Jogos digitais na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wrublak, Pâmela Paola Agostini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19957
Resumo: Esta monografia tem como proposta analisar o uso de jogos digitais, enquanto meios de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na Escola Municipal Henrique Julio Berger localizada no município de Caçador, delimitou-se uma turma de Pré, com crianças na faixa etária de 05 anos. A utilização de jogos educativos digitais nas instituições de ensino como um recurso didático está cada vez mais presente, especialmente em salas de aula da Educação Infantil. O uso de tecnologias de informação e comunicação nesse campo pode trazer benefícios para o ensino e aprendizagem, sendo ainda uma atração desafiante para crianças nessa etapa, apontando possibilidades de ser um rico instrumento para a construção do conhecimento. O jogo, é um elemento essencial para o desenvolvimento da criança, é primordial para se entender como elas interpretam o mundo. As mudanças da sociedade alteraram as formas de aprender e ensinar, inserindo novas ferramentas na educação. Assim, essa pesquisa procurou pensar a educação da criança pequena, refletindo sobre o contexto dos nativos digitais. O instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário e observações. As bibliografias ressaltam a importância do uso dessa tecnologia nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência e a riqueza de possibilidades educativas pela qual estão cercados e o fascínio que exercem sobre as crianças. Tendo por objetivo analisar de que forma os jogos educativos contribuem na educação infantil para o processo ensino aprendizagem, tendo em vista que, quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas o entusiasmo e a satisfação da criança aumentam. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai oferecer são despertados. Este trabalho busca investigar o aprendizado e a qualidade de ensino com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação infantil, de forma qualitativa. Percebeu-se que os professores estão dispostos assumir uma postura diferente, além da tradicional, utilizando os materiais de acordo com a sua qualidade e utilidade, ampliando, desafiando e problematizando o processo de aprendizagem de seus alunos da Educação Infantil.
id UTFPR-12_0cda3f3035af7e04182690da08a853e2
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19957
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-24T11:19:51Z2020-11-24T11:19:51Z2018-09-11WRUBLAK, Pâmela Paola Agostini. Jogos digitais na educação infantil. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Caçador, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19957Esta monografia tem como proposta analisar o uso de jogos digitais, enquanto meios de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na Escola Municipal Henrique Julio Berger localizada no município de Caçador, delimitou-se uma turma de Pré, com crianças na faixa etária de 05 anos. A utilização de jogos educativos digitais nas instituições de ensino como um recurso didático está cada vez mais presente, especialmente em salas de aula da Educação Infantil. O uso de tecnologias de informação e comunicação nesse campo pode trazer benefícios para o ensino e aprendizagem, sendo ainda uma atração desafiante para crianças nessa etapa, apontando possibilidades de ser um rico instrumento para a construção do conhecimento. O jogo, é um elemento essencial para o desenvolvimento da criança, é primordial para se entender como elas interpretam o mundo. As mudanças da sociedade alteraram as formas de aprender e ensinar, inserindo novas ferramentas na educação. Assim, essa pesquisa procurou pensar a educação da criança pequena, refletindo sobre o contexto dos nativos digitais. O instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário e observações. As bibliografias ressaltam a importância do uso dessa tecnologia nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência e a riqueza de possibilidades educativas pela qual estão cercados e o fascínio que exercem sobre as crianças. Tendo por objetivo analisar de que forma os jogos educativos contribuem na educação infantil para o processo ensino aprendizagem, tendo em vista que, quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas o entusiasmo e a satisfação da criança aumentam. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai oferecer são despertados. Este trabalho busca investigar o aprendizado e a qualidade de ensino com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação infantil, de forma qualitativa. Percebeu-se que os professores estão dispostos assumir uma postura diferente, além da tradicional, utilizando os materiais de acordo com a sua qualidade e utilidade, ampliando, desafiando e problematizando o processo de aprendizagem de seus alunos da Educação Infantil.This monograph deals with the use of digital games, as a means of teaching learning of the students of the Early Childhood Education in the Municipal School Henrique Julio Berger located in the municipality of Caçador, delimited a class of Pre, with children in the age group of 05 years. The use of digital educational games in educational institutions as a didactic resource is increasingly present, especially in Early Childhood classrooms. The use of information and communication technologies in this field can bring benefits to teaching and learning, and it is still a challenging attraction for children at this stage, pointing to possibilities of being a rich instrument for the construction of knowledge. The game, is an essential element for the development of the child, is essential to understand how they interpret the world. The changes of society have altered the ways of learning and teaching, inserting new tools in education. Thus, this research tried to think about the education of the small child, reflecting on the context of the digital natives. The instruments used for the data collection were questionnaire and observations. The bibliographies emphasize the importance of the use of this technology in teaching practices, considering their comprehensiveness and the wealth of educational possibilities they are surrounded by and the fascination they exert over children. The purpose of this study is to analyze how educational games contribute to early childhood education for the teaching-learning process, given that when the digital tool is made available in class, the enthusiasm and satisfaction of the child increases. When they visualize the presence of this resource, the interest and the curiosity in front of the work that the teacher will offer are awakened. This work seeks to investigate learning and teaching quality through the use of digital technological resources in early childhood education, in a qualitative way. It was noticed that the teachers are willing to take a different posture, in addition to the traditional, using the materials according to their quality and utility, expanding, challenging and problematizing the learning process of their children's education students.