Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pandini-Simiano, Luciane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Clara Maria, Barbosa, Maria Carmen Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200
Resumo: O presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência.
id UDESC-0_03277eb9d4ea7e86561621aeba10a5a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11940
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na crecheO presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 200 - 2171984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPandini-Simiano, LucianeSilva, Clara MariaBarbosa, Maria Carmen Silveira2018-05-16T12:08:33Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11940Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-05-16T12:08:33Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
title Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
spellingShingle Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
Pandini-Simiano, Luciane
title_short Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
title_full Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
title_fullStr Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
title_full_unstemmed Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
title_sort Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche
author Pandini-Simiano, Luciane
author_facet Pandini-Simiano, Luciane
Silva, Clara Maria
Barbosa, Maria Carmen Silveira
author_role author
author2 Silva, Clara Maria
Barbosa, Maria Carmen Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pandini-Simiano, Luciane
Silva, Clara Maria
Barbosa, Maria Carmen Silveira
description O presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 200 - 217
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409437757441