FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pischetola, Magda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089
Resumo: Muitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural.
id UDESC-0_13308b81aea0fb344d49a8a07821e35d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2975
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEISMuitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 89 - 981984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089/2136Pischetola, Magdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2975Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
Pischetola, Magda
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
author Pischetola, Magda
author_facet Pischetola, Magda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pischetola, Magda
description Muitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089/2136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 89 - 98
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407990722561