Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniele Uglione Fabbrin Casale dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/638
Resumo: A dissertação, Institucionalização da Educação Especial para a Pessoa com Deficiência Intelectual em Caxias do Sul: Configurações Pedagógicas nas décadas de 1970-1980, foi suscitada a partir do questionamento “Quais configurações pedagógicas possibilitaram a institucionalização da Educação Especial, para a pessoa com deficiência intelectual, no município de Caxias do Sul, nas décadas de 1970 e 1980”, e teve como objetivo problematizar a institucionalização da Educação Especial, para a pessoa com deficiência intelectual, possibilitadas pelas configurações pedagógicas, produzidas nesse município, nas décadas referidas. A posição teórica assumida nesta pesquisa foi a de um olhar genealógico, utilizando conceitos foucaultianos, para a leitura e análise de alguns documentos. Os documentos estudados foram Atas, Planos de Aula, Entrevistas, Fotos, Jornais, Correspondências, Regimentos, Relatórios de Seções da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e Pareceres. A análise consistiu em ler os documentos em posição genealógica, permitindo um olhar produzido no interior das relações de poder dos sujeitos; um sujeito atravessado por diversos discursos, produtor de discursos. Os documentos foram pesquisados na APAE- Caxias do Sul, na Escola Especial Estadual João Prataviera, no Arquivo Histórico Municipal João S. Adami, no Acervo Histórico virtual da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em entrevistas realizadas com professoras que atuaram no período histórico da pesquisa. Dividida em três capítulos, esta pesquisa apresenta, no primeiro capítulo, a posição teórica usada para analisar as configurações pedagógicas que possibilitaram uma Educação Especial no município de Caxias do Sul, bem como para explicar os conceitos em voga neste estudo, principalmente o conceito de dispositivo, por ser um conceito central para responder ao problema de pesquisa, e por situar a produção discursiva científica historicamente estabelecida, nos fins do século XIX, no Ocidente. O segundo capítulo busca contextualizar o momento histórico, abordando os saberes valorados no município de Caxias do Sul, bem como a conceitualização de deficiência intelectual e a emergência de instituições de educação especial nesse município nas décadas de 1970 e 1980, introduzindo o dispositivo normoseador como uma operabilidade específica das configurações pedagógicas da Educação Especial, no período analisado. No terceiro capítulo, será apresentada a análise documental cujo foco é um ensino profissionalizante para a pessoa com deficiência intelectual no interior das instituições de Educação Especial estudadas, situando esse ensino profissionalizante como existente desde a década de 1930, no Brasil. Nessa pesquisa foi possível observar as configurações pedagógicas produzidas pela Educação Especial atuando no nível de potencializar os corpos, numa busca por normosear esses corpos em espaços abrigados, operando por meio de um dispositivo normoseador. A institucionalização, nesse caso, entendida como legitimações instituídas por meio de tecnologias, em que a própria prática dessas tecnologias possibilita e aprimora seu próprio funcionamento como um conjunto de saberes – que denominei como configurações – vão mostrar as configurações pedagógicas produzidas, especificamente, para uma Educação Especial, normoseando os sujeitos considerados deficientes para torná-los produtivos para o trabalho, operando um dispositivo normoseador, emergente na instância da promoção e prevenção da ordem social, da enfermidade infantil, da anomalia infantil, da marginalização das pessoas com deficiência intelectual.
