Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200 |
Resumo: | O presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência. |
id |
UDESC-0_03277eb9d4ea7e86561621aeba10a5a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11940 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na crecheO presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 200 - 2171984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPandini-Simiano, LucianeSilva, Clara MariaBarbosa, Maria Carmen Silveira2018-05-16T12:08:33Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11940Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-05-16T12:08:33Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
title |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
spellingShingle |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche Pandini-Simiano, Luciane |
title_short |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
title_full |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
title_fullStr |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
title_full_unstemmed |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
title_sort |
Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche |
author |
Pandini-Simiano, Luciane |
author_facet |
Pandini-Simiano, Luciane Silva, Clara Maria Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Clara Maria Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pandini-Simiano, Luciane Silva, Clara Maria Barbosa, Maria Carmen Silveira |
description |
O presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 200 - 217 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409437757441 |