Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogaça, Priscila Aline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5026
Resumo: A importância da criatividade para um desenvolvimento pleno e saudável do sujeito vem sendo reconhecida. A criatividade pode ser entendida como um recurso que possibilita a descoberta de respostas mais eficazes frente a um ambiente ou situação desfavorável. Discussões a respeito da vulnerabilidade social têm sido cada vez mais promovidas, em diversos âmbitos de nível nacional, para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia de direitos de crianças e adolescentes nesta situação. O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições da teoria winnicottiana, no que diz respeito à criatividade, em relação à situação de vulnerabilidade social, tomando como objeto de análise recortes de uma série. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado foram definidas duas categorias de análise: a categoria Vulnerabilidade social e a categoria Criatividade, abrangendo as subcategorias ?conflitos internos? e ?relacionamentos?. O estudo se configura como qualitativo e foi utilizada a análise de conteúdo de Laville e Dionne para a discussão do artefato cultural, sendo que foi escolhido a série Anne with an E, baseada na obra de L. M. Montgomery. Os dados analisados apontaram para a possibilidade de um viver criativo frente à situação de vulnerabilidade social, bem como possíveis contribuições do psicólogo. Após a discussão das duas categorias de análise, identifica-se que a promoção do viver criativo deve ser estimulada e incentivada para o desenvolvimento saudável dos sujeitos, em diferentes contextos (sic).
id UCS_eab24fc2d3edeeb958c86b91d7727f94
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5026
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Fogaça, Priscila AlineGodoy, Rossane Frizzo deBosi, Denise RasiaLhullier, CristinaCemin, Tânia Maria2019-10-03T01:57:12Z2019-10-03T01:57:12Z2019-07-082019https://repositorio.ucs.br/11338/5026A importância da criatividade para um desenvolvimento pleno e saudável do sujeito vem sendo reconhecida. A criatividade pode ser entendida como um recurso que possibilita a descoberta de respostas mais eficazes frente a um ambiente ou situação desfavorável. Discussões a respeito da vulnerabilidade social têm sido cada vez mais promovidas, em diversos âmbitos de nível nacional, para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia de direitos de crianças e adolescentes nesta situação. O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições da teoria winnicottiana, no que diz respeito à criatividade, em relação à situação de vulnerabilidade social, tomando como objeto de análise recortes de uma série. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado foram definidas duas categorias de análise: a categoria Vulnerabilidade social e a categoria Criatividade, abrangendo as subcategorias ?conflitos internos? e ?relacionamentos?. O estudo se configura como qualitativo e foi utilizada a análise de conteúdo de Laville e Dionne para a discussão do artefato cultural, sendo que foi escolhido a série Anne with an E, baseada na obra de L. M. Montgomery. Os dados analisados apontaram para a possibilidade de um viver criativo frente à situação de vulnerabilidade social, bem como possíveis contribuições do psicólogo. Após a discussão das duas categorias de análise, identifica-se que a promoção do viver criativo deve ser estimulada e incentivada para o desenvolvimento saudável dos sujeitos, em diferentes contextos (sic).CriatividadeVulnerabilidade socialWinnicott, Donald Woods, 1896-1971Exclusão socialSujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulNoneTEXTTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.txtTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.txtExtracted texttext/plain95551https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/2/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf.txtc5c0b2ac6c4aea7a22a9642179d0075aMD52THUMBNAILTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.jpgTCC Priscila Aline Fogaça.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/3/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf.jpg410947bef0f0a1d492af794d64df74deMD53ORIGINALTCC Priscila Aline Fogaça.pdfTCC Priscila Aline Fogaça.pdfapplication/pdf416851https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/1/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf36f09d5c5e2ef25d569b30830e91cc2dMD5111338/50262019-10-05 06:01:00.795oai:repositorio.ucs.br:11338/5026Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-10-05T06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
title Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
spellingShingle Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
Fogaça, Priscila Aline
Criatividade
Vulnerabilidade social
Winnicott, Donald Woods, 1896-1971
Exclusão social
title_short Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
title_full Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
title_fullStr Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
title_sort Sujeito criativo: possibilidades frente à situação de vulnerabilidade social
author Fogaça, Priscila Aline
author_facet Fogaça, Priscila Aline
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Godoy, Rossane Frizzo de
Bosi, Denise Rasia
Lhullier, Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fogaça, Priscila Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Vulnerabilidade social
Winnicott, Donald Woods, 1896-1971
Exclusão social
topic Criatividade
Vulnerabilidade social
Winnicott, Donald Woods, 1896-1971
Exclusão social
description A importância da criatividade para um desenvolvimento pleno e saudável do sujeito vem sendo reconhecida. A criatividade pode ser entendida como um recurso que possibilita a descoberta de respostas mais eficazes frente a um ambiente ou situação desfavorável. Discussões a respeito da vulnerabilidade social têm sido cada vez mais promovidas, em diversos âmbitos de nível nacional, para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia de direitos de crianças e adolescentes nesta situação. O presente trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições da teoria winnicottiana, no que diz respeito à criatividade, em relação à situação de vulnerabilidade social, tomando como objeto de análise recortes de uma série. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado foram definidas duas categorias de análise: a categoria Vulnerabilidade social e a categoria Criatividade, abrangendo as subcategorias ?conflitos internos? e ?relacionamentos?. O estudo se configura como qualitativo e foi utilizada a análise de conteúdo de Laville e Dionne para a discussão do artefato cultural, sendo que foi escolhido a série Anne with an E, baseada na obra de L. M. Montgomery. Os dados analisados apontaram para a possibilidade de um viver criativo frente à situação de vulnerabilidade social, bem como possíveis contribuições do psicólogo. Após a discussão das duas categorias de análise, identifica-se que a promoção do viver criativo deve ser estimulada e incentivada para o desenvolvimento saudável dos sujeitos, em diferentes contextos (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T01:57:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-03T01:57:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5026
url https://repositorio.ucs.br/11338/5026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/2/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/3/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5026/1/TCC%20Priscila%20Aline%20Foga%c3%a7a.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5c0b2ac6c4aea7a22a9642179d0075a
410947bef0f0a1d492af794d64df74de
36f09d5c5e2ef25d569b30830e91cc2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898759770112