Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6476 |
Resumo: | Este artigo se interessa pelas crenças religiosas dos estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, mostrando que elas variam fortemente em função das nacionalidades, origens, disciplinas cursadas. A fim de levar em conta efeitos de campo tão poderosos no nível do ensino superior parisiense, fizemos em seguida um retorno ao ensino secundário, depois às grandes escolas parisienses que exercem um papel central na produção das elites intelectuais e políticas à moda francesa: no caso a Escola Normal Superior da rua d’Ulm e Ciências Políticas Paris. Essa volta nos permitiu contextualizar os resultados obtidos na Paris 8, assim como começar a tomar consciência do peso da herança tanto histórica quanto religiosa na constituição do campo acadêmico parisiense. |
id |
UEMG-2_4f1681285852736700bddcb55a5169ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6476 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e históricaestudantesreligiõescamposistema educativohistóriaEste artigo se interessa pelas crenças religiosas dos estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, mostrando que elas variam fortemente em função das nacionalidades, origens, disciplinas cursadas. A fim de levar em conta efeitos de campo tão poderosos no nível do ensino superior parisiense, fizemos em seguida um retorno ao ensino secundário, depois às grandes escolas parisienses que exercem um papel central na produção das elites intelectuais e políticas à moda francesa: no caso a Escola Normal Superior da rua d’Ulm e Ciências Políticas Paris. Essa volta nos permitiu contextualizar os resultados obtidos na Paris 8, assim como começar a tomar consciência do peso da herança tanto histórica quanto religiosa na constituição do campo acadêmico parisiense.EDUEMG2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/647610.36704/eef.v25i46.6476Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 300-334Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 300-334Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 300-3342317-00931519-332210.36704/eef.v25i46reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6476/4240Copyright (c) 2022 Charles Souliéinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoulié, Charles2022-08-31T09:02:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6476Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-08-31T09:02:47Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
title |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
spellingShingle |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica Soulié, Charles estudantes religiões campo sistema educativo história |
title_short |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
title_full |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
title_fullStr |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
title_full_unstemmed |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
title_sort |
Os estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e a religião: : ensaio de contextualização social e histórica |
author |
Soulié, Charles |
author_facet |
Soulié, Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soulié, Charles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudantes religiões campo sistema educativo história |
topic |
estudantes religiões campo sistema educativo história |
description |
Este artigo se interessa pelas crenças religiosas dos estudantes da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, mostrando que elas variam fortemente em função das nacionalidades, origens, disciplinas cursadas. A fim de levar em conta efeitos de campo tão poderosos no nível do ensino superior parisiense, fizemos em seguida um retorno ao ensino secundário, depois às grandes escolas parisienses que exercem um papel central na produção das elites intelectuais e políticas à moda francesa: no caso a Escola Normal Superior da rua d’Ulm e Ciências Políticas Paris. Essa volta nos permitiu contextualizar os resultados obtidos na Paris 8, assim como começar a tomar consciência do peso da herança tanto histórica quanto religiosa na constituição do campo acadêmico parisiense. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6476 10.36704/eef.v25i46.6476 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6476 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i46.6476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6476/4240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Charles Soulié info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Charles Soulié |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 300-334 Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 300-334 Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 300-334 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i46 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470436425728 |