Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Faturi e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6218
Resumo: A economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma de caronas compartilhada Uber, que atua no modelo peer-to-peer pela representatividade e alcance que possui no cenário atual da sociedade, gerando discussões em diferentes esferas, inclusive o nascimento do termo “Uberização” para classificar relações que derivam deste modelo de negócio. O estudo teve como objetivo principal analisar as relações de confiança em um modelo de economia compartilhada peer-to-peer. A confiança neste contexto foi escolhida para nortear a proposta do estudo, por ser um construto possível de medir e analisar em um ambiente de vínculo entre o motorista (trabalhador) e a plataforma (chefe algoritmo). A metodologia empregada foi caráter exploratório-descritivo, com a utilização de método misto, utilizando na parte quantitativa um questionário survey abordando três fatores de confiança (habilidade, benevolência e integridade) aplicada aos motoristas. Na etapa qualitativa foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com motoristas previamente selecionados e o autor desenvolveu um diário de campo aplicando a técnica de observação participante, em que atuou por um determinado período como motorista cadastrado da plataforma Uber. Os resultados alcançados trouxeram por meio dos três métodos empregados, as percepções dos motoristas da cidade de Caxias do Sul-RS sobre a confiança que depositam diariamente na rotina de trabalho na plataforma da empresa Uber. Os construtos habilidade e integridade obtiveram nível de confiança alto, por tratarem de questões de competência e ética, enquanto a benevolência em média trouxe nível de confiança baixo, por tratar de questões sobre bem-estar e o sistema de avaliação, itens que foram comprovados neste estudo como críticos na relação entre o trabalhador e seu “chefe algoritmo”. Com as análises retiradas da triangulação entre métodos, foi possível trazer as contribuições teóricas e gerenciais que visam amparar estudos futuros e nas ações de organizações que atuem no mesmo modelo de negócio ou semelhante, que podem utilizar para melhorar a sensação de confiança, importante fator de sucesso organizacional ao longo dos tempos.
id UCS_e6ba8a93e2a850b49744c07e50e8de9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6218
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Daniel Faturi eCosta, Carlos AlbertoLazzari, FernandaCosta, CarlosMacke, Janaina2020-06-30T13:51:59Z2020-06-30T13:51:59Z2020-06-302020-05-20https://repositorio.ucs.br/11338/6218A economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma de caronas compartilhada Uber, que atua no modelo peer-to-peer pela representatividade e alcance que possui no cenário atual da sociedade, gerando discussões em diferentes esferas, inclusive o nascimento do termo “Uberização” para classificar relações que derivam deste modelo de negócio. O estudo teve como objetivo principal analisar as relações de confiança em um modelo de economia compartilhada peer-to-peer. A confiança neste contexto foi escolhida para nortear a proposta do estudo, por ser um construto possível de medir e analisar em um ambiente de vínculo entre o motorista (trabalhador) e a plataforma (chefe algoritmo). A metodologia empregada foi caráter exploratório-descritivo, com a utilização de método misto, utilizando na parte quantitativa um questionário survey abordando três fatores de confiança (habilidade, benevolência e integridade) aplicada aos motoristas. Na etapa qualitativa foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com motoristas previamente selecionados e o autor desenvolveu um diário de campo aplicando a técnica de observação participante, em que atuou por um determinado período como motorista cadastrado da plataforma Uber. Os resultados alcançados trouxeram por meio dos três métodos empregados, as percepções dos motoristas da cidade de Caxias do Sul-RS sobre a confiança que depositam diariamente na rotina de trabalho na plataforma da empresa Uber. Os construtos habilidade e integridade obtiveram nível de confiança alto, por tratarem de questões de competência e ética, enquanto a benevolência em média trouxe nível de confiança baixo, por tratar de questões sobre bem-estar e o sistema de avaliação, itens que foram comprovados neste estudo como críticos na relação entre o trabalhador e seu “chefe algoritmo”. Com as análises retiradas da triangulação entre métodos, foi possível trazer as contribuições teóricas e gerenciais que visam amparar estudos futuros e nas ações de organizações que atuem no mesmo modelo de negócio ou semelhante, que podem utilizar para melhorar a sensação de confiança, importante fator de sucesso organizacional ao longo dos tempos.The sharing economy consolidates today as a new business model that has been transforming a way of interaction, negotiation and work relations. For the development of a study, explore the Uber sharing rideshare platform, which does not have a peer-to-peer model and represents reach that has a current society scenario, generating discussions in different spheres, including the birth of the term “Uberization”, to classify relationships that derive from this business model. The main objective of the study was to analyze how relationships of trust in a peer-to-peer model of sharing economy. Trust in this context was chosen to guide a study proposal, as it is a possible method of measuring and analyzing in an environment of link between driver (worker) and platform (chief algorithm). The methodology used was characterized as descriptive-exploratory, using the mixed method, using a quantitative part or questionnaire, addressing three factors of confidence (ability, benevolence and integrity) applied to drivers. In the qualitative stage, in-depth semi-structured interviews with selected and author developed a field diary applying the participant observation