A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantin Schnell, Roberta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Quartiero, Elisa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1879
Resumo: Neste artigo buscamos ampliar a discussão sobre os sentidos da “globalização” a partir da discussão sobre inclusão digital – acesso às tecnologias de informação e de comunicação/TIC – e as consequências e desafios para a educação. Dentro deste cenário, discutimos a produção teórica na área de educação sobre a incorporação das TICs no espaço educacional e a importância da formação continuada de professores neste processo. Enfatizamos que a discussão sobre a incorporação dos computadores e da internet na estrutura educacional inclui a necessidade de integrar os instrumentos tanto no nível de concepção quanto no da prática, levando em conta a complexidade da relação entre estes equipamentos e os conhecimentos e técnicas utilizados pelos docentes. Palavras-Chave: Globalização. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Formação de Professores. Tecnologia e Educação.   Abstract In this article we seek to broaden the discussion on the meanings of ";globalization"; from the discussion of digital inclusion - access to information technologies and communication / ICT - and the consequences and challenges for education. Within this scenario, we discuss the theoretical production in education on the incorporation of ICT in education space and the importance of continuing education for teachers in this process. We emphasize that the discussion on the embodiment of computers and the Internet in the educational structure includes the necessity to integrate the instruments at both the design and in practice, taking into account the complexity of the relationship between such equipment and the knowledge and techniques used by teachers. Keyworks: Globalization. Education and Technology. Information Technologies and Communication / ICT. Education for Teachers.  
id UDESC-0_31b9730586cb6f9523eaf94f46f80b34
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1879
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for educationNeste artigo buscamos ampliar a discussão sobre os sentidos da “globalização” a partir da discussão sobre inclusão digital – acesso às tecnologias de informação e de comunicação/TIC – e as consequências e desafios para a educação. Dentro deste cenário, discutimos a produção teórica na área de educação sobre a incorporação das TICs no espaço educacional e a importância da formação continuada de professores neste processo. Enfatizamos que a discussão sobre a incorporação dos computadores e da internet na estrutura educacional inclui a necessidade de integrar os instrumentos tanto no nível de concepção quanto no da prática, levando em conta a complexidade da relação entre estes equipamentos e os conhecimentos e técnicas utilizados pelos docentes. Palavras-Chave: Globalização. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Formação de Professores. Tecnologia e Educação.   Abstract In this article we seek to broaden the discussion on the meanings of ";globalization"; from the discussion of digital inclusion - access to information technologies and communication / ICT - and the consequences and challenges for education. Within this scenario, we discuss the theoretical production in education on the incorporation of ICT in education space and the importance of continuing education for teachers in this process. We emphasize that the discussion on the embodiment of computers and the Internet in the educational structure includes the necessity to integrate the instruments at both the design and in practice, taking into account the complexity of the relationship between such equipment and the knowledge and techniques used by teachers. Keyworks: Globalization. Education and Technology. Information Technologies and Communication / ICT. Education for Teachers.  Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1879Revista Linhas; v. 10 n. 2 (2009): Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate; 104-1261984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1879/1470Fantin Schnell, RobertaQuartiero, Elisa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1879Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
title A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
spellingShingle A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
Fantin Schnell, Roberta
title_short A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
title_full A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
title_fullStr A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
title_full_unstemmed A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
title_sort A sociedade da informação e os novos desafios para a educaçãoThe information society and the new challenges for education
author Fantin Schnell, Roberta
author_facet Fantin Schnell, Roberta
Quartiero, Elisa Maria
author_role author
author2 Quartiero, Elisa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantin Schnell, Roberta
Quartiero, Elisa Maria
description Neste artigo buscamos ampliar a discussão sobre os sentidos da “globalização” a partir da discussão sobre inclusão digital – acesso às tecnologias de informação e de comunicação/TIC – e as consequências e desafios para a educação. Dentro deste cenário, discutimos a produção teórica na área de educação sobre a incorporação das TICs no espaço educacional e a importância da formação continuada de professores neste processo. Enfatizamos que a discussão sobre a incorporação dos computadores e da internet na estrutura educacional inclui a necessidade de integrar os instrumentos tanto no nível de concepção quanto no da prática, levando em conta a complexidade da relação entre estes equipamentos e os conhecimentos e técnicas utilizados pelos docentes. Palavras-Chave: Globalização. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Formação de Professores. Tecnologia e Educação.   Abstract In this article we seek to broaden the discussion on the meanings of ";globalization"; from the discussion of digital inclusion - access to information technologies and communication / ICT - and the consequences and challenges for education. Within this scenario, we discuss the theoretical production in education on the incorporation of ICT in education space and the importance of continuing education for teachers in this process. We emphasize that the discussion on the embodiment of computers and the Internet in the educational structure includes the necessity to integrate the instruments at both the design and in practice, taking into account the complexity of the relationship between such equipment and the knowledge and techniques used by teachers. Keyworks: Globalization. Education and Technology. Information Technologies and Communication / ICT. Education for Teachers.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1879
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1879/1470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 10 n. 2 (2009): Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate; 104-126
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407604846592