As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Dirce Aparecida Foletto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Joyce, Gouveia, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015214
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral analisar as percepções que os discentes do Curso de Pedagogia têm sobre as tecnologias digitais no seu processo de formação, verificando se a formação vivenciada por eles na graduação agregou contribuições para uso em sua futura atuação docente e, se as experiências vivenciadas no curso, em relação ao uso das tecnologias, favoreceram para lhes dar a necessária segurança em relação à utilização das novas tecnologias digitais no contexto pedagógico. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaram-se como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório-explicativo. A revisão bibliográfica e um questionário compõem o conjunto de procedimentos investigativos. O cenário da pesquisa foi representado por uma universidade pública do interior do estado do Paraná e, como público, foram eleitos os discentes do último ano de um Curso de Pedagogia. Os resultados elucidam que os discentes finalizam seu curso com um arcabouço muito restrito no que se refere aos aspectos pedagógicos e técnicos para o uso das tecnologias digitais na educação e, ainda revelam que somente uma disciplina trata da temática durante o curso, fator que limita as experiências voltadas à docência e acarreta insegurança. Outro aspecto relevante se refere à limitada formação dos docentes formadores e a maneira como usam as tecnologias digitais em suas aulas.Palavras-chave: Professores; Formação tecnológica educacional; Ensino; Aprendizagem.
id UDESC-0_07ebbea86865e7556ad4847b3ede928f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3470
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogoEste artigo tem como objetivo geral analisar as percepções que os discentes do Curso de Pedagogia têm sobre as tecnologias digitais no seu processo de formação, verificando se a formação vivenciada por eles na graduação agregou contribuições para uso em sua futura atuação docente e, se as experiências vivenciadas no curso, em relação ao uso das tecnologias, favoreceram para lhes dar a necessária segurança em relação à utilização das novas tecnologias digitais no contexto pedagógico. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaram-se como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório-explicativo. A revisão bibliográfica e um questionário compõem o conjunto de procedimentos investigativos. O cenário da pesquisa foi representado por uma universidade pública do interior do estado do Paraná e, como público, foram eleitos os discentes do último ano de um Curso de Pedagogia. Os resultados elucidam que os discentes finalizam seu curso com um arcabouço muito restrito no que se refere aos aspectos pedagógicos e técnicos para o uso das tecnologias digitais na educação e, ainda revelam que somente uma disciplina trata da temática durante o curso, fator que limita as experiências voltadas à docência e acarreta insegurança. Outro aspecto relevante se refere à limitada formação dos docentes formadores e a maneira como usam as tecnologias digitais em suas aulas.Palavras-chave: Professores; Formação tecnológica educacional; Ensino; Aprendizagem.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381630201521410.5965/1984723816302015214Revista Linhas; v. 16 n. 30 (2015): Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares; 214 - 2341984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015214/pdf_57Moraes, Dirce Aparecida FolettoGomes, JoyceGouveia, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3470Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
title As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
spellingShingle As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
Moraes, Dirce Aparecida Foletto
title_short As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
title_full As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
title_fullStr As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
title_full_unstemmed As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
title_sort As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
author Moraes, Dirce Aparecida Foletto
author_facet Moraes, Dirce Aparecida Foletto
Gomes, Joyce
Gouveia, Sergio
author_role author
author2 Gomes, Joyce
Gouveia, Sergio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Dirce Aparecida Foletto
Gomes, Joyce
Gouveia, Sergio
description Este artigo tem como objetivo geral analisar as percepções que os discentes do Curso de Pedagogia têm sobre as tecnologias digitais no seu processo de formação, verificando se a formação vivenciada por eles na graduação agregou contribuições para uso em sua futura atuação docente e, se as experiências vivenciadas no curso, em relação ao uso das tecnologias, favoreceram para lhes dar a necessária segurança em relação à utilização das novas tecnologias digitais no contexto pedagógico. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaram-se como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório-explicativo. A revisão bibliográfica e um questionário compõem o conjunto de procedimentos investigativos. O cenário da pesquisa foi representado por uma universidade pública do interior do estado do Paraná e, como público, foram eleitos os discentes do último ano de um Curso de Pedagogia. Os resultados elucidam que os discentes finalizam seu curso com um arcabouço muito restrito no que se refere aos aspectos pedagógicos e técnicos para o uso das tecnologias digitais na educação e, ainda revelam que somente uma disciplina trata da temática durante o curso, fator que limita as experiências voltadas à docência e acarreta insegurança. Outro aspecto relevante se refere à limitada formação dos docentes formadores e a maneira como usam as tecnologias digitais em suas aulas.Palavras-chave: Professores; Formação tecnológica educacional; Ensino; Aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015214
10.5965/1984723816302015214
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015214
identifier_str_mv 10.5965/1984723816302015214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015214/pdf_57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 16 n. 30 (2015): Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares; 214 - 234
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408285372416