Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroni, Vivian
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019305
Resumo: Enquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana.Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica. 
id UDESC-0_4eb5c35593fa3f27e16351ecc18426d7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/11505
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacionalEnquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana.Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382044201930510.5965/1984723820442019305Revista Linhas; v. 20 n. 44 (2019): Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricas; 305 - 3251984-723810.5965/1984723820442019reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019305/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaroni, Vivian2019-10-14T12:40:04Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11505Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-10-14T12:40:04Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
title Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
spellingShingle Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
Baroni, Vivian
title_short Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
title_full Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
title_fullStr Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
title_full_unstemmed Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
title_sort Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional
author Baroni, Vivian
author_facet Baroni, Vivian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baroni, Vivian
description Enquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana.Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019305
10.5965/1984723820442019305
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019305
identifier_str_mv 10.5965/1984723820442019305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019305/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 20 n. 44 (2019): Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricas; 305 - 325
1984-7238
10.5965/1984723820442019
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409435660288