Projeto e desenvolvimento de uma bancada de testes para freios inerciais de reboques
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12114 |
Resumo: | Este trabalho destinou-se ao projeto e desenvolvimento de uma bancada de testes para freios inerciais de reboques. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas em busca de informações sobre os diferentes modelos de freios inerciais e seu modo de funcionamento, assim como seus componentes, e um estudo e entendimento das normas NBR ISO 7643, NBR ISO 10966-8 e o anexo 12 da Norma UN/ECE. A bancada de testes poderá ser utilizada para o processo de homologação do freio inercial, garantindo ao fabricante do reboque, fornecimento qualificado ao mercado. A bancada de testes deverá atender às normas citadas e propiciar que os produtos (reboques com freios inerciais) sejam submetidos a ensaios de desenvolvimento e de certificação do produto. A bancada de ensaios foi construída em meio virtual e simulada em um software de elementos finitos para garantir que suportaria a carga necessária para os testes. Sua estrutura suportou uma carga de 700 N verticalmente e valores de força na ordem de 2500 N horizontalmente, mostrando que necessita apenas um reforço em um de seus apoios. Simultaneamente a esse processo, foi fornecido um reboque, ao qual foram executados ensaios, para entendimento das normas e obtenção de dados, para geração de resultados de eficiência. [resumo fornecido pelo autor] |
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Mariani, MatheusLinzmaier, Paulo RobertoColombo, Adelair LinoVieceli, Alexandre2023-06-13T17:34:59Z2023-06-13T17:34:59Z2022-12-232022-12-15https://repositorio.ucs.br/11338/12114Este trabalho destinou-se ao projeto e desenvolvimento de uma bancada de testes para freios inerciais de reboques. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas em busca de informações sobre os diferentes modelos de freios inerciais e seu modo de funcionamento, assim como seus componentes, e um estudo e entendimento das normas NBR ISO 7643, NBR ISO 10966-8 e o anexo 12 da Norma UN/ECE. A bancada de testes poderá ser utilizada para o processo de homologação do freio inercial, garantindo ao fabricante do reboque, fornecimento qualificado ao mercado. A bancada de testes deverá atender às normas citadas e propiciar que os produtos (reboques com freios inerciais) sejam submetidos a ensaios de desenvolvimento e de certificação do produto. A bancada de ensaios foi construída em meio virtual e simulada em um software de elementos finitos para garantir que suportaria a carga necessária para os testes. Sua estrutura suportou uma carga de 700 N verticalmente e valores de força na ordem de 2500 N horizontalmente, mostrando que necessita apenas um reforço em um de seus apoios. Simultaneamente a esse processo, foi fornecido um reboque, ao qual foram executados ensaios, para entendimento das normas e obtenção de dados, para geração de resultados de eficiência. [resumo fornecido pelo autor]This work was intended for the design and development of a test bench for trailer inertia brakes. To this end, bibliographic research was carried out in search of information about the different models of inertia brakes and their mode of operation, as well as their components, and a study and understanding of the standards NBR ISO 7643, NBR ISO 10966-8 and Annex 12 of the UN/ECE Standard. The test bench can be used for the inertia brake approval process, guaranteeing the trailer manufacturer a qualified supply to the market. The test bench must meet the aforementioned standards and allow the products (trailers with inertia brakes) to be submitted to product development and certification tests. The test bench was built in a virtual environment and simulated in infinite element software to ensure that it would support the load required for the tests. The structure supported a load of 700 kgf vertically and force values of around 2500 kgf horizontally, showing that it only needs reinforcement in one of its supports. Simultaneously to this process, a trailer was supplied, on which tests were carried out, in order to understand the standards and obtain data, in order to generate efficiency results. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaAutomóveis - FreiosReboqueMétodos de simulaçãoEnsaiosProjeto e desenvolvimento de uma bancada de testes para freios inerciais de reboquesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-01-16ORIGINALTCC Matheus Mariani.pdfTCC Matheus Mariani.pdfapplication/pdf3405722https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12114/1/TCC%20Matheus%20Mariani.pdf81879c73b26b84a8e55db7afeffe8806MD51TEXTTCC Matheus Mariani.pdf.txtTCC Matheus Mariani.pdf.txtExtracted texttext/plain95684https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12114/2/TCC%20Matheus%20Mariani.pdf.txt6244ba688f41658a8b14ad40ab67a21aMD52THUMBNAILTCC Matheus Mariani.pdf.jpgTCC Matheus Mariani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12114/3/TCC%20Matheus%20Mariani.pdf.jpgd24ba9c54973151a6e5312a8e122cde8MD5311338/121142023-06-14 07:04:18.691oai:repositorio.ucs.br:11338/12114Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:30.775823Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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