Texto como escritura: conselhos em alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9683
Resumo: Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo geral de problematizar a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental. Assim, a investigação se constitui por um ensaio teórico com alguns autores clássicos da alfabetização e algumas legislações. O ensaio do texto dissertativo ocorre por meio das lembranças de infância desta professora-alfabetizadora-pesquisadora, criada por um avô que não sabia ler, nem escrever. A escrita passa a ser guiada por ele, numa voz que a dissertação assume e se transforma em três conselhos, a saber: I: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto para a função escolar; ll: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto como prática social; lll: Localize a noção de texto por escritura, que traz uma contribuição a sala de aula em alfabetização. Este último pretende alargar as possibilidades de um texto que se faz com a leitura pela escrita e a escrita pela leitura em meio à vida. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_ec92158c6ff1ad2f7332e94aaf2f5b8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9683
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pacheco, Alice Virgínia de OliveiraOlegário, FabianeSchefer, Maria CristinaValentini, Carla BeatrisMatos, Sônia Regina da Luz2022-03-16T19:49:39Z2022-03-16T19:49:39Z2022-03-152021-12-21https://repositorio.ucs.br/11338/9683Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo geral de problematizar a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental. Assim, a investigação se constitui por um ensaio teórico com alguns autores clássicos da alfabetização e algumas legislações. O ensaio do texto dissertativo ocorre por meio das lembranças de infância desta professora-alfabetizadora-pesquisadora, criada por um avô que não sabia ler, nem escrever. A escrita passa a ser guiada por ele, numa voz que a dissertação assume e se transforma em três conselhos, a saber: I: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto para a função escolar; ll: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto como prática social; lll: Localize a noção de texto por escritura, que traz uma contribuição a sala de aula em alfabetização. Este último pretende alargar as possibilidades de um texto que se faz com a leitura pela escrita e a escrita pela leitura em meio à vida. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation critically analyzes the idea of text used for teaching literacy to students in the first year of Elementary School, investigating the text's scholastic functions and social and writing practices according to legislation regarding education. Through this analysis, the following research aims to motivate its reader to reflect upon the type of text used in the classroom with children who are developing literacy skills. The methodology used for this research is based on the childhood memories of a literacy teacher who was raised by her grandfather, who could not read nor write. He helped guide this research by inspiring this literacy teacher/researcher to create three guidances, being: I) locate in legislation and didactic material the idea of text for its scholastic function; II) locate in legislation and didactic material the idea of text as a social practice; III) locate the idea of the text created by writing. The third guidance proposes an expansion of the possibilities of a text which is done by reading through writing and writing through reading, those practices being intersected by life experiences. This study consists of theories by multiple renowned authors in the area of Pedagogy, including Maria do Rosário Longo Mortatti, and features the ideas of French author Roland Barthes as an introduction to the section about literacy. [resumo fornecido pelo autor]engporAlfabetizaçãoTextosEscriturasLetramentoMaterial didáticoLiteracyTextsDeedsLiteracyCoursewareTexto como escritura: conselhos em alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2131954113394422PACHECO, A. V. O.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-03-14TEXTDissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdf.txtDissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdf.txtExtracted texttext/plain137212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9683/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf.txt2141c5e49af2b825801a0273d0fc75abMD52THUMBNAILDissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdf.jpgDissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2297https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9683/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf.jpge5636d6ac74b9e16a7e6147af565394dMD53ORIGINALDissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdfDissertação Alice Virginia de Oliveira Pacheco.pdfapplication/pdf5036546https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9683/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf1bc8a603e9876112b4a512fb60350a6aMD5111338/96832022-10-18 17:45:33.223oai:repositorio.ucs.br:11338/9683Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Texto como escritura: conselhos em alfabetização
title Texto como escritura: conselhos em alfabetização
spellingShingle Texto como escritura: conselhos em alfabetização
Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira
Alfabetização
Textos
Escrituras
Letramento
Material didático
Literacy
Texts
Deeds
Literacy
Courseware
title_short Texto como escritura: conselhos em alfabetização
title_full Texto como escritura: conselhos em alfabetização
title_fullStr Texto como escritura: conselhos em alfabetização
title_full_unstemmed Texto como escritura: conselhos em alfabetização
title_sort Texto como escritura: conselhos em alfabetização
author Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira
author_facet Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Olegário, Fabiane
Schefer, Maria Cristina
Valentini, Carla Beatris
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Alice Virgínia de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
contributor_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Textos
Escrituras
Letramento
Material didático
topic Alfabetização
Textos
Escrituras
Letramento
Material didático
Literacy
Texts
Deeds
Literacy
Courseware
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Texts
Deeds
Literacy
Courseware
description Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. Com isso, esta pesquisa tem o objetivo geral de problematizar a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental. Assim, a investigação se constitui por um ensaio teórico com alguns autores clássicos da alfabetização e algumas legislações. O ensaio do texto dissertativo ocorre por meio das lembranças de infância desta professora-alfabetizadora-pesquisadora, criada por um avô que não sabia ler, nem escrever. A escrita passa a ser guiada por ele, numa voz que a dissertação assume e se transforma em três conselhos, a saber: I: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto para a função escolar; ll: Localize nas leis e em materiais didáticos a noção de texto como prática social; lll: Localize a noção de texto por escritura, que traz uma contribuição a sala de aula em alfabetização. Este último pretende alargar as possibilidades de um texto que se faz com a leitura pela escrita e a escrita pela leitura em meio à vida. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-16T19:49:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-16T19:49:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9683
url https://repositorio.ucs.br/11338/9683
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9683/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9683/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9683/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2141c5e49af2b825801a0273d0fc75ab
e5636d6ac74b9e16a7e6147af565394d
1bc8a603e9876112b4a512fb60350a6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308864930611200