ESTUDO PRELIMINAR DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ-TRATAMENTO E-COAT EM UMA PLANTA DE PINTURA AUTOMOTIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Júlia Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Amanda Bahia de, Gonçalves, João Vitor Cabral, Pereira, Cristiane de Souza Siqueira, Madureira, Moisés Teles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_11
Resumo: O pré-tratamento constitui uma etapa do processo da pintura automotiva, onde torna-se indispensável um tratamento de superfície devido a necessidade de remover as sujidades (óleo e limalha) residuais das etapas anteriores, para posterior pintura. Dessa forma, é considerado um dos principais fatores que influenciam na resistência à corrosão pelo seu efeito na aderência da camada de tinta. As atuais exigências do mercado referentes a desempenho têm colocado a indústria automotiva numa busca por novas alternativas, não somente no âmbito da engenharia de materiais com foco em composição de chapas metálicas, como também de novos tratamentos de superfície utilizados no processo de pintura. Visando máxima otimização, simultânea aos requisitos ambientais e manutenção da resistência à corrosão, característica fundamental nas garantias oferecidas pelas montadoras e determinante na durabilidade do veículo. Dito isso, o pré-tratamento é composto por 12 estágios, tornando o foco deste estudo reduzir de forma assertiva os custos, otimizando o processo tal como a retirada de uma etapa considerada obsoleta e indiferente quanto a qualidade final apresentada.
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