Simulação e ensaio de mecanismo de freio automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Martins de Abreu
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N4LAH
Resumo: Com o aumento da potência dos veículos, os sistemas de segurança precisam acompanhar o desenvolvimento para atender às novas exigências. A proposta deste trabalho foi a de produzir uma bancada de ensaios em que fosse possível realizar frenagens com diferentes tipos de pastilhas e variando alguns parâmetros. Para que fosse possível o controle e avaliação desses parâmetros no fenômeno da frenagem, a bancada foi instrumentada e monitorada, permitindo a compilação de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e disco. Foram realizados ensaios com três tipos de pastilhas, duas novas de diferentes fabricantes e uma com avarias de uso. A base dos ensaios foi criada segundo os critérios do ensaio Krauss, normatizado pela ABNT: NBR 6143:1995, e ainda foram implementados ciclos de testes em que fosse possível analisar a interferência da força de atuação das pastilhas e das diferentes velocidades. Foram monitorados os comportamentos das frenagens, em relação a sua efetividade na parada do disco, os níveis de emissão acústica de cada ciclo, a temperatura durante os ensaios e ainda a perda de massa das pastilhas. O controle sobre a força de atuação no cilindro-mestre foi feito por meio do controle da pressão do cilindro pneumático; já o controle da rotação foi feito por meio de um inversor de frequência. Utilizou-se também da ferramenta de elementos finitos para realizar uma breve comparação entre os resultados físicos e os virtuais.
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