id UCS_ea2a542107c81a5ed4e48a8551298ea6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/638
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Santos, Daniele Uglione Fabbrin Casale dosLhullier, CristinaScarpo, Helena Beatriz KochenbergerLuchese, Terciane Ângela2014-06-06T14:32:42Z2014-06-06T14:32:42Z2014-06-062013-06-16https://repositorio.ucs.br/handle/11338/638A dissertação, Institucionalização da Educação Especial para a Pessoa com Deficiência Intelectual em Caxias do Sul: Configurações Pedagógicas nas décadas de 1970-1980, foi suscitada a partir do questionamento “Quais configurações pedagógicas possibilitaram a institucionalização da Educação Especial, para a pessoa com deficiência intelectual, no município de Caxias do Sul, nas décadas de 1970 e 1980”, e teve como objetivo problematizar a institucionalização da Educação Especial, para a pessoa com deficiência intelectual, possibilitadas pelas configurações pedagógicas, produzidas nesse município, nas décadas referidas. A posição teórica assumida nesta pesquisa foi a de um olhar genealógico, utilizando conceitos foucaultianos, para a leitura e análise de alguns documentos. Os documentos estudados foram Atas, Planos de Aula, Entrevistas, Fotos, Jornais, Correspondências, Regimentos, Relatórios de Seções da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e Pareceres. A análise consistiu em ler os documentos em posição genealógica, permitindo um olhar produzido no interior das relações de poder dos sujeitos; um sujeito atravessado por diversos discursos, produtor de discursos. Os documentos foram pesquisados na APAE- Caxias do Sul, na Escola Especial Estadual João Prataviera, no Arquivo Histórico Municipal João S. Adami, no Acervo Histórico virtual da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em entrevistas realizadas com professoras que atuaram no período histórico da pesquisa. Dividida em três capítulos, esta pesquisa apresenta, no primeiro capítulo, a posição teórica usada para analisar as configurações pedagógicas que possibilitaram uma Educação Especial no município de Caxias do Sul, bem como para explicar os conceitos em voga neste estudo, principalmente o conceito de dispositivo, por ser um conceito central para responder ao problema de pesquisa, e por situar a produção discursiva científica historicamente estabelecida, nos fins do século XIX, no Ocidente. O segundo capítulo busca contextualizar o momento histórico, abordando os saberes valorados no município de Caxias do Sul, bem como a conceitualização de deficiência intelectual e a emergência de instituições de educação especial nesse município nas décadas de 1970 e 1980, introduzindo o dispositivo normoseador como uma operabilidade específica das configurações pedagógicas da Educação Especial, no período analisado. No terceiro capítulo, será apresentada a análise documental cujo foco é um ensino profissionalizante para a pessoa com deficiência intelectual no interior das instituições de Educação Especial estudadas, situando esse ensino profissionalizante como existente desde a década de 1930, no Brasil. Nessa pesquisa foi possível observar as configurações pedagógicas produzidas pela Educação Especial atuando no nível de potencializar os corpos, numa busca por normosear esses corpos em espaços abrigados, operando por meio de um dispositivo normoseador. A institucionalização, nesse caso, entendida como legitimações instituídas por meio de tecnologias, em que a própria prática dessas tecnologias possibilita e aprimora seu próprio funcionamento como um conjunto de saberes – que denominei como configurações – vão mostrar as configurações pedagógicas produzidas, especificamente, para uma Educação Especial, normoseando os sujeitos considerados deficientes para torná-los produtivos para o trabalho, operando um dispositivo normoseador, emergente na instância da promoção e prevenção da ordem social, da enfermidade infantil, da anomalia infantil, da marginalização das pessoas com deficiência intelectual.The research, Institucionalização da Educação Especial para a Pessoa com Deficiência Intelectual em Caxias do Sul: Configurações Pedagógicas nas décadas de 1970-1980 (Institutionalization of Special Education for People with Intellectual Disabilities in Caxias do Sul: Pedagogical Configurations in the 1970s and 1980s, arose from the question What pedagogical aspects enabled the institutionalization of Special Education for people with intellectual disabilities, in Caxias do Sul, in the 1970s and 1980s, and aimed to discuss the institutionalization of Special Education for the person with intellectual disabilities, made possible by educational proposals, made in this city, in those decades. The theoretical position taken in this research was a genealogical view, using concepts by Foucault to the reading and analysis of the documents. The documents studied were Minutes, Lesson Plans, Interviews, Photos, Newspapers, Mailing, Rules of Procedure, Session of