Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5026 |
Resumo: | A importância da criatividade para um desenvolvimento pleno e saudável do sujeito vem sendo reconhecida. A criatividade pode ser entendida como um recurso que possibilita a descoberta de respostas mais eficazes frente a um ambiente ou situação desfavorável. Discussões a respeito da vulnerabilidade social têm sido cada vez mais promovidas, em diversos âmbitos de nível nacional, para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia de direitos de crianças e adolescentes nesta situação. O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições da teoria winnicottiana, no que diz respeito à criatividade, em relação à situação de vulnerabilidade social, tomando como objeto de análise recortes de uma série. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado foram definidas duas categorias de análise: a categoria Vulnerabilidade social e a categoria Criatividade, abrangendo as subcategorias ?conflitos internos? e ?relacionamentos?. O estudo se configura como qualitativo e foi utilizada a análise de conteúdo de Laville e Dionne para a discussão do artefato cultural, sendo que foi escolhido a série Anne with an E, baseada na obra de L. M. Montgomery. Os dados analisados apontaram para a possibilidade de um viver criativo frente à situação de vulnerabilidade social, bem como possíveis contribuições do psicólogo. Após a discussão das duas categorias de análise, identifica-se que a promoção do viver criativo deve ser estimulada e incentivada para o desenvolvimento saudável dos sujeitos, em diferentes contextos (sic). |
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Fogaça, Priscila AlineGodoy, Rossane Frizzo deBosi, Denise RasiaLhullier, CristinaCemin, Tânia Maria2019-10-03T01:57:12Z2019-10-03T01:57:12Z2019-07-082019https://repositorio.ucs.br/11338/5026A importância da criatividade para um desenvolvimento pleno e saudável do sujeito vem sendo reconhecida. A criatividade pode ser entendida como um recurso que possibilita a descoberta de respostas mais eficazes frente a um ambiente ou situação desfavorável. Discussões a respeito da vulnerabilidade social têm sido cada vez mais promovidas, em diversos âmbitos de nível nacional, para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia de direitos de crianças e adolescentes nesta situação. O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições da teoria winnicottiana, no que diz respeito à criatividade, em relação à situação de vulnerabilidade social, tomando como objeto de análise recortes de uma série. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado foram definidas duas categorias de análise: a categoria Vulnerabilidade social e a categoria Criatividade, abrangendo as subcategorias ?conflitos internos? e ?relacionamentos?. O estudo se configura como qualitativo e foi utilizada a análise de conteúdo de Laville e Dionne para a discussão do artefato cultural, sendo que foi escolhido a série Anne with an E, baseada na obra de L. M. Montgomery. Os dados analisados apontaram para a possibilidade de um viver criativo frente à situação de vulnerabilidade social, bem como possíveis contribuições do psicólogo. Após a discussão das duas categorias de análise, identifica-se que a promoção do viver criativo deve ser estimulada e incentivada para o desenvolvimento saudável dos sujeitos, em diferentes contextos (sic).CriatividadeVulnerabilidade socialWinnicott, Donald Woods, 1896-1971Exclusão socialSujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulNoneTEXTTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.txtTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.txtExtracted texttext/plain95551https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/2/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf.txtc5c0b2ac6c4aea7a22a9642179d0075aMD52THUMBNAILTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.jpgTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/3/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf.jpg410947bef0f0a1d492af794d64df74deMD53ORIGINALTCC Priscila Aline Fogaça.pdfTCC Priscila Aline Fogaça.pdfapplication/pdf416851https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/1/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf36f09d5c5e2ef25d569b30830e91cc2dMD5111338/50262019-10-05 06:01:00.795oai:repositorio.ucs.br:11338/5026Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-10-05T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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