Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285 |
Resumo: | O artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer. |
id |
UDESC-0_411b08310dcef7d26a5e481a2f6f0886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6705 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do DesignerO artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 285 - 3041984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHardagh, Claudia CoelhoPenna, Eloisa Camargo2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6705Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
title |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
spellingShingle |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer Hardagh, Claudia Coelho |
title_short |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
title_full |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
title_fullStr |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
title_full_unstemmed |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
title_sort |
Processos pedagógicos manuais ou tecnológicos: desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação inicial do Designer |
author |
Hardagh, Claudia Coelho |
author_facet |
Hardagh, Claudia Coelho Penna, Eloisa Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Penna, Eloisa Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hardagh, Claudia Coelho Penna, Eloisa Camargo |
description |
O artigo apresenta o início da pesquisa sobre processos pedagógicos manuais ou tecnológicos, nos Cursos de Design em disciplinas práticas de desenvolvimento de produto. Propomos a discussão sobre o potencial dos dois processos e a análise com relação à valorização do processo tecnológico, com o uso da impressora 3D, em detrimento do processo manual. Trazemos as Diretrizes Curriculares Nacionais e algumas publicações sobre a impressora 3D, no campo da educação, assim como a experiência de uma das pesquisadoras na docência de cursos superiores de Design em que vivencia o distanciamento de práticas que desenvolvem competências manuais e o processo criativo de produtos com modelagem manual que valorizam a autoria do designer no desenvolvimento de suas habilidades. Esta primeira fase do estudo é bibliográfica interdisciplinar e dialoga com as pesquisadoras, docentes do Ensino Superior, que analisam o desenvolvimento de habilidades nos dois processos de aprendizagem do futuro designer.Palavras-chave: Processos Pedagógicos; Modelagem Manual; Impressora 3D; Habilidades; Designer. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017285/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 285 - 304 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408707948544 |