Fatores motivacionais e higiênicos nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceratti, Adolar Claudio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4669
Resumo: Estudar os fatores motivações e higiênicos como processo de motivação bem como as teorias utilizadas para motivar as pessoas a fim de atingir os objetivos das empresas mantendo e preservando o capital humano dentro das mesmas, torna-se cada vez mais importante. O presente estudo, objetivou-se identificar os fatores motivacionais e higiênicos que são percebidos pelos funcionários de uma empresa do ramo plástico da cidade de Caxias do Sul, com base na Teoria Bifatorial de Herzberg e que contribuem para a satisfação no trabalho. O estudo é de natureza descritiva e quantitativa. A amostra final foi de 73 participantes. Os dados foram obtidos por meio de um questionário formado de 14 perguntas com uma escala de 5 pontos do tipo Likert, aplicado pessoalmente. Os resultados obtidos permitiram concluir que, participantes da pesquisa estão satisfeitos com todas as variáveis que compõem os fatores motivacionais e que mostraram indiferentes somente em dois dos fatores higiênicos, seja, “Estou satisfeito com minha remuneração” e “O meu trabalho me proporciona status”. Também confirmou-se através da análise de correlação de Spearman, que não existe correlação significativa entre os fatores motivacionais e os fatores higiênicos, ou seja, o coeficiente de correlação foi de 0,281 para um p=0,047, pois o nível de significância foi de 5%. Todos os objetivos específicos delineados foram atingidos. [resumo fornecido pelo autor]
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