Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/S1678-4634202248246869por |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605 |
Resumo: | O presente texto tematiza a documentação pedagógica e o princípio estético estabelecido nas diretrizes da educação infantil. Tem por objetivo analisar em que medida o percurso de documentar contribui para ampliar a sensibilidade, a produção de sentidos e as possibilidades de viver em companhia na educação infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, parte da seguinte questão: o gesto de documentar sensibiliza as professoras para o encontro e o viver junto na educação infantil? O estudo realizado no âmbito do mestrado em educação teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na educação infantil e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais, as documentações e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre as diretrizes normativas e diferentes autores, destaca-se o princípio estético no gesto de documentar, porque o encontro com o sensível permite o alargamento de fronteiras, a possibilidade de afetação e a busca por significados e sentidos nas relações tecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professoras, construída pela via do percurso de documentar, possibilita questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, realizando deslocamentos importantes nas formas de ser, estar e viver em companhia na educação infantil. |
id |
USP-11_0623a7e247e5f77c11bfe8358b14ed39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/204605 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estéticoPedagogical documentation in a formative experience in early childhood education: a look at the aesthetic principleEarly childhood educationPedagogical documentationAesthetic principleEducação infantilDocumentação pedagógicaPrincípio estéticoO presente texto tematiza a documentação pedagógica e o princípio estético estabelecido nas diretrizes da educação infantil. Tem por objetivo analisar em que medida o percurso de documentar contribui para ampliar a sensibilidade, a produção de sentidos e as possibilidades de viver em companhia na educação infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, parte da seguinte questão: o gesto de documentar sensibiliza as professoras para o encontro e o viver junto na educação infantil? O estudo realizado no âmbito do mestrado em educação teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na educação infantil e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais, as documentações e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre as diretrizes normativas e diferentes autores, destaca-se o princípio estético no gesto de documentar, porque o encontro com o sensível permite o alargamento de fronteiras, a possibilidade de afetação e a busca por significados e sentidos nas relações tecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professoras, construída pela via do percurso de documentar, possibilita questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, realizando deslocamentos importantes nas formas de ser, estar e viver em companhia na educação infantil.This article discusses the pedagogical documentation and the aesthetic principles established in the guidelines of early childhood education. It aims to review to what extent the documenting path contributes to expanding sensitivity, the production of meanings and the possibilities of living together in early childhood education. The research, conducted in a qualitative perspective, stems from the following question: Does the documenting gesture make teachers aware of meeting and be together in early childhood education? The study carried out within the scope of a master’s degree in education had as sample a group of ten teachers who worked in early childhood education and who participated in a formative experience carried out in an extension course woven along the course of documenting. The survey instruments included participants’ observation, written, photographic and audiovisual records, documentation and, above all, being together with the teachers. From the dialogue between the normative guidelines and different authors, the aesthetic principle in the gesture of documenting is highlighted, because the encounter with the sensitive allows the expansion of borders, the possibility of affectation and the search for meanings and senses in the relationships woven between children and adults in everyday education. The training experience with teachers, built through the path of documenting, makes it possible to question assumptions naturalized in pedagogical practice, making important shifts in the ways of being and staying together in early childhood education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/20460510.1590/S1678-4634202248246869porEducação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e246869Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e246869Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e2468691678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605/188211https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605/188213https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605/188214Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPandini-Simiano, Luciane Lisboa, Anna Carla Luz 2022-11-18T13:59:58Zoai:revistas.usp.br:article/204605Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-11-18T13:59:58Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético Pedagogical documentation in a formative experience in early childhood education: a look at the aesthetic principle |
title |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético |
spellingShingle |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético Pandini-Simiano, Luciane Early childhood education Pedagogical documentation Aesthetic principle Educação infantil Documentação pedagógica Princípio estético Pandini-Simiano, Luciane Early childhood education Pedagogical documentation Aesthetic principle Educação infantil Documentação pedagógica Princípio estético |
title_short |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético |
title_full |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético |
title_fullStr |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético |
title_full_unstemmed |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético |
title_sort |
Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético |
author |
Pandini-Simiano, Luciane |
author_facet |
Pandini-Simiano, Luciane Pandini-Simiano, Luciane Lisboa, Anna Carla Luz Lisboa, Anna Carla Luz |
author_role |
author |
author2 |
Lisboa, Anna Carla Luz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pandini-Simiano, Luciane Lisboa, Anna Carla Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Early childhood education Pedagogical documentation Aesthetic principle Educação infantil Documentação pedagógica Princípio estético |
topic |
Early childhood education Pedagogical documentation Aesthetic principle Educação infantil Documentação pedagógica Princípio estético |
description |
O presente texto tematiza a documentação pedagógica e o princípio estético estabelecido nas diretrizes da educação infantil. Tem por objetivo analisar em que medida o percurso de documentar contribui para ampliar a sensibilidade, a produção de sentidos e as possibilidades de viver em companhia na educação infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, parte da seguinte questão: o gesto de documentar sensibiliza as professoras para o encontro e o viver junto na educação infantil? O estudo realizado no âmbito do mestrado em educação teve como sujeitos um grupo de dez professoras que atuam na educação infantil e que participaram de uma experiência formativa realizada a partir de um curso de extensão tecido pelo percurso de documentar. A observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais, as documentações e, sobretudo, o estar junto com as professoras foram os instrumentos de pesquisa. A partir do diálogo entre as diretrizes normativas e diferentes autores, destaca-se o princípio estético no gesto de documentar, porque o encontro com o sensível permite o alargamento de fronteiras, a possibilidade de afetação e a busca por significados e sentidos nas relações tecidas entre crianças e adultos no cotidiano educativo. A experiência formativa com professoras, construída pela via do percurso de documentar, possibilita questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, realizando deslocamentos importantes nas formas de ser, estar e viver em companhia na educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605 10.1590/S1678-4634202248246869por |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202248246869por |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605/188211 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605/188213 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204605/188214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/xml application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e246869 Educação e Pesquisa; Vol. 48 Núm. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e246869 Educação e Pesquisa; Vol. 48 No. contínuo (2022): Educação e Pesquisa; e246869 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180747759321088 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-4634202248246869por |