REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062 |
Resumo: | Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projecto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos factores analisados nas componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projectos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o auto-conceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Note-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática. |
id |
UDESC-0_00f4783325b0434c948d6bf8befe5bbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2062 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projecto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos factores analisados nas componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projectos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o auto-conceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Note-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2011-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 111 - 1301984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062/1727Nogueira, Sónia Mairosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2062Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
title |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
spellingShingle |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner Nogueira, Sónia Mairos |
title_short |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
title_full |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
title_fullStr |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
title_full_unstemmed |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
title_sort |
REVISITANDO A AUTODIRECÇÃO NA APRENDIZAGEM: atributos e características do educando autodirigido REVISITING SELF-DIRECTED LEARNING: attributes and characteristics of the self-directed learner |
author |
Nogueira, Sónia Mairos |
author_facet |
Nogueira, Sónia Mairos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Sónia Mairos |
description |
Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projecto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos factores analisados nas componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projectos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o auto-conceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Note-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2062/1727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 12 n. 1 (2011): Arquitetura Escolar; 111 - 130 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407877476353 |