Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020252 |
Resumo: | Gramsci avança em relação à interpretação de Marx, que fundamenta suas reflexões sobre a exploração da classe dominada pela classe dominante. Em contribuição às análises de Marx, Gramsci desenvolve uma interpretação original, destacando o papel dos intelectuais orgânicos no processo revolucionário por meio da conquista da hegemonia. O presente artigo tem como objetivo, portanto, investigar as contribuições de Antonio Gramsci para a Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou analisar alguns conceitos importantes para Gramsci, como a escola unitária. Como resultados, destaca-se que compete ao espaço escolar, por meio de intelectuais orgânicos, formar as futuras gerações e esclarecer os filhos da classe trabalhadora sobre os processos de dominação da classe burguesa, de forma a emancipá-los da dominação. Nessa perspectiva, este artigo demonstra, conforme Gramsci, o não aceite de uma escola para a classe trabalhadora e outra para a elite. É necessário que prevaleça a escola unitária, capaz de proporcionar à classe trabalhadora iguais oportunidades de realização e de apropriação do saber e da cultura.Palavras-chave: Hegemonia. Práxis (Filosofia). Educação - Filosofia. |
id |
UDESC-0_33243c3f2342084034a0b7300834cd20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13211 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo GramsciGramsci avança em relação à interpretação de Marx, que fundamenta suas reflexões sobre a exploração da classe dominada pela classe dominante. Em contribuição às análises de Marx, Gramsci desenvolve uma interpretação original, destacando o papel dos intelectuais orgânicos no processo revolucionário por meio da conquista da hegemonia. O presente artigo tem como objetivo, portanto, investigar as contribuições de Antonio Gramsci para a Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou analisar alguns conceitos importantes para Gramsci, como a escola unitária. Como resultados, destaca-se que compete ao espaço escolar, por meio de intelectuais orgânicos, formar as futuras gerações e esclarecer os filhos da classe trabalhadora sobre os processos de dominação da classe burguesa, de forma a emancipá-los da dominação. Nessa perspectiva, este artigo demonstra, conforme Gramsci, o não aceite de uma escola para a classe trabalhadora e outra para a elite. É necessário que prevaleça a escola unitária, capaz de proporcionar à classe trabalhadora iguais oportunidades de realização e de apropriação do saber e da cultura.Palavras-chave: Hegemonia. Práxis (Filosofia). Educação - Filosofia. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382146202025210.5965/1984723821462020252Revista Linhas; v. 21 n. 46 (2020): Crise do capital, Estado e a degradação do trabalho; 252 - 2721984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020252/pdfCopyright (c) 2020 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Fábio AntonioPereira, Ana LúciaMonteiro, Tatiane Skeika2020-08-13T14:53:40Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13211Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2020-08-13T14:53:40Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
title |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
spellingShingle |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci Gabriel, Fábio Antonio |
title_short |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
title_full |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
title_fullStr |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
title_full_unstemmed |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
title_sort |
Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci |
author |
Gabriel, Fábio Antonio |
author_facet |
Gabriel, Fábio Antonio Pereira, Ana Lúcia Monteiro, Tatiane Skeika |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Ana Lúcia Monteiro, Tatiane Skeika |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Fábio Antonio Pereira, Ana Lúcia Monteiro, Tatiane Skeika |
description |
Gramsci avança em relação à interpretação de Marx, que fundamenta suas reflexões sobre a exploração da classe dominada pela classe dominante. Em contribuição às análises de Marx, Gramsci desenvolve uma interpretação original, destacando o papel dos intelectuais orgânicos no processo revolucionário por meio da conquista da hegemonia. O presente artigo tem como objetivo, portanto, investigar as contribuições de Antonio Gramsci para a Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou analisar alguns conceitos importantes para Gramsci, como a escola unitária. Como resultados, destaca-se que compete ao espaço escolar, por meio de intelectuais orgânicos, formar as futuras gerações e esclarecer os filhos da classe trabalhadora sobre os processos de dominação da classe burguesa, de forma a emancipá-los da dominação. Nessa perspectiva, este artigo demonstra, conforme Gramsci, o não aceite de uma escola para a classe trabalhadora e outra para a elite. É necessário que prevaleça a escola unitária, capaz de proporcionar à classe trabalhadora iguais oportunidades de realização e de apropriação do saber e da cultura.Palavras-chave: Hegemonia. Práxis (Filosofia). Educação - Filosofia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020252 10.5965/1984723821462020252 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020252 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723821462020252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020252/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 21 n. 46 (2020): Crise do capital, Estado e a degradação do trabalho; 252 - 272 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409754427392 |