Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014042 |
Resumo: | Nos anos 1970, a Universidade de Vincennes, cujo departamento de sociologia foi fundado por Jean-Claude Passeron e o de filosofia por Michel Foucault, é o lugar de uma tentativa original de democratização da universidade francesa. Após descrevermos as circunstâncias de criação e o seu público, faremos um balanço pedagógico desta experiência pedagógica fora do comum, sabendo que esta universidade acolheu em massa estudantes sem bacharelado, assim como uma grande proporção de estudantes assalariados. Um balanço um tanto modesto, uma vez que, sob a pressão política do momento, da desordem instaurada, assim como das oposições entre classes latentes, os professores e os estudantes não conseguiram entrar em acordo sobre princípios pedagógicos comuns mínimos. E um dos resultados no mínimo paradoxal dessa experiência é que os vincennois inventaram uma espécie de mercado livre acadêmico no qual reinou a concorrência carismática entre todos os professores. Palavras-chave: Universidade de Vincennes; Democratização; Pedagogia; Jean-Claude Passeron; Disciplina. |
id |
UDESC-0_0368d592e233d9717d3d570c5442bcae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5544 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980)Nos anos 1970, a Universidade de Vincennes, cujo departamento de sociologia foi fundado por Jean-Claude Passeron e o de filosofia por Michel Foucault, é o lugar de uma tentativa original de democratização da universidade francesa. Após descrevermos as circunstâncias de criação e o seu público, faremos um balanço pedagógico desta experiência pedagógica fora do comum, sabendo que esta universidade acolheu em massa estudantes sem bacharelado, assim como uma grande proporção de estudantes assalariados. Um balanço um tanto modesto, uma vez que, sob a pressão política do momento, da desordem instaurada, assim como das oposições entre classes latentes, os professores e os estudantes não conseguiram entrar em acordo sobre princípios pedagógicos comuns mínimos. E um dos resultados no mínimo paradoxal dessa experiência é que os vincennois inventaram uma espécie de mercado livre acadêmico no qual reinou a concorrência carismática entre todos os professores. Palavras-chave: Universidade de Vincennes; Democratização; Pedagogia; Jean-Claude Passeron; Disciplina.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381529201404210.5965/1984723815292014042Revista Linhas; v. 15 n. 29 (2014): Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS; 42 - 701984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014042/pdf_2Soulié, Charlesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:15Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5544Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:15Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
title |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
spellingShingle |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) Soulié, Charles |
title_short |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
title_full |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
title_fullStr |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
title_full_unstemmed |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
title_sort |
Uma tentativa de democratização universitária na França: história da universidade de Paris VIII Vincennes (1968-1980) |
author |
Soulié, Charles |
author_facet |
Soulié, Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soulié, Charles |
description |
Nos anos 1970, a Universidade de Vincennes, cujo departamento de sociologia foi fundado por Jean-Claude Passeron e o de filosofia por Michel Foucault, é o lugar de uma tentativa original de democratização da universidade francesa. Após descrevermos as circunstâncias de criação e o seu público, faremos um balanço pedagógico desta experiência pedagógica fora do comum, sabendo que esta universidade acolheu em massa estudantes sem bacharelado, assim como uma grande proporção de estudantes assalariados. Um balanço um tanto modesto, uma vez que, sob a pressão política do momento, da desordem instaurada, assim como das oposições entre classes latentes, os professores e os estudantes não conseguiram entrar em acordo sobre princípios pedagógicos comuns mínimos. E um dos resultados no mínimo paradoxal dessa experiência é que os vincennois inventaram uma espécie de mercado livre acadêmico no qual reinou a concorrência carismática entre todos os professores. Palavras-chave: Universidade de Vincennes; Democratização; Pedagogia; Jean-Claude Passeron; Disciplina. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014042 10.5965/1984723815292014042 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014042 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723815292014042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014042/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 15 n. 29 (2014): Heranças da sociologia de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de OS HERDEIROS; 42 - 70 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408374501376 |