Um estudo das redes flexíveis de supermercados em relação ao foco do negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais : perspectivas da governança e dos integrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Claralucia Prates
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/145
Resumo: A formação de redes flexíveis tem sido alternativa, principalmente para as pequenas e médias empresas, como forma de obter vantagens competitivas. Contudo, além do objetivo principal dessas redes, aspectos culturais e organizacionais trazidos pelos integrantes das mesmas devem ser ponderados. Esta dissertação apresenta um estudo dos aspectos considerados relevantes para o relacionamento entre a governança e seus integrantes, dentro de uma rede flexível de supermercados. Três dimensões foram estudadas: foco de negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais, avaliadas sobre a perspectiva de quatro construtos, motivação, gestão, comunicação e decisão. A pesquisa foi realizada dentro da abordagem múltipla de casos, levando em conta três tipos de formatos de exploração econômica: o associativismo, a franquia e o licenciamento de marca. O levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas semi estruturadas, sendo para cada rede, entrevistados a governança e seis integrantes. Observou-se que os elementos motivacionais para a formação das redes são semelhantes, mas que a gestão estratégica em sua maioria atende fatores e situações divergentes relativamente ao foco do negócio e os processos operacionais. Para o formato associativista, foi possível identificar a baixa preocupação em relação à integração, treinamentos e processos operacionais, aliada a forte independência dos integrantes, funcionando com características de centrais de compras. Para os formatos de franquia e licenciamento de marca o valor principal reside na padronização de procedimentos e na relevância para treinamentos dos novos integrantes. Os três formatos de redes trazem em comum a preocupação com os procedimentos orientativos em relação aos fornecedores nas negociações de compra e nas promoções em ponto de venda. Evidenciou-se a ampliação do foco do negócio das redes flexíveis de supermercado e a consequente transição de centrais de compras para formatos mais abrangentes do negócio.
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A pesquisa foi realizada dentro da abordagem múltipla de casos, levando em conta três tipos de formatos de exploração econômica: o associativismo, a franquia e o licenciamento de marca. O levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas semi estruturadas, sendo para cada rede, entrevistados a governança e seis integrantes. Observou-se que os elementos motivacionais para a formação das redes são semelhantes, mas que a gestão estratégica em sua maioria atende fatores e situações divergentes relativamente ao foco do negócio e os processos operacionais. Para o formato associativista, foi possível identificar a baixa preocupação em relação à integração, treinamentos e processos operacionais, aliada a forte independência dos integrantes, funcionando com características de centrais de compras. Para os formatos de franquia e licenciamento de marca o valor principal reside na padronização de procedimentos e na relevância para treinamentos dos novos integrantes. Os três formatos de redes trazem em comum a preocupação com os procedimentos orientativos em relação aos fornecedores nas negociações de compra e nas promoções em ponto de venda. Evidenciou-se a ampliação do foco do negócio das redes flexíveis de supermercado e a consequente transição de centrais de compras para formatos mais abrangentes do negócio.Flexible networks formation has been an alternative, mainly for small and medium enterprises, as a way to gain competitive advantages. However, beyond the primary objective of these networks, organizational and cultural aspects brought by the participant members should be considered. This work presents a study of the aspects relevant to the relationship between governance and its members, within a flexible network of supermarkets. Three dimensions were studied: business focus, form of economic exploitation and operational processes, evaluated on the prospect of four constructs, motivation, management, communication and decision. The research was conducted into the multiple case approach, taking into account three types of formats economic exploitation: associativism, franchising and brand licensing. The lifting information was conducted through semi-structured interviews, and for each network, governance and interviewed six members. It was observed that the motivational elements for the formation of networks are similar, but that strategic management in their majority caters factors and situations diverging to the focus of the business and operational processes. For the format associativist, it was possible identify the low concern regarding integration, trainings and operational processes, coupled with the strong independence of members, functioning with characteristics of central purchasing. For formats franchise and brand licensing the primary value resides in the standardization of procedures and relevance to trainings of new members. The three formats networks bring in common the concern with the procedures orientative towards suppliers in the purchases and promotions at point of sale. The analysis reveals the expansion of the business focus of flexible networks supermarket and the consequent transition from central purchasing formats for broader business.Comércio - Aspectos econômicosComércio varejistaSupermercadosRetailFlexible networks of supermarketsRelationship, Exploration Economic ModelUm estudo das redes flexíveis de supermercados em relação ao foco do negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais : perspectivas da governança e dos integrantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5918096452418642MACHADO, C. P.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Claralucia Prates Machado.pdf.txtDissertacao Claralucia Prates Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain199065https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/145/3/Dissertacao%20Claralucia%20Prates%20Machado.pdf.txtacdcfe482f82a14f2a9fad87c868491fMD53THUMBNAILDissertacao Claralucia Prates Machado.pdf.jpgDissertacao Claralucia Prates Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/145/4/Dissertacao%20Claralucia%20Prates%20Machado.pdf.jpge326f64d392bc928b991c8c6b39c9a98MD54ORIGINALDissertacao Claralucia Prates Machado.pdfDissertacao Claralucia Prates Machado.pdfapplication/pdf1436285https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/145/1/Dissertacao%20Claralucia%20Prates%20Machado.pdfd6c0037423ce5a43f1fee5d6221e224dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/145/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1452018-08-17 06:01:19.5oai:repositorio.ucs.br:11338/145IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:07.483526Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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