Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfredini, Mercedes Lusa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325
Resumo: A complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação.
id UCS_eca28046ba0cb13cc7530b1f6c51c4f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/325
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Manfredini, Mercedes LusaFachinelli, Ana Cristina2014-05-21T17:17:35Z2014-05-21T17:17:35Z2014-05-212008-06-13https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325A complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação.The complexity and context that the current pressure for change has created for organizations have required them different skills from those privileged in the era of mechanistic organizations. Learning has become one of the key skills for survival and development of modern organizations. Some management models show itself for improving learning capacities of institutions. Thus, this study aims, through research-action, to describe and introduce the concept of learning by scenario of Fahey and Randall. The objective of this work was to develop a set of methodological tools for the construction of scenarios, checking their adaptability in setting the strategic positioning of Universidade de Caxias do Sul. To achieve this purpose, the definitions and concepts of knowledge, learning, organizational learning and learning by scenarios are discussed, seeking the convergence of these concepts for the development of strategies. As it can be seen at this work, the model intends to understand the need of maintaining a balance of the internal and external environments, and meets its primary purpose of, through strategic systemic cognitive process, align the definition of goals. The contribution of the study demonstrates the applicability of the methodology of scenarios and highlights by evaluation of the participants, that the chosen procedures result in the transformation of signification areas.Administração de empresasConhecimentoAprendizagem por cenáriosEstratégiaPlanejamento estratégicoKnowledgeLearning by scenariosStrategieConhecimentoAprendizagem por cenáriosEstratégiaPlanejamento estratégicoKnowledgeLearning by scenariosStrategiesAprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2795805202026484MANFREDINI, Mercedes LusaPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em AdministraçãoTEXTDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.txtDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.txtExtracted texttext/plain243177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/3/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.txt9ebbfdef5d95366f974112907d66d685MD53THUMBNAILDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.jpgDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/4/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.jpgc011587d3e8402f52575661b07d2fcb9MD54ORIGINALDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdfDissertacao Mercedes Lusa Manfredini.pdfapplication/pdf3442361https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/1/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf80fa38bf861b80c590521e627554b522MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/3252018-08-17 06:06:16.924oai:repositorio.ucs.br:11338/325IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:06:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
title Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
spellingShingle Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
Manfredini, Mercedes Lusa
Administração de empresas
Conhecimento
Aprendizagem por cenários
Estratégia
Planejamento estratégico
Knowledge
Learning by scenarios
Strategie
Conhecimento
Aprendizagem por cenários
Estratégia
Planejamento estratégico
Knowledge
Learning by scenarios
Strategies
title_short Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
title_full Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
title_fullStr Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
title_sort Aprendizagem por cenários: uma contribuiçao para a administração da incerteza no contexto da Universidade de Caxias do Sul
author Manfredini, Mercedes Lusa
author_facet Manfredini, Mercedes Lusa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfredini, Mercedes Lusa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
contributor_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Conhecimento
Aprendizagem por cenários
Estratégia
Planejamento estratégico
Knowledge
Learning by scenarios
Strategie
Conhecimento
Aprendizagem por cenários
Estratégia
Planejamento estratégico
topic Administração de empresas
Conhecimento
Aprendizagem por cenários
Estratégia
Planejamento estratégico
Knowledge
Learning by scenarios
Strategie
Conhecimento
Aprendizagem por cenários
Estratégia
Planejamento estratégico
Knowledge
Learning by scenarios
Strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge
Learning by scenarios
Strategies
description A complexidade e a pressão que o contexto atual de mudanças tem gerado para as organizações têm exigido delas habilidades diferentes daquelas privilegiadas na era das organizações mecanicistas. A aprendizagem tornou-se uma das habilidades-chave para sobrevivência e desenvolvimento das organizações modernas. Alguns modelos gerenciais apresentam-se visando melhorar as capacidades de aprendizagem das instituições. Desta forma, este estudo pretende, por meio da pesquisa-ação, descrever e introduzir o conceito de aprendizagem por cenário de Fahey e Randall. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um conjunto de instrumentos metodológicos para a construção de cenários, verificando sua adaptabilidade na definição do posicionamento estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Para a obtenção deste intento, são discutidas as definições e conceitos de conhecimento, aprendizagem, aprendizado organizacional e aprendizagem por cenários, buscando a convergência desses conceitos para a elaboração de estratégias. Conforme pode-se verificar no trabalho realizado, o modelo serve para compreender a necessidade de manter o equilíbrio com os ambientes interno e externo, e atende sua finalidade principal de, através de processo cognitivo sistêmico estratégico, alinhar a definição de objetivos. A contribuição do estudo demonstra a aplicabilidade da metodologia de cenários e evidencia, pela avaliação dos participantes, que os procedimentos escolhidos resultam na transformação dos espaços de significação.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-21T17:17:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-21T17:17:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/3/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/4/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/1/Dissertacao%20Mercedes%20Lusa%20Manfredini.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/325/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ebbfdef5d95366f974112907d66d685
c011587d3e8402f52575661b07d2fcb9
80fa38bf861b80c590521e627554b522
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308882131451904