the City Council of Caxias do Sul Reports and Class reports. The analysis consisted of reading the documents in a genealogical position allowing a view produced by the subjects within the relations of power, a subject crossed by several discourses, yet discourse producer. The documents were found in APAE-Caxias do Sul, State Special School João Prataviera, Municipal Historical Archive João S. Adami, virtual Historical Collection of the City Council of Caxias do Sul, and there were also interviews with teachers who worked in the period of the research. Divided into three chapters, this research will present, in the first chapter, the theoretical position used to analyze the pedagogical configuration that allowed Special Education in Caxias do Sul, as well as explain the concepts in this research, especially the concept of dispositif as a core concept to answer the research problem, and will locate the scientific discursive production historically established in the late nineteenth century, in the West; in the second chapter there will be a contextualization of the historical moment, approaching the appreciated knowledge in Caxias do Sul, as well as the conceptualization of intellectual disability and the emergence of special educational institutions, in this city, in the 1970s and 1980s, introducing the normalization dispositif as an operation mode specific of the pedagogical configuration of the Special Education in the analyzed period; the third chapter will present the documental analysis, whose focus is vocational education for people with intellectual disabilities within the institutions of Special Education, situating this professional education, as existing since the 1930s in Brazil. In this research it was possible to observe the pedagogical configuration produced by Special Education acting at the level of empower the bodies, in search of normalizing these bodies in supported places working through a normalization dispositif. The institutionalization, in this case, understood as the legitimation imposed by technology, where the actual practice of these technologies, enables and enhances its own set of knowledge configuration, which I named as configurations, will show educational configurations produced specifically for Special Education, normalizing subjects considered to be deficient to make them productive for work, operating a normalization dispositif, emerging in the instance of promotion and prevention of social order, the child disease, child anomaly, the marginalization of people with intellectual disabilities. !! !Educação especial - Caxias do Sul (RS)Direito constitucionalAtividades pedagógicasEducaçãoPedagogical ConfigurationsNormalization dispositifInstitutionalization of Special EducationInstitucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1017072255604033SANTOS, D. U. F. C.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos.pdf.txtDissertacao Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain302148https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/3/Dissertacao%20Daniele%20Uglione%20Fabbrin%20Casale%20dos%20Santos.pdf.txt3d51019d885b179edff43f93002171c9MD53THUMBNAILDissertacao Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos.pdf.jpgDissertacao Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/4/Dissertacao%20Daniele%20Uglione%20Fabbrin%20Casale%20dos%20Santos.pdf.jpgb2128f66b79c64f542acf49aea891112MD54ORIGINALDissertacao Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos.pdfDissertacao Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos.pdfapplication/pdf2307488https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/1/Dissertacao%20Daniele%20Uglione%20Fabbrin%20Casale%20dos%20Santos.pdfd88648817cdecaca4008dbe65b8354cfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6382018-08-17 06:07:08.64oai:repositorio.ucs.br:11338/638IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:07:08Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
title Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
spellingShingle Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
Santos, Daniele Uglione Fabbrin Casale dos
Educação especial - Caxias do Sul (RS)
Direito constitucional
Atividades pedagógicas
Educação
Pedagogical Configurations
Normalization dispositif
Institutionalization of Special Education
title_short Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
title_full Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
title_fullStr Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
title_full_unstemmed Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
title_sort Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
author Santos, Daniele Uglione Fabbrin Casale dos
author_facet Santos, Daniele Uglione Fabbrin Casale dos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lhullier, Cristina
Scarpo, Helena Beatriz Kochenberger
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniele Uglione Fabbrin Casale dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
