Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11792 |
Resumo: | A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias; essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o da CIEB, existem porém eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no ensino dessas disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. Utilizando ferramentas para desenvolvimento e avaliação de jogos sérios, o trabalho busca, na sequência, desenvolver o jogo proposto e avaliá-lo como ferramenta de ensino para disciplinas de programação e pensamento computacional. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+, foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_ef120559557bfdb4927053cca114e417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11792 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Gabriel Carniel deFardo, Marcelo LuísWebber, Carine GeltrudesBoff, Elisa2023-03-28T01:03:56Z2023-03-28T01:03:56Z2022-12-122022-11-29 00:00:00https://repositorio.ucs.br/11338/11792A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias; essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o da CIEB, existem porém eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no ensino dessas disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. Utilizando ferramentas para desenvolvimento e avaliação de jogos sérios, o trabalho busca, na sequência, desenvolver o jogo proposto e avaliá-lo como ferramenta de ensino para disciplinas de programação e pensamento computacional. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+, foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais. [resumo fornecido pelo autor]The dropout rate in undergraduate courses in the area of technology is quite high when compared to other areas of knowledge. One of the factors that contribute to this high rate is the students' difficulty with learning programming, especially in introductory disciplines; these difficulties normally appear in the basic concepts of the discipline, such as abstraction and logic, for understanding algorithms, and functions and repetition structures, for understanding programming itself. These problems could be mitigated by teaching computational thinking in basic education classes. Proposals for curricula for this purpose, such as the CIEB, exist but they are not yet applied. In view of the difficulties of undergraduate students with learning programming, this work aims to propose and evaluate the creation of a serious game that can help in the teaching of these initial subjects in technology courses. Using tools for the development and evaluation of serious games, the work then seeks to develop the proposed game and evaluate it as a teaching tool for programming and computational thinking disciplines. The evaluations, carried out using the MEEGA+ method, were applied in computer programming classes to validate the application of the game as an aid tool in the teaching of programming and conditional structures. [resumo fornecido pelo autor]Jogos eletrônicosProgramação (Computadores) - Estudo e ensinoTecnologiaDesenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Tecnologias DigitaisCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-11ORIGINALTCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdfTCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdfapplication/pdf8845671https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11792/1/TCC%20Gabriel%20Carniel%20de%20Oliveira.pdfa8826c55ce9d99d65ef86c42025ee6daMD51TEXTTCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdf.txtTCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain85862https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11792/2/TCC%20Gabriel%20Carniel%20de%20Oliveira.pdf.txt0f10d1e72d5047bd51119640dc406a18MD52THUMBNAILTCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdf.jpgTCC Gabriel Carniel de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11792/3/TCC%20Gabriel%20Carniel%20de%20Oliveira.pdf.jpg4ee2d5ec2d3deeef797826adc72bab25MD5311338/117922023-03-28 07:01:01.326oai:repositorio.ucs.br:11338/11792Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:50.849522Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
title |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação Oliveira, Gabriel Carniel de Jogos eletrônicos Programação (Computadores) - Estudo e ensino Tecnologia |
title_short |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
title_full |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
title_sort |
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação |
author |
Oliveira, Gabriel Carniel de |
author_facet |
Oliveira, Gabriel Carniel de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Fardo, Marcelo Luís Webber, Carine Geltrudes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriel Carniel de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boff, Elisa |
contributor_str_mv |
Boff, Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Programação (Computadores) - Estudo e ensino Tecnologia |
topic |
Jogos eletrônicos Programação (Computadores) - Estudo e ensino Tecnologia |
description |
A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias; essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o da CIEB, existem porém eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no ensino dessas disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. Utilizando ferramentas para desenvolvimento e avaliação de jogos sérios, o trabalho busca, na sequência, desenvolver o jogo proposto e avaliá-lo como ferramenta de ensino para disciplinas de programação e pensamento computacional. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+, foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-11-29 00:00:00 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-28T01:03:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-28T01:03:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11792 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11792/1/TCC%20Gabriel%20Carniel%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11792/2/TCC%20Gabriel%20Carniel%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11792/3/TCC%20Gabriel%20Carniel%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8826c55ce9d99d65ef86c42025ee6da 0f10d1e72d5047bd51119640dc406a18 4ee2d5ec2d3deeef797826adc72bab25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258445853294592 |