Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Caroline Capellini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5902
Resumo: A pesquisa por meio da história oral pressupõe uma análise das memórias e das narrativas do sujeito sobre si. Para a elaboração do presente trabalho, foram consideradas as metodologias de pesquisa da história oral e a prosopografia (método de análise social a partir de questões que ligam determinados sujeitos históricos de um universo em comum). Sendo assim, o objeto de pesquisa neste trabalho são as narrativas de três professoras do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). São relatos sobre suas vivências em comum como estudantes do curso de História da UCS, em um período relativamente próximo, sobre a constituição como docentes e sobre o retorno à Universidade como professoras e colegas. A escolha por abordar a trajetória de três mulheres é, sobretudo, um recorte de gênero, priorizando dar espaço às mulheres falarem sobre suas vivências enquanto estudantes do nível superior e, depois, como professoras. Além disso, busca-se analisar a formação acadêmica e profissional dessas mulheres no contexto de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e durante o período da Ditadura Civil Militar (sic).
id UCS_fcf74369d9135fe597cacb8e654e5657
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5902
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Souza, Caroline CapelliniCardoso, Eliane Machado CorreaXerri, Eliana GaspariniXerri, Eliana Gasparini2020-04-22T14:56:18Z2020-04-22T14:56:18Z2019-12-222019https://repositorio.ucs.br/11338/5902A pesquisa por meio da história oral pressupõe uma análise das memórias e das narrativas do sujeito sobre si. Para a elaboração do presente trabalho, foram consideradas as metodologias de pesquisa da história oral e a prosopografia (método de análise social a partir de questões que ligam determinados sujeitos históricos de um universo em comum). Sendo assim, o objeto de pesquisa neste trabalho são as narrativas de três professoras do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). São relatos sobre suas vivências em comum como estudantes do curso de História da UCS, em um período relativamente próximo, sobre a constituição como docentes e sobre o retorno à Universidade como professoras e colegas. A escolha por abordar a trajetória de três mulheres é, sobretudo, um recorte de gênero, priorizando dar espaço às mulheres falarem sobre suas vivências enquanto estudantes do nível superior e, depois, como professoras. Além disso, busca-se analisar a formação acadêmica e profissional dessas mulheres no contexto de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e durante o período da Ditadura Civil Militar (sic).The research through oral history presupposes an analysis of memories and narratives about one?s self. For the elaboration of this research, the inquiry methodologies of oral history and prosopography - a method of social analysis of matters that link determined historical subjects in a common universe - were considered. Therefore, the objects of inquiry in this work are the narratives of three professors of the History course at the University of Caxias do Sul (UCS) about their experiences as History students at UCS, in a relatively close period of time, their stories about the teaching formation, and their return to the university as professors and colleagues. The choice for approaching three women's trajectories is, above all, a gender clipping, that prioritizes giving women space to talk about their experiences as higher education students and after as professors, and moreover, an analysis of these women's academic and professional formation in the context of a city from the interior of Rio Grande do Sul during the civil-military dictatorship period (sic).Ensino superiorHistória oralProsopografiaProfessorasEstudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em HistóriaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-06 00:00:00ORIGINALTCC Caroline Capellini Souza.pdfTCC Caroline Capellini Souza.pdfapplication/pdf571724https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5902/1/TCC%20Caroline%20Capellini%20Souza.pdf8cacdf0cbd518dda3654e266d49a98f7MD51TEXTTCC Caroline Capellini Souza.pdf.txtTCC Caroline Capellini Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain72428https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5902/2/TCC%20Caroline%20Capellini%20Souza.pdf.txtbeb4edba1091bb2ffc33664f65ea8f05MD52THUMBNAILTCC Caroline Capellini Souza.pdf.jpgTCC Caroline Capellini Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5902/3/TCC%20Caroline%20Capellini%20Souza.pdf.jpg6c4209a4e83de2704fd5588ef9cc9731MD5311338/59022020-04-23 06:01:06.661oai:repositorio.ucs.br:11338/5902Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-04-23T06:01:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
title Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
spellingShingle Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
Souza, Caroline Capellini
Ensino superior
História oral
Prosopografia
Professoras
title_short Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
title_full Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
title_fullStr Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
title_sort Estudo prosopográfico : as mulheres na docência do curso de História da Universidade de Caxias do Sul
author Souza, Caroline Capellini
author_facet Souza, Caroline Capellini
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Cardoso, Eliane Machado Correa
Xerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Caroline Capellini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xerri, Eliana Gasparini
contributor_str_mv Xerri, Eliana Gasparini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
História oral
Prosopografia
Professoras
topic Ensino superior
História oral
Prosopografia
Professoras
description A pesquisa por meio da história oral pressupõe uma análise das memórias e das narrativas do sujeito sobre si. Para a elaboração do presente trabalho, foram consideradas as metodologias de pesquisa da história oral e a prosopografia (método de análise social a partir de questões que ligam determinados sujeitos históricos de um universo em comum). Sendo assim, o objeto de pesquisa neste trabalho são as narrativas de três professoras do curso de História da Universidade de Caxias do Sul (UCS). São relatos sobre suas vivências em comum como estudantes do curso de História da UCS, em um período relativamente próximo, sobre a constituição como docentes e sobre o retorno à Universidade como professoras e colegas. A escolha por abordar a trajetória de três mulheres é, sobretudo, um recorte de gênero, priorizando dar espaço às mulheres falarem sobre suas vivências enquanto estudantes do nível superior e, depois, como professoras. Além disso, busca-se analisar a formação acadêmica e profissional dessas mulheres no contexto de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e durante o período da Ditadura Civil Militar (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-22T14:56:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-22T14:56:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5902
url https://repositorio.ucs.br/11338/5902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5902/1/TCC%20Caroline%20Capellini%20Souza.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5902/2/TCC%20Caroline%20Capellini%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5902/3/TCC%20Caroline%20Capellini%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cacdf0cbd518dda3654e266d49a98f7
beb4edba1091bb2ffc33664f65ea8f05
6c4209a4e83de2704fd5588ef9cc9731
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898768158720