ESTUDO PRELIMINAR DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ-TRATAMENTO E-COAT EM UMA PLANTA DE PINTURA AUTOMOTIVA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Production Engineering |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_11 |
Resumo: | O pré-tratamento constitui uma etapa do processo da pintura automotiva, onde torna-se indispensável um tratamento de superfície devido a necessidade de remover as sujidades (óleo e limalha) residuais das etapas anteriores, para posterior pintura. Dessa forma, é considerado um dos principais fatores que influenciam na resistência à corrosão pelo seu efeito na aderência da camada de tinta. As atuais exigências do mercado referentes a desempenho têm colocado a indústria automotiva numa busca por novas alternativas, não somente no âmbito da engenharia de materiais com foco em composição de chapas metálicas, como também de novos tratamentos de superfície utilizados no processo de pintura. Visando máxima otimização, simultânea aos requisitos ambientais e manutenção da resistência à corrosão, característica fundamental nas garantias oferecidas pelas montadoras e determinante na durabilidade do veículo. Dito isso, o pré-tratamento é composto por 12 estágios, tornando o foco deste estudo reduzir de forma assertiva os custos, otimizando o processo tal como a retirada de uma etapa considerada obsoleta e indiferente quanto a qualidade final apresentada. |
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ESTUDO PRELIMINAR DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ-TRATAMENTO E-COAT EM UMA PLANTA DE PINTURA AUTOMOTIVAO pré-tratamento constitui uma etapa do processo da pintura automotiva, onde torna-se indispensável um tratamento de superfície devido a necessidade de remover as sujidades (óleo e limalha) residuais das etapas anteriores, para posterior pintura. Dessa forma, é considerado um dos principais fatores que influenciam na resistência à corrosão pelo seu efeito na aderência da camada de tinta. As atuais exigências do mercado referentes a desempenho têm colocado a indústria automotiva numa busca por novas alternativas, não somente no âmbito da engenharia de materiais com foco em composição de chapas metálicas, como também de novos tratamentos de superfície utilizados no processo de pintura. Visando máxima otimização, simultânea aos requisitos ambientais e manutenção da resistência à corrosão, característica fundamental nas garantias oferecidas pelas montadoras e determinante na durabilidade do veículo. Dito isso, o pré-tratamento é composto por 12 estágios, tornando o foco deste estudo reduzir de forma assertiva os custos, otimizando o processo tal como a retirada de uma etapa considerada obsoleta e indiferente quanto a qualidade final apresentada.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_11Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 No. 2 (2019): Edição Especial "II Workshop em Materiais e Processos de Produção" (Novembro); 120-129Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 5 Núm. 2 (2019): Edição Especial "II Workshop em Materiais e Processos de Produção" (Novembro); 120-129Brazilian Journal of Production Engineering; v. 5 n. 2 (2019): Edição Especial "II Workshop em Materiais e Processos de Produção" (Novembro); 120-1292447-5580reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_11/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_11/19562Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPedro, Júlia SantosSouza, Amanda Bahia deGonçalves, João Vitor CabralPereira, Cristiane de Souza SiqueiraMadureira, Moisés Teles2023-01-08T16:34:03Zoai:periodicos.ufes.br:article/24365Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:20.169100Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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