Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardagh, Claudia Coelho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Penna, Eloisa Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285
Resumo: O artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer.
id UDESC-0_411b08310dcef7d26a5e481a2f6f0886
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6705
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do DesignerO artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 285 - 3041984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHardagh, Claudia CoelhoPenna, Eloisa Camargo2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6705Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
title Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
spellingShingle Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
Hardagh, Claudia Coelho
title_short Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
title_full Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
title_fullStr Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
title_full_unstemmed Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
title_sort Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
author Hardagh, Claudia Coelho
author_facet Hardagh, Claudia Coelho
Penna, Eloisa Camargo
author_role author
author2 Penna, Eloisa Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardagh, Claudia Coelho
Penna, Eloisa Camargo
description O artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 285 - 304
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408707948544