nos diversos espaços educativos não escolares. Os espaços que os profissionais Pedagogos tem a possibilidade para atuação, são inúmeros, porém na maioria das vezes não são conhecidos, explorados, ou até mesmo, a sociedade em geral desconhece a importância do Pedagogo em diversas instituições. Para isso, esta pesquisa contou com estudos teóricos fundamentados em Pimenta (1988), Freire (1996), Libâneo (2001) e Gohn (2006), além do documento normativo das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na aplicação de um questionário aos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. No decorrer deste estudo, ficou evidenciada a importância da atuação profissional do Pedagogo em espaços de educação não escolar, além das possíveis funções e atribuições dadas por este profissional no espaço em que atua. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_e6a0dee06c8722eb3435f08eba7923b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8404 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Klaino, Camila MólWelter, Cristiane BackesTeixeira, Lezilda MariaMoraes, Cineri Fachin2021-06-29T17:28:20Z2021-06-29T17:28:20Z2020-07-212020https://repositorio.ucs.br/11338/8404O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, após a conclusão do curso, atuam em espaços escolares e não nos diversos espaços educativos não escolares. Os espaços que os profissionais Pedagogos tem a possibilidade para atuação, são inúmeros, porém na maioria das vezes não são conhecidos, explorados, ou até mesmo, a sociedade em geral desconhece a importância do Pedagogo em diversas instituições. Para isso, esta pesquisa contou com estudos teóricos fundamentados em Pimenta (1988), Freire (1996), Libâneo (2001) e Gohn (2006), além do documento normativo das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na aplicação de um questionário aos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. No decorrer deste estudo, ficou evidenciada a importância da atuação profissional do Pedagogo em espaços de educação não escolar, além das possíveis funções e atribuições dadas por este profissional no espaço em que atua. [resumo fornecido pelo autor]EducaçãoPedagogosFormação profissionalO pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-21 00:00:00ORIGINALTCC Camila Mól Klaino.pdfTCC Camila Mól Klaino.pdfapplication/pdf441262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/1/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdff72c0b7d074f60a968ec972df5e5d3eeMD51TEXTTCC Camila Mól Klaino.pdf.txtTCC Camila Mól Klaino.pdf.txtExtracted texttext/plain100379https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/2/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.txtddd22128a420187a5e47e4e5c81b4dc6MD52THUMBNAILTCC Camila Mól Klaino.pdf.jpgTCC Camila Mól Klaino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/3/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.jpg7d74cff0f55e787d26005b9d3b7eb379MD5311338/84042021-07-12 17:49:23.012oai:repositorio.ucs.br:11338/8404Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:49:23Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
title |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
spellingShingle |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares Klaino, Camila Mól Educação Pedagogos Formação profissional |
title_short |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
title_full |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
title_fullStr |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
title_full_unstemmed |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
title_sort |
O pedagogo e a atuação profissional em espaços não escolares |
author |
Klaino, Camila Mól |
author_facet |
Klaino, Camila Mól |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes Teixeira, Lezilda Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klaino, Camila Mól |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Cineri Fachin |
contributor_str_mv |
Moraes, Cineri Fachin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogos Formação profissional |
topic |
Educação Pedagogos Formação profissional |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar as áreas de atuação dos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia de Caxias do Sul e região, a fim de entender o porquê grande parte dos Pedagogos, após a conclusão do curso, atuam em espaços escolares e não nos diversos espaços educativos não escolares. Os espaços que os profissionais Pedagogos tem a possibilidade para atuação, são inúmeros, porém na maioria das vezes não são conhecidos, explorados, ou até mesmo, a sociedade em geral desconhece a importância do Pedagogo em diversas instituições. Para isso, esta pesquisa contou com estudos teóricos fundamentados em Pimenta (1988), Freire (1996), Libâneo (2001) e Gohn (2006), além do documento normativo das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e na aplicação de um questionário aos Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. No decorrer deste estudo, ficou evidenciada a importância da atuação profissional do Pedagogo em espaços de educação não escolar, além das possíveis funções e atribuições dadas por este profissional no espaço em que atua. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-29T17:28:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-29T17:28:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8404 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/1/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/2/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8404/3/TCC%20Camila%20M%c3%b3l%20Klaino.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f72c0b7d074f60a968ec972df5e5d3ee ddd22128a420187a5e47e4e5c81b4dc6 7d74cff0f55e787d26005b9d3b7eb379 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308887629135872 |