Filosofia da práxis na constituição da hegemonia da classe trabalhadora segundo Gramsci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Fábio Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Ana Lúcia, Monteiro, Tatiane Skeika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020252
Resumo: Gramsci avança em relação à interpretação de Marx, que fundamenta suas reflexões sobre a exploração da classe dominada pela classe dominante. Em contribuição às análises de Marx, Gramsci desenvolve uma interpretação original, destacando o papel dos intelectuais orgânicos no processo revolucionário por meio da conquista da hegemonia. O presente artigo tem como objetivo, portanto, investigar as contribuições de Antonio Gramsci para a Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou analisar alguns conceitos importantes para Gramsci, como a escola unitária. Como resultados, destaca-se que compete ao espaço escolar, por meio de intelectuais orgânicos, formar as futuras gerações e esclarecer os filhos da classe trabalhadora sobre os processos de dominação da classe burguesa, de forma a emancipá-los da dominação. Nessa perspectiva, este artigo demonstra, conforme Gramsci, o não aceite de uma escola para a classe trabalhadora e outra para a elite. É necessário que prevaleça a escola unitária, capaz de proporcionar à classe trabalhadora iguais oportunidades de realização e de apropriação do saber e da cultura.Palavras-chave: Hegemonia. Práxis (Filosofia). Educação - Filosofia. 
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