contributor_str_mv Luchese, Terciane Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial - Caxias do Sul (RS)
Direito constitucional
Atividades pedagógicas
Educação
topic Educação especial - Caxias do Sul (RS)
Direito constitucional
Atividades pedagógicas
Educação
Pedagogical Configurations
Normalization dispositif
Institutionalization of Special Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical Configurations
Normalization dispositif
Institutionalization of Special Education
description A dissertação, Institucionalização da Educação Especial para a Pessoa com Deficiência Intelectual em Caxias do Sul: Configurações Pedagógicas nas décadas de 1970-1980, foi suscitada a partir do questionamento “Quais configurações pedagógicas possibilitaram a institucionalização da Educação Especial, para a pessoa com deficiência intelectual, no município de Caxias do Sul, nas décadas de 1970 e 1980”, e teve como objetivo problematizar a institucionalização da Educação Especial, para a pessoa com deficiência intelectual, possibilitadas pelas configurações pedagógicas, produzidas nesse município, nas décadas referidas. A posição teórica assumida nesta pesquisa foi a de um olhar genealógico, utilizando conceitos foucaultianos, para a leitura e análise de alguns documentos. Os documentos estudados foram Atas, Planos de Aula, Entrevistas, Fotos, Jornais, Correspondências, Regimentos, Relatórios de Seções da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e Pareceres. A análise consistiu em ler os documentos em posição genealógica, permitindo um olhar produzido no interior das relações de poder dos sujeitos; um sujeito atravessado por diversos discursos, produtor de discursos. Os documentos foram pesquisados na APAE- Caxias do Sul, na Escola Especial Estadual João Prataviera, no Arquivo Histórico Municipal João S. Adami, no Acervo Histórico virtual da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em entrevistas realizadas com professoras que atuaram no período histórico da pesquisa. Dividida em três capítulos, esta pesquisa apresenta, no primeiro capítulo, a posição teórica usada para analisar as configurações pedagógicas que possibilitaram uma Educação Especial no município de Caxias do Sul, bem como para explicar os conceitos em voga neste estudo, principalmente o conceito de dispositivo, por ser um conceito central para responder ao problema de pesquisa, e por situar a produção discursiva científica historicamente estabelecida, nos fins do século XIX, no Ocidente. O segundo capítulo busca contextualizar o momento histórico, abordando os saberes valorados no município de Caxias do Sul, bem como a conceitualização de deficiência intelectual e a emergência de instituições de educação especial nesse município nas décadas de 1970 e 1980, introduzindo o dispositivo normoseador como uma operabilidade específica das configurações pedagógicas da Educação Especial, no período analisado. No terceiro capítulo, será apresentada a análise documental cujo foco é um ensino profissionalizante para a pessoa com deficiência intelectual no interior das instituições de Educação Especial estudadas, situando esse ensino profissionalizante como existente desde a década de 1930, no Brasil. Nessa pesquisa foi possível observar as configurações pedagógicas produzidas pela Educação Especial atuando no nível de potencializar os corpos, numa busca por normosear esses corpos em espaços abrigados, operando por meio de um dispositivo normoseador. A institucionalização, nesse caso, entendida como legitimações instituídas por meio de tecnologias, em que a própria prática dessas tecnologias possibilita e aprimora seu próprio funcionamento como um conjunto de saberes – que denominei como configurações – vão mostrar as configurações pedagógicas produzidas, especificamente, para uma Educação Especial, normoseando os sujeitos considerados deficientes para torná-los produtivos para o trabalho, operando um dispositivo normoseador, emergente na instância da promoção e prevenção da ordem social, da enfermidade infantil, da anomalia infantil, da marginalização das pessoas com deficiência intelectual.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-06T14:32:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06T14:32:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/638
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/3/Dissertacao%20Daniele%20Uglione%20Fabbrin%20Casale%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/4/Dissertacao%20Daniele%20Uglione%20Fabbrin%20Casale%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/1/Dissertacao%20Daniele%20Uglione%20Fabbrin%20Casale%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/638/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d51019d885b179edff43f93002171c9
b2128f66b79c64f542acf49aea891112
d88648817cdecaca4008dbe65b8354cf
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308912680665088