Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10913 |
Resumo: | O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_fbcd84251ec4c2cea47361ea0ffce1eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10913 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Carina deWebber, Carine GeltrudesNotare, Márcia RodriguesSauer, Laurete Zanol2022-08-30T13:39:03Z2022-08-30T13:39:03Z2022-08-302022-07-12https://repositorio.ucs.br/11338/10913O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor]The present work deals with the learning of the quadratic equation, in the Mathematics subject, seeking to expose its relevance to the solution of problems in several areas of knowledge. Therefore, it is important that students, since elementary school, when the aforementioned equation is presented, take ownership of the knowledge of its concept, as well as its resolution and important properties. For this purpose, a didactic sequence was planned, elaborated and applied, which was the object of the research and which originated the educational product of this Master's dissertation. In the stages of development of the aforementioned didactic sequence, different strategies were promoted with the intention of helping in the teaching and learning processes of this very important topic. With well-defined objectives, aiming at the assimilation of concepts and seeking to rescue what the learner already knows, contextualized activities were promoted, with and without the use of educational apps, in addition to games, with the intention of also promoting the necessary motivation. for a socializing formation. The analysis of the data produced in the research showed that most of the participating students managed to establish relationships between new knowledge and preexisting concepts in the cognitive structure. It is understood, therefore, that the planned and applied UEPS has the potential to promote meaningful learning of concepts and applications of quadratic equations. [resumo fornecido pelo autor]engporEquaçõesMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemJogos educativosEquationsMathematics - Study and teachingLearningEducational gamesEquação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4461576954074855Oliveira, Carina deMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-08-29ORIGINALDissertação Carina de Oliveira.pdfDissertação Carina de Oliveira.pdfapplication/pdf4184250https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf88e953614b4296d7a236d59dc43502bfMD51Produto educacional Carina de Oliveira.pdfProduto educacional Carina de Oliveira.pdfapplication/pdf2903418https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/2/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf74602c4893ee7ce6b720a337a50d885bMD52TEXTDissertação Carina de Oliveira.pdf.txtDissertação Carina de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain216843https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txt8d31ba3ed951bdd0023d7e8d50684de4MD53Produto educacional Carina de Oliveira.pdf.txtProduto educacional Carina de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain61075https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/5/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txta38883e6017e8c4cf1a422acdef9f0bfMD55THUMBNAILDissertação Carina de Oliveira.pdf.jpgDissertação Carina de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpgcc5d979e72cb10093f01559e1df5ed4bMD54Produto educacional Carina de Oliveira.pdf.jpgProduto educacional Carina de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1843https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/6/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpg743f3eb8b617aec7ac72120d818b1facMD5611338/109132022-10-18 17:46:37.644oai:repositorio.ucs.br:11338/10913Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:11.129888Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
title |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa Oliveira, Carina de Equações Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Jogos educativos Equations Mathematics - Study and teaching Learning Educational games |
title_short |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
title_full |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
title_sort |
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa |
author |
Oliveira, Carina de |
author_facet |
Oliveira, Carina de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes Notare, Márcia Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carina de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sauer, Laurete Zanol |
contributor_str_mv |
Sauer, Laurete Zanol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equações Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Jogos educativos Equations Mathematics - Study and teaching Learning Educational games |
topic |
Equações Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Jogos educativos Equations Mathematics - Study and teaching Learning Educational games |
description |
O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que os estudantes, desde o Ensino Fundamental, quando a referida equação é apresentada, se apropriem do conhecimento de seu conceito, bem como de sua resolução e propriedades importantes. Com tal finalidade foi planejada, elaborada e aplicada uma sequência didática, que foi objeto da pesquisa e que originou o produto educacional desta dissertação de Mestrado. Nas etapas de desenvolvimento da referida sequência didática, foram promovidas diferentes estratégias com a intenção de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem deste tema tão importante. Com objetivos bem-definidos, visando à assimilação de conceitos e procurando resgatar o que o aprendiz já conhece, foram promovidas atividades contextualizadas, com e sem a utilização de aplicativos educacionais, além de jogos, com a intenção de, também, promover a motivação necessária para uma formação socializadora. A análise dos dados produzidos na pesquisa mostrou que grande parte dos estudantes participantes conseguiu estabelecer relações entre os novos conhecimentos e os conceitos preexistentes na estrutura cognitiva. Entende-se, pois, que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa planejada e aplicada tem potencial para promover aprendizagem significativa de conceitos e aplicações das equações do segundo grau. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-07-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-30T13:39:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-30T13:39:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10913 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/2/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/5/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10913/6/Produto%20educacional%20Carina%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88e953614b4296d7a236d59dc43502bf 74602c4893ee7ce6b720a337a50d885b 8d31ba3ed951bdd0023d7e8d50684de4 a38883e6017e8c4cf1a422acdef9f0bf cc5d979e72cb10093f01559e1df5ed4b 743f3eb8b617aec7ac72120d818b1fac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258424984535040 |