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologias, Comunicação e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologia educacionalInovações educacionaisEducação de crianças - Ensino auxiliado por computadorJogos para computadorEducational technologyEducational innovationsEarly childhood education - Computer-assisted instructionComputer gamesJogos digitais na educação infantilDigital games in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCaçadorFilietaz, Marta Rejane ProençaFilietaz, Marta Rejane ProençaTsukamoto, Neide Mitiyo ShimazakiBridi, Jamile Cristina AjubWrublak, Pâmela Paola Agostiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_TCTE_I_2017_46.pdfapplication/pdf273785http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/1/CT_TCTE_I_2017_46.pdfd8107e6e42beebecafbe9ccdc120ac91MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_TCTE_I_2017_46.pdf.txtExtracted texttext/plain40963http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/3/CT_TCTE_I_2017_46.pdf.txta9e2ed52283436cd69403681a509eef3MD53THUMBNAILCT_TCTE_I_2017_46.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/4/CT_TCTE_I_2017_46.pdf.jpg00e9c0adcc9fa50dd88c0a5fb67ae8e5MD541/199572020-11-24 09:19:51.77oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T11:19:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais na educação infantil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Digital games in early childhood education
title Jogos digitais na educação infantil
spellingShingle Jogos digitais na educação infantil
Wrublak, Pâmela Paola Agostini
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação de crianças - Ensino auxiliado por computador
Jogos para computador
Educational technology
Educational innovations
Early childhood education - Computer-assisted instruction
Computer games
title_short Jogos digitais na educação infantil
title_full Jogos digitais na educação infantil
title_fullStr Jogos digitais na educação infantil
title_full_unstemmed Jogos digitais na educação infantil
title_sort Jogos digitais na educação infantil
author Wrublak, Pâmela Paola Agostini
author_facet Wrublak, Pâmela Paola Agostini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tsukamoto, Neide Mitiyo Shimazaki
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.contributor.author.fl_str_mv Wrublak, Pâmela Paola Agostini
contributor_str_mv Filietaz, Marta Rejane Proença
Filietaz, Marta Rejane Proença
Tsukamoto, Neide Mitiyo Shimazaki
Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação de crianças - Ensino auxiliado por computador
Jogos para computador
Educational technology
Educational innovations
Early childhood education - Computer-assisted instruction
Computer games
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Educação de crianças - Ensino auxiliado por computador
Jogos para computador
Educational technology
Educational innovations
Early childhood education - Computer-assisted instruction
Computer games
description Esta monografia tem como proposta analisar o uso de jogos digitais, enquanto meios de ensino aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na Escola Municipal Henrique Julio Berger localizada no município de Caçador, delimitou-se uma turma de Pré, com crianças na faixa etária de 05 anos. A utilização de jogos educativos digitais nas instituições de ensino como um recurso didático está cada vez mais presente, especialmente em salas de aula da Educação Infantil. O uso de tecnologias de informação e comunicação nesse campo pode trazer benefícios para o ensino e aprendizagem, sendo ainda uma atração desafiante para crianças nessa etapa, apontando possibilidades de ser um rico instrumento para a construção do conhecimento. O jogo, é um elemento essencial para o desenvolvimento da criança, é primordial para se entender como elas interpretam o mundo. As mudanças da sociedade alteraram as formas de aprender e ensinar, inserindo novas ferramentas na educação. Assim, essa pesquisa procurou pensar a educação da criança pequena, refletindo sobre o contexto dos nativos digitais. O instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário e observações. As bibliografias ressaltam a importância do uso dessa tecnologia nas práticas docentes, tendo em vista sua abrangência e a riqueza de possibilidades educativas pela qual estão cercados e o fascínio que exercem sobre as crianças. Tendo por objetivo analisar de que forma os jogos educativos contribuem na educação infantil para o processo ensino aprendizagem, tendo em vista que, quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas o entusiasmo e a satisfação da criança aumentam. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai oferecer são despertados. Este trabalho busca investigar o aprendizado e a qualidade de ensino com o uso de recursos tecnológicos digitais na educação infantil, de forma qualitativa. Percebeu-se que os professores estão dispostos assumir uma postura diferente, além da tradicional, utilizando os materiais de acordo com a sua qualidade e utilidade, ampliando, desafiando e problematizando o processo de aprendizagem de seus alunos da Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T11:19:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-24T11:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WRUBLAK, Pâmela Paola Agostini. Jogos digitais na educação infantil. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Caçador, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19957
identifier_str_mv WRUBLAK, Pâmela Paola Agostini. Jogos digitais na educação infantil. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Caçador, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/1/CT_TCTE_I_2017_46.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/3/CT_TCTE_I_2017_46.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19957/4/CT_TCTE_I_2017_46.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8107e6e42beebecafbe9ccdc120ac91
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
a9e2ed52283436cd69403681a509eef3
00e9c0adcc9fa50dd88c0a5fb67ae8e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922911563808768