REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sónia Mairos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062
Resumo: Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projecto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos factores analisados nas componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projectos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o auto-conceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Note-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática.
id UDESC-0_00f4783325b0434c948d6bf8befe5bbb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2062
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projecto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos factores analisados nas componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projectos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o auto-conceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Note-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 111 - 1301984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062/1727Nogueira, Sónia Mairosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2062Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
title REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
spellingShingle REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
Nogueira, Sónia Mairos
title_short REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
title_full REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
title_fullStr REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
title_full_unstemmed REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
title_sort REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
author Nogueira, Sónia Mairos
author_facet Nogueira, Sónia Mairos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Sónia Mairos
description Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projecto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos factores analisados nas componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projectos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o auto-conceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Note-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062/1727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 111 - 130
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407877476353