technique, in which he worked for a certain period as a registered driver of the Uber platform. The results achieved include three methods used, such as the perceptions of drivers in the city of Caxias do Sul-RS, about the trust they place daily in the Uber company's work routine. Ability and integrity constructs obtain a high level of trust, for addressing issues of competence and ethics, while average benevolence reaches a low level of trust, for addressing issues of welfare and rating, items that were proven in this study as critical in the relationship between the worker and his “chief algorithm”. With the analysis taken from the triangulation between the methods, it was possible to bring the theoretical and managerial contributions that aim to support to future studies and actions, with organizations operate in the same or similar business model can use to improve the feeling of trust, an important factor of organizational success over time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESUber (Firma)Economia compartilhadaEficiência organizacionalConfiançaShared economyOrganizational efficiencyConfidenceMeu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0862218255933574SILVA, D. F.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoORIGINALDissertacao Daniel Faturi e Silva.pdfDissertacao Daniel Faturi e Silva.pdfapplication/pdf2347474https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6218/1/Dissertacao%20Daniel%20Faturi%20e%20Silva.pdf13cc658253d9c4b033fa6560d9d20782MD51THUMBNAILDissertacao Daniel Faturi e Silva.pdf.jpgDissertacao Daniel Faturi e Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6218/2/Dissertacao%20Daniel%20Faturi%20e%20Silva.pdf.jpgcb832c15829b79b3ce45ecd23b137b06MD5211338/62182020-07-03 06:01:13.376oai:repositorio.ucs.br:11338/6218Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-07-03T06:01:13Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
title Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
spellingShingle Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
Silva, Daniel Faturi e
Uber (Firma)
Economia compartilhada
Eficiência organizacional
Confiança
Shared economy
Organizational efficiency
Confidence
title_short Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
title_full Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
title_fullStr Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
title_full_unstemmed Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
title_sort Meu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RS
author Silva, Daniel Faturi e
author_facet Silva, Daniel Faturi e
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Costa, Carlos Alberto
Lazzari, Fernanda
Costa, Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Faturi e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macke, Janaina
contributor_str_mv Macke, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Uber (Firma)
Economia compartilhada
Eficiência organizacional
Confiança
topic Uber (Firma)
Economia compartilhada
Eficiência organizacional
Confiança
Shared economy
Organizational efficiency
Confidence
dc.subject.eng.fl_str_mv Shared economy
Organizational efficiency
Confidence
description A economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma de caronas compartilhada Uber, que atua no modelo peer-to-peer pela representatividade e alcance que possui no cenário atual da sociedade, gerando discussões em diferentes esferas, inclusive o nascimento do termo “Uberização” para classificar relações que derivam deste modelo de negócio. O estudo teve como objetivo principal analisar as relações de confiança em um modelo de economia compartilhada peer-to-peer. A confiança neste contexto foi escolhida para nortear a proposta do estudo, por ser um construto possível de medir e analisar em um ambiente de vínculo entre o motorista (trabalhador) e a plataforma (chefe algoritmo). A metodologia empregada foi caráter exploratório-descritivo, com a utilização de método misto, utilizando na parte quantitativa um questionário survey abordando três fatores de confiança (habilidade, benevolência e integridade) aplicada aos motoristas. Na etapa qualitativa foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com motoristas previamente selecionados e o autor desenvolveu um diário de campo aplicando a técnica de observação participante, em que atuou por um determinado período como motorista cadastrado da plataforma Uber. Os resultados alcançados trouxeram por meio dos três métodos empregados, as percepções dos motoristas da cidade de Caxias do Sul-RS sobre a confiança que depositam diariamente na rotina de trabalho na plataforma da empresa Uber. Os construtos habilidade e integridade obtiveram nível de confiança alto, por tratarem de questões de competência e ética, enquanto a benevolência em média trouxe nível de confiança baixo, por tratar de questões sobre bem-estar e o sistema de avaliação, itens que foram comprovados neste estudo como críticos na relação entre o trabalhador e seu “chefe algoritmo”. Com as análises retiradas da triangulação entre métodos, foi possível trazer as contribuições teóricas e gerenciais que visam amparar estudos futuros e nas ações de organizações que atuem no mesmo modelo de negócio ou semelhante, que podem utilizar para melhorar a sensação de confiança, importante fator de sucesso organizacional ao longo dos tempos.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-30T13:51:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-30T13:51:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6218
url https://repositorio.ucs.br/11338/6218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6218/1/Dissertacao%20Daniel%20Faturi%20e%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6218/2/Dissertacao%20Daniel%20Faturi%20e%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13cc658253d9c4b033fa6560d9d20782
cb832c15829b79b3ce45ecd23b137b06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308897201586176