Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325 |
Resumo: | A complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação. |
id |
UCS_eca28046ba0cb13cc7530b1f6c51c4f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/325 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Manfredini, Mercedes LusaFachinelli, Ana Cristina2014-05-21T17:17:35Z2014-05-21T17:17:35Z2014-05-212008-06-13https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325A complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação.The complexity and context that the current pressure for change has created for organizations have required them different skills from those privileged in the era of mechanistic organizations. Learning has become one of the key skills for survival and development of modern organizations. Some management models show itself for improving learning capacities of institutions. Thus, this study aims, through research-action, to describe and introduce the concept of learning by scenario of Fahey and Randall. The objective of this work was to develop a set of methodological tools for the construction of scenarios, checking their adaptability in setting the strategic positioning of Universidade de Caxias do Sul. To achieve this purpose, the definitions and concepts of knowledge, learning, organizational learning and learning by scenarios are discussed, seeking the convergence of these concepts for the development of strategies. As it can be seen at this work, the model intends to understand the need of maintaining a balance of the internal and external environments, and meets its primary purpose of, through strategic systemic cognitive process, align the definition of goals. The contribution of the study demonstrates the applicability of the methodology of scenarios and highlights by evaluation of the participants, that the chosen procedures result in the transformation of signification areas.Administração de empresasConhecimentoAprendizagem por cenáriosEstratégiaPlanejamento estratégicoKnowledgeLearning by scenariosStrategieConhecimentoAprendizagem por cenáriosEstratégiaPlanejamento estratégicoKnowledgeLearning by scenariosStrategiesAprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2795805202026484MANFREDINI, Mercedes LusaPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em AdministraçãoTEXTDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.txtDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.txtExtracted texttext/plain243177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/3/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.txt9ebbfdef5d95366f974112907d66d685MD53THUMBNAILDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.jpgDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/4/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.jpgc011587d3e8402f52575661b07d2fcb9MD54ORIGINALDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdfDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdfapplication/pdf3442361https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/1/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf80fa38bf861b80c590521e627554b522MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/3252018-08-17 06:06:16.924oai:repositorio.ucs.br:11338/325IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:06:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
title |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
spellingShingle |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul Manfredini, Mercedes Lusa Administração de empresas Conhecimento Aprendizagem por cenários Estratégia Planejamento estratégico Knowledge Learning by scenarios Strategie Conhecimento Aprendizagem por cenários Estratégia Planejamento estratégico Knowledge Learning by scenarios Strategies |
title_short |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
title_full |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
title_fullStr |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
title_sort |
Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul |
author |
Manfredini, Mercedes Lusa |
author_facet |
Manfredini, Mercedes Lusa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manfredini, Mercedes Lusa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fachinelli, Ana Cristina |
contributor_str_mv |
Fachinelli, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Conhecimento Aprendizagem por cenários Estratégia Planejamento estratégico Knowledge Learning by scenarios Strategie Conhecimento Aprendizagem por cenários Estratégia Planejamento estratégico |
topic |
Administração de empresas Conhecimento Aprendizagem por cenários Estratégia Planejamento estratégico Knowledge Learning by scenarios Strategie Conhecimento Aprendizagem por cenários Estratégia Planejamento estratégico Knowledge Learning by scenarios Strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge Learning by scenarios Strategies |
description |
A complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-21T17:17:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-21T17:17:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/3/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/4/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/1/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ebbfdef5d95366f974112907d66d685 c011587d3e8402f52575661b07d2fcb9 80fa38bf861b80c590521e627554b522 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308882131451904 |