Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279 |
Resumo: | Os meios de comunicação contribuíram para a alteração de valores, identidades e ideais almejados. Em maio de 2012, a revista TPM (Trip para Mulheres) propôs uma série de reportagens, colunas e entrevistas que discutem e questionem os estereótipos femininos disseminados pelas publicações femininas. Com o slogan “Se liberdade é ser a mulher que você quer ser, diz aí: você é livre?”, a publicação discute padrões e modelos de maternidade, moda, consumo, beleza, sexo, comportamento e outras caracterizações que fixam o ideal de feminino transmitido em diversas instituições sociais, culturais e políticas, entre elas, a escola e as mídias. Nossa questão norteadora é: de que modo são tratados os discursos inscritos na temática de moda e beleza que evidenciam o consumismo? Com base nas teorizações feministas e foucaultianas, analisamos as possibilidades de engendrar nos currículos as discussões acerca da igualdade de gênero e desacomodar os discursos de consumismo explorados pela mídia. Selecionamos três textos inscritos na proposta do manifesto publicado no site da TPM com o intuito de verificar a existência dos estereótipos que caracterizam a mulher. Analisamos as informações discutidas pelos entrevistados e colunistas que visualizam valores, ideias, modelos femininos e apontam os produtos relacionados ao ideal de beleza. Os discursos desse veículo de comunicação explicitam padrões e fornecem outras leituras e perspectivas sobre a relação beleza/consumo/felicidade, oportunizando olhares sobre o feminino e o masculino como históricas, sociais, culturais e políticas. |
id |
UDESC-0_627143a27d8bd7d20070f5711090f41e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3499 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumoOs meios de comunicação contribuíram para a alteração de valores, identidades e ideais almejados. Em maio de 2012, a revista TPM (Trip para Mulheres) propôs uma série de reportagens, colunas e entrevistas que discutem e questionem os estereótipos femininos disseminados pelas publicações femininas. Com o slogan “Se liberdade é ser a mulher que você quer ser, diz aí: você é livre?”, a publicação discute padrões e modelos de maternidade, moda, consumo, beleza, sexo, comportamento e outras caracterizações que fixam o ideal de feminino transmitido em diversas instituições sociais, culturais e políticas, entre elas, a escola e as mídias. Nossa questão norteadora é: de que modo são tratados os discursos inscritos na temática de moda e beleza que evidenciam o consumismo? Com base nas teorizações feministas e foucaultianas, analisamos as possibilidades de engendrar nos currículos as discussões acerca da igualdade de gênero e desacomodar os discursos de consumismo explorados pela mídia. Selecionamos três textos inscritos na proposta do manifesto publicado no site da TPM com o intuito de verificar a existência dos estereótipos que caracterizam a mulher. Analisamos as informações discutidas pelos entrevistados e colunistas que visualizam valores, ideias, modelos femininos e apontam os produtos relacionados ao ideal de beleza. Os discursos desse veículo de comunicação explicitam padrões e fornecem outras leituras e perspectivas sobre a relação beleza/consumo/felicidade, oportunizando olhares sobre o feminino e o masculino como históricas, sociais, culturais e políticas.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381528201427910.5965/1984723815282014279Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 279-3011984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279/3106Takara, SamiloTeruya, Teresa Kazukoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3499Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
title |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
spellingShingle |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo Takara, Samilo |
title_short |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
title_full |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
title_fullStr |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
title_full_unstemmed |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
title_sort |
Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo |
author |
Takara, Samilo |
author_facet |
Takara, Samilo Teruya, Teresa Kazuko |
author_role |
author |
author2 |
Teruya, Teresa Kazuko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takara, Samilo Teruya, Teresa Kazuko |
description |
Os meios de comunicação contribuíram para a alteração de valores, identidades e ideais almejados. Em maio de 2012, a revista TPM (Trip para Mulheres) propôs uma série de reportagens, colunas e entrevistas que discutem e questionem os estereótipos femininos disseminados pelas publicações femininas. Com o slogan “Se liberdade é ser a mulher que você quer ser, diz aí: você é livre?”, a publicação discute padrões e modelos de maternidade, moda, consumo, beleza, sexo, comportamento e outras caracterizações que fixam o ideal de feminino transmitido em diversas instituições sociais, culturais e políticas, entre elas, a escola e as mídias. Nossa questão norteadora é: de que modo são tratados os discursos inscritos na temática de moda e beleza que evidenciam o consumismo? Com base nas teorizações feministas e foucaultianas, analisamos as possibilidades de engendrar nos currículos as discussões acerca da igualdade de gênero e desacomodar os discursos de consumismo explorados pela mídia. Selecionamos três textos inscritos na proposta do manifesto publicado no site da TPM com o intuito de verificar a existência dos estereótipos que caracterizam a mulher. Analisamos as informações discutidas pelos entrevistados e colunistas que visualizam valores, ideias, modelos femininos e apontam os produtos relacionados ao ideal de beleza. Os discursos desse veículo de comunicação explicitam padrões e fornecem outras leituras e perspectivas sobre a relação beleza/consumo/felicidade, oportunizando olhares sobre o feminino e o masculino como históricas, sociais, culturais e políticas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279 10.5965/1984723815282014279 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723815282014279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279/3106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 279-301 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408288518144 |