FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089 |
Resumo: | Muitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural. |
id |
UDESC-0_13308b81aea0fb344d49a8a07821e35d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2975 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEISMuitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 89 - 981984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089/2136Pischetola, Magdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2975Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS Pischetola, Magda |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS |
author |
Pischetola, Magda |
author_facet |
Pischetola, Magda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pischetola, Magda |
description |
Muitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012089/2136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 13 n. 2 (2012): Dossiê: Contextos Educativos com Tecnologias: abordagens contemporâneas; 89 - 98 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407990722561 |