Influência do pré-tratamento mecânico de jateamento na aderência e na resistência anticorrosiva de um processo de pintura e-coat e top-coat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Benittes dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8413
Resumo: O aço-carbono é considerado um dos materiais mais aplicados na engenharia e na indústria, mas possuem algumas restrições, principalmente quando são necessárias propriedades como resistência à corrosão, ao desgaste e a temperaturas. O controle do processo de corrosão tem sido amplamente estudado ao longo dos anos por vários pesquisadores, devido ao maior uso de equipamentos e estruturas baseadas em materiais metálicos. Um dos métodos de inibir a corrosão é o uso de revestimentos orgânicos por pintura. O pré-tratamento e/ou preparação da superfície é uma das etapas de maior importância na obtenção de um desempenho satisfatório dos revestimentos por pintura. O processo mecânico de jateamento com granalhas de aço carbono sobre a superfície de peças também conhecido como shot peening é o procedimento mais completo para remoção de óxidos. Apresenta resultados eficazes tanto em rendimento como rapidez e principalmente em qualidade de limpeza. O jateamento além de deixar a superfície limpa do metal, também produz nela uma rugosidade do substrato bastante propícia para uma melhor ?ancoragem?, aderência do primer ou primeira demão de tinta. Antes de realizar o processo de pintura nas peças, o pré-tratamento químico também é essencial para depositar na superfície do substrato uma camada de conversão. Essa etapa também proporciona uma maior aderência da tinta, aumentando a resistência à corrosão e ao empolamento. Os revestimentos por pintura devem ser capazes de formar uma barreira para romper a conexão metal-eletrólito a fim de retardar a reação de corrosão do substrato metálico. Na durabilidade dos revestimentos por pintura, tem-se como uma propriedade essencial a aderência da tinta. Neste contexto, este presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência do pré-tratamento mecânico de jateamento na resistência anticorrosiva de um processo de pintura e-coat e top-coat. As amostras foram submetidas aos seguintes testes: rugosidade, aderência, brilho, espessura da camada de tinta, névoa salina, flexibilidade, microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo (MEV-FEG) e espectroscopia por dispersão em energia (EDS). Dentre as velocidades do transportador processadas pelo processo de jateamento (3000 mm/min, 2000 mm/min e 1000 mm/min), estudadas percebeu-se que as velocidades de 1000 mm/min e 2000 mm/min apresentaram os melhores resultados quanto à resistência à corrosão, pois o perfil de rugosidade gerado promoveu a ancoragem ideal para uma boa proteção contra a corrosão. O tempo de exposição do substrato em frente às turbinas de jateamento e a preparação do substrato antes do recebimento da tinta tem influência direta no resultado final do produto. Os demais ensaios realizados neste trabalho corroboram com os resultados obtidos nos testes de resistência à corrosão. [resumo fornecido pelo autor]
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O processo mecânico de jateamento com granalhas de aço carbono sobre a superfície de peças também conhecido como shot peening é o procedimento mais completo para remoção de óxidos. Apresenta resultados eficazes tanto em rendimento como rapidez e principalmente em qualidade de limpeza. O jateamento além de deixar a superfície limpa do metal, também produz nela uma rugosidade do substrato bastante propícia para uma melhor ?ancoragem?, aderência do primer ou primeira demão de tinta. Antes de realizar o processo de pintura nas peças, o pré-tratamento químico também é essencial para depositar na superfície do substrato uma camada de conversão. Essa etapa também proporciona uma maior aderência da tinta, aumentando a resistência à corrosão e ao empolamento. Os revestimentos por pintura devem ser capazes de formar uma barreira para romper a conexão metal-eletrólito a fim de retardar a reação de corrosão do substrato metálico. Na durabilidade dos revestimentos por pintura, tem-se como uma propriedade essencial a aderência da tinta. Neste contexto, este presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência do pré-tratamento mecânico de jateamento na resistência anticorrosiva de um processo de pintura e-coat e top-coat. As amostras foram submetidas aos seguintes testes: rugosidade, aderência, brilho, espessura da camada de tinta, névoa salina, flexibilidade, microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo (MEV-FEG) e espectroscopia por dispersão em energia (EDS). Dentre as velocidades do transportador processadas pelo processo de jateamento (3000 mm/min, 2000 mm/min e 1000 mm/min), estudadas percebeu-se que as velocidades de 1000 mm/min e 2000 mm/min apresentaram os melhores resultados quanto à resistência à corrosão, pois o perfil de rugosidade gerado promoveu a ancoragem ideal para uma boa proteção contra a corrosão. O tempo de exposição do substrato em frente às turbinas de jateamento e a preparação do substrato antes do recebimento da tinta tem influência direta no resultado final do produto. Os demais ensaios realizados neste trabalho corroboram com os resultados obtidos nos testes de resistência à corrosão. [resumo fornecido pelo autor]Carbon steel is considered one of the most applied materials in engineering and in the industry, but it has some restrictions, especially when some properties are needed, such as resistance to corrosion, wear and weather. Corrosion control has been widely studied over the years by several researchers, due to the increased use of equipment and structures based on metallic materials. One of the methods of inhibiting corrosion is the use of coatings by painting. Pre-treatment and/or surface preparation is one of the stages of greater importance in obtaining satisfactory performance of coatings. The mechanical blasting process with shot blasting on the surface of parts, also known as shot peening, is the most complete procedure for removal of scales and rust. It shows effective results both in performance as speed, and mainly, in cleaning quality. Blasting, in addition to cleaning the metal surface, it produces a quite propitious roughness to a better ?anchoring?, adhesion of the primer or first coat of ink. Before accomplishing the painting process on the pieces, the chemical pre-treatment is also essential to deposit a layer of conversion. This stage provides the cleaning of the metallic parts, providing a greater adhesion of the paint, increasing resistance to corrosion and blistering. Paint coatings must be able to form a barrier to break the metal-electrolyte connection in order to delay or stop the reaction of corrosion of the metal substrate. In the durability of painting coats, the adhesion is an essential property. In this context, the goal of this essay is to evaluate the influence of mechanical pre-treatment of blasting in the anticorrosive resistance of an e-coat and top-coat painting process. The samples were subjected to the following tests: roughness, adhesion, brightness, paint layer thickness, salt spray, flexibility, electron microscopy of field emission scanning (MEV-FEG) and energy spectroscopy dispersive (EDS). Among the blasting speeds studied (3000 mm/min, 2000 mm/min and 1000 mm/min), it was noticed that the speed of 1000 mm/min and 2000 mm/min presented the best results in terms of corrosion resistance, since the profile of generated roughness promoted the ideal anchorage for a good protection against corrosion. The exposure time of the substrate in front of the blasting turbines and preparation of the substrate before receiving the paint has a direct influence on the final product result. The other tests performed on this essay corroborate with the results obtained in the corrosion resistance tests. [resumo fornecido pelo autor]AçoBiodegradaçãoInfluência do pré-tratamento mecânico de jateamento na aderência e na resistência anticorrosiva de um processo de pintura e-coat e top-coatinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEngenharia Química - BachareladoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-10ORIGINALTCC Aline Benittes dos Santos.pdfTCC Aline Benittes dos Santos.pdfapplication/pdf1896117https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8413/1/TCC%20Aline%20Benittes%20dos%20Santos.pdfc532c69480cc372c5a1a3eadc1f4904aMD51TEXTTCC Aline Benittes dos Santos.pdf.txtTCC Aline Benittes dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain101231https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8413/2/TCC%20Aline%20Benittes%20dos%20Santos.pdf.txta7c4b90e5b0f146fab8e9c92dfea6d2bMD52THUMBNAILTCC Aline Benittes dos Santos.pdf.jpgTCC Aline Benittes dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8413/3/TCC%20Aline%20Benittes%20dos%20Santos.pdf.jpg0ef2a945e0962f09a0abbdd11fb11658MD5311338/84132021-07-12 17:53:10.274oai:repositorio.ucs.br:11338/8413Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:25.568848Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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