“O senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz, então me ajuda”: notas freirianas sobre a relação educador-educando no ensino-aprendizagem on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malaggi, Vitor
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Juliano Tonezer da, Teixeira, Adriano Canabarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018182
Resumo: O objetivo nuclear do presente artigo centra-se na discussão de como as reflexões freirianas sobre a superação da contradição educador-educando podem ser referenciadas para repensar as relações de ensino-aprendizagem entre discentes e docentes, no contexto de apropriação pedagógica das Tecnologias Digitais de Rede (TDRs). Tal debate aponta para a necessidade de ruptura com as práticas docentes autoritárias e verticais emergidas da Escola Tradicional (ou, na terminologia freiriana, da Educação Bancária), bem como daquelas de cunho espontaneísta, tencionadas pela reapropriação dos ideais escolanovistas no contexto tecno-educativo do século XXI. Para tanto, as reflexões propostas são amparadas no referencial teórico de Paulo Freire e Marco Silva, no que se refere aos papeis/funções de educandos e educadores nas relações de ensino-aprendizagem perpassadas pela apropriação pedagógica das características comunicativo-interativas das TDRs. Nesse sentido, pontua-se que tal apropriação, para ser crítica e criativa, torna imperiosa a assunção da liberdade dos educandos enquanto sujeitos da apreensão dialógica dos objetos cognoscentes no seio dos processos educativos. Da mesma forma, faz-se essencial reafirmar a autoridade do educador e a diretividade inerente ao seu quefazer docente, enquanto profissional responsável pela materialidade da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica com os seus educandos. Em suma, a interatividade das TDRs encontra na educação dialógico-problematizadora um aporte teórico para o desenvolvimento de processos comunicativo-educativos de apropriação e (re)criação  colaborativa, por educandos-educadores e educadores-educandos, dos objetos cognoscentes mediatizadores das relações de ensino-aprendizagem. Sem que, com isso, seja dissipada a especificidade dos papéis/funções de cada um destes sujeitos nos contextos educativos perpassados pelas tecnologias interativas.Palavras-chave: Professores e Alunos. Tecnologia Educacional. Educação – Teoria. Freire, Paulo, 1921-1997.
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