Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrer, Maria Luiza Furlanetto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4516
Resumo: A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser humano. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como se incorpora a internet das coisas em produtos inteligentes, com base em uma das dimensões de Oslo: inovação de produto. Para tanto, explora-se o tema “internet das coisas”, fundamentado nos produtos inteligentes. A partir do estudo da literatura, buscou-se identificar como as empresas sentiram a necessidade de trabalhar com produtos inteligentes. A metodologia utilizada na pesquisa é um estudo de casos múltiplos, sendo ela descrita como qualitativa com análise de conteúdo, exploratória e descritiva. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro de questões com cinco profissionais que atuam em empresas do Rio Grande do Sul, e os dados foram analisados com auxílio do software NVivo 12. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades, facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de produtos inteligentes a partir da internet das coisas e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Um dos principais resultados observados através da pesquisa realizada foi uma tendência muito maior de os produtos inteligentes terem sucesso quando seu lançamento está vinculado às metas e estratégias da organização, em função de um propósito comum entre todos os integrantes. Além disso, percebeu-se que as empresas que inovam tendem a se manter no mercado, pois a internet das coisas tem um efeito claramente benéfico. Por fim, destaca-se que ter coragem de inovar, avaliar o retorno financeiro e alinhar a inovação com o planejamento estratégico da empresa são elementos essenciais ao implementar produtos através da internet das coisas.
id UCS_f8ed283c2e9f8600c5d69828691f47a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4516
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Carrer, Maria Luiza FurlanettoLarentis, FabianoEberle, LucieneGanzer, Paula PatríciaMunhoz Olea, Pelayo2019-04-05T17:54:17Z2019-04-05T17:54:17Z2019-04-052019-02-14https://repositorio.ucs.br/11338/4516A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser humano. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como se incorpora a internet das coisas em produtos inteligentes, com base em uma das dimensões de Oslo: inovação de produto. Para tanto, explora-se o tema “internet das coisas”, fundamentado nos produtos inteligentes. A partir do estudo da literatura, buscou-se identificar como as empresas sentiram a necessidade de trabalhar com produtos inteligentes. A metodologia utilizada na pesquisa é um estudo de casos múltiplos, sendo ela descrita como qualitativa com análise de conteúdo, exploratória e descritiva. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro de questões com cinco profissionais que atuam em empresas do Rio Grande do Sul, e os dados foram analisados com auxílio do software NVivo 12. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades, facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de produtos inteligentes a partir da internet das coisas e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Um dos principais resultados observados através da pesquisa realizada foi uma tendência muito maior de os produtos inteligentes terem sucesso quando seu lançamento está vinculado às metas e estratégias da organização, em função de um propósito comum entre todos os integrantes. Além disso, percebeu-se que as empresas que inovam tendem a se manter no mercado, pois a internet das coisas tem um efeito claramente benéfico. Por fim, destaca-se que ter coragem de inovar, avaliar o retorno financeiro e alinhar a inovação com o planejamento estratégico da empresa são elementos essenciais ao implementar produtos através da internet das coisas.The innovation and implementation of smart products has been growing in recent years, since the development of new technologies makes products adaptive and generators of advantages for the human being. The aim of this master's thesis is to study product innovation from the internet of things, based on one of the dimensions of Oslo: product innovation. In the sequence is explored the internet of things, based on intelligent products. From the studies reached in the literature, this dissertation aimed to identify how companies felt the need to work with intelligent products. The methodology used in the research is a multiple case study, qualitative with content analysis, exploratory and descriptive. The interviews were done through a questionnaire, with five companies from Rio Grande do Sul. Data analysis were performed with the aid of NVivo 12 software. This work addresses the needs, facilities and difficulties for the development of intelligent products from the internet of things and aims to contribute scientifically to the university and the administrators of the area. One of the main results observed through the research was a much greater tendency for smart products to succeed when their launch is linked to the goals and strategies of the organization, based on a common purpose among all the members. In addition, it has been realized that the companies that innovate tend to stay in the market, because the internet of things has a clearly beneficial effect. Finally, it is important to note that having the courage to innovate, evaluate the financial return and align innovation with the strategic planning of the company are essential elements when implementing products through the internet of things.Produtos novosInovações tecnológicasEmpresas - Rio Grande do SulNew productsTechnological innovationsBusiness enterprises - Rio Grande do Sul (Brazil)Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7516507390578188CARRER, M. L. F.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTHUMBNAILDissertacao Maria Luiza Furlanetto Carrer.pdf.jpgDissertacao Maria Luiza Furlanetto Carrer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/4/Dissertacao%20Maria%20Luiza%20Furlanetto%20Carrer.pdf.jpgb8f910048628e88758abc776af5dbfd4MD54ORIGINALDissertacao Maria Luiza Furlanetto Carrer.pdfDissertacao Maria Luiza Furlanetto Carrer.pdfapplication/pdf2173340https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/1/Dissertacao%20Maria%20Luiza%20Furlanetto%20Carrer.pdfa373bc5a22df29c64bf2c587ccc854c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTDissertacao Maria Luiza Furlanetto Carrer.pdf.txtDissertacao Maria Luiza Furlanetto Carrer.pdf.txtExtracted texttext/plain155957https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/3/Dissertacao%20Maria%20Luiza%20Furlanetto%20Carrer.pdf.txt6e1a0d501969d22bee7e258b49192fc5MD5311338/45162019-04-12 06:02:01.853oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-04-12T06:02:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
title Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
spellingShingle Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
Carrer, Maria Luiza Furlanetto
Produtos novos
Inovações tecnológicas
Empresas - Rio Grande do Sul
New products
Technological innovations
Business enterprises - Rio Grande do Sul (Brazil)
title_short Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
title_full Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
title_fullStr Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
title_sort Inovação de produtos inteligentes a partir da internet das coisas : um estudo de casos múltiplos em empresas do Rio Grande do Sul
author Carrer, Maria Luiza Furlanetto
author_facet Carrer, Maria Luiza Furlanetto
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Larentis, Fabiano
Eberle, Luciene
Ganzer, Paula Patrícia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrer, Maria Luiza Furlanetto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munhoz Olea, Pelayo
contributor_str_mv Munhoz Olea, Pelayo
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos novos
Inovações tecnológicas
Empresas - Rio Grande do Sul
topic Produtos novos
Inovações tecnológicas
Empresas - Rio Grande do Sul
New products
Technological innovations
Business enterprises - Rio Grande do Sul (Brazil)
dc.subject.eng.fl_str_mv New products
Technological innovations
Business enterprises - Rio Grande do Sul (Brazil)
description A inovação e a implementação de produtos inteligentes têm crescido nos últimos anos, tendo em vista que o desenvolvimento das novas tecnologias possibilita que os produtos sejam adaptativos e gerem facilidades para o ser humano. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como se incorpora a internet das coisas em produtos inteligentes, com base em uma das dimensões de Oslo: inovação de produto. Para tanto, explora-se o tema “internet das coisas”, fundamentado nos produtos inteligentes. A partir do estudo da literatura, buscou-se identificar como as empresas sentiram a necessidade de trabalhar com produtos inteligentes. A metodologia utilizada na pesquisa é um estudo de casos múltiplos, sendo ela descrita como qualitativa com análise de conteúdo, exploratória e descritiva. As entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro de questões com cinco profissionais que atuam em empresas do Rio Grande do Sul, e os dados foram analisados com auxílio do software NVivo 12. Este trabalho aborda, nesse contexto, as necessidades, facilidades e dificuldades para o desenvolvimento de produtos inteligentes a partir da internet das coisas e visa contribuir cientificamente com a universidade e os administradores da área. Um dos principais resultados observados através da pesquisa realizada foi uma tendência muito maior de os produtos inteligentes terem sucesso quando seu lançamento está vinculado às metas e estratégias da organização, em função de um propósito comum entre todos os integrantes. Além disso, percebeu-se que as empresas que inovam tendem a se manter no mercado, pois a internet das coisas tem um efeito claramente benéfico. Por fim, destaca-se que ter coragem de inovar, avaliar o retorno financeiro e alinhar a inovação com o planejamento estratégico da empresa são elementos essenciais ao implementar produtos através da internet das coisas.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T17:54:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-05T17:54:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4516
url https://repositorio.ucs.br/11338/4516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/4/Dissertacao%20Maria%20Luiza%20Furlanetto%20Carrer.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/1/Dissertacao%20Maria%20Luiza%20Furlanetto%20Carrer.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4516/3/Dissertacao%20Maria%20Luiza%20Furlanetto%20Carrer.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b8f910048628e88758abc776af5dbfd4
a373bc5a22df29c64bf2c587ccc854c7
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
6e1a0d501969d22bee7e258b49192fc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308891451195392