Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takara, Samilo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teruya, Teresa Kazuko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279
Resumo: Os meios de comunicação contribuíram para a alteração de valores, identidades e ideais almejados. Em maio de 2012, a revista TPM (Trip para Mulheres) propôs uma série de reportagens, colunas e entrevistas que discutem e questionem os estereótipos femininos disseminados pelas publicações femininas. Com o slogan “Se liberdade é ser a mulher que você quer ser, diz aí: você é livre?”, a publicação discute padrões e modelos de maternidade, moda, consumo, beleza, sexo, comportamento e outras caracterizações que fixam o ideal de feminino transmitido em diversas instituições sociais, culturais e políticas, entre elas, a escola e as mídias. Nossa questão norteadora é: de que modo são tratados os discursos inscritos na temática de moda e beleza que evidenciam o consumismo? Com base nas teorizações feministas e foucaultianas, analisamos as possibilidades de engendrar nos currículos as discussões acerca da igualdade de gênero e desacomodar os discursos de consumismo explorados pela mídia. Selecionamos três textos inscritos na proposta do manifesto publicado no site da TPM com o intuito de verificar a existência dos estereótipos que caracterizam a mulher. Analisamos as informações discutidas pelos entrevistados e colunistas que visualizam valores, ideias, modelos femininos e apontam os produtos relacionados ao ideal de beleza. Os discursos desse veículo de comunicação explicitam padrões e fornecem outras leituras e perspectivas sobre a relação beleza/consumo/felicidade, oportunizando olhares sobre o feminino e o masculino como históricas, sociais, culturais e políticas.
id UDESC-0_627143a27d8bd7d20070f5711090f41e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3499
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumoOs meios de comunicação contribuíram para a alteração de valores, identidades e ideais almejados. Em maio de 2012, a revista TPM (Trip para Mulheres) propôs uma série de reportagens, colunas e entrevistas que discutem e questionem os estereótipos femininos disseminados pelas publicações femininas. Com o slogan “Se liberdade é ser a mulher que você quer ser, diz aí: você é livre?”, a publicação discute padrões e modelos de maternidade, moda, consumo, beleza, sexo, comportamento e outras caracterizações que fixam o ideal de feminino transmitido em diversas instituições sociais, culturais e políticas, entre elas, a escola e as mídias. Nossa questão norteadora é: de que modo são tratados os discursos inscritos na temática de moda e beleza que evidenciam o consumismo? Com base nas teorizações feministas e foucaultianas, analisamos as possibilidades de engendrar nos currículos as discussões acerca da igualdade de gênero e desacomodar os discursos de consumismo explorados pela mídia. Selecionamos três textos inscritos na proposta do manifesto publicado no site da TPM com o intuito de verificar a existência dos estereótipos que caracterizam a mulher. Analisamos as informações discutidas pelos entrevistados e colunistas que visualizam valores, ideias, modelos femininos e apontam os produtos relacionados ao ideal de beleza. Os discursos desse veículo de comunicação explicitam padrões e fornecem outras leituras e perspectivas sobre a relação beleza/consumo/felicidade, oportunizando olhares sobre o feminino e o masculino como históricas, sociais, culturais e políticas.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2014-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381528201427910.5965/1984723815282014279Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 279-3011984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279/3106Takara, SamiloTeruya, Teresa Kazukoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3499Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
title Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
spellingShingle Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
Takara, Samilo
title_short Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
title_full Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
title_fullStr Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
title_full_unstemmed Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
title_sort Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo
author Takara, Samilo
author_facet Takara, Samilo
Teruya, Teresa Kazuko
author_role author
author2 Teruya, Teresa Kazuko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takara, Samilo
Teruya, Teresa Kazuko
description Os meios de comunicação contribuíram para a alteração de valores, identidades e ideais almejados. Em maio de 2012, a revista TPM (Trip para Mulheres) propôs uma série de reportagens, colunas e entrevistas que discutem e questionem os estereótipos femininos disseminados pelas publicações femininas. Com o slogan “Se liberdade é ser a mulher que você quer ser, diz aí: você é livre?”, a publicação discute padrões e modelos de maternidade, moda, consumo, beleza, sexo, comportamento e outras caracterizações que fixam o ideal de feminino transmitido em diversas instituições sociais, culturais e políticas, entre elas, a escola e as mídias. Nossa questão norteadora é: de que modo são tratados os discursos inscritos na temática de moda e beleza que evidenciam o consumismo? Com base nas teorizações feministas e foucaultianas, analisamos as possibilidades de engendrar nos currículos as discussões acerca da igualdade de gênero e desacomodar os discursos de consumismo explorados pela mídia. Selecionamos três textos inscritos na proposta do manifesto publicado no site da TPM com o intuito de verificar a existência dos estereótipos que caracterizam a mulher. Analisamos as informações discutidas pelos entrevistados e colunistas que visualizam valores, ideias, modelos femininos e apontam os produtos relacionados ao ideal de beleza. Os discursos desse veículo de comunicação explicitam padrões e fornecem outras leituras e perspectivas sobre a relação beleza/consumo/felicidade, oportunizando olhares sobre o feminino e o masculino como históricas, sociais, culturais e políticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279
10.5965/1984723815282014279
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279
identifier_str_mv 10.5965/1984723815282014279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014279/3106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 15 n. 28 (2014): Arquivos e Acervos Escolares; 279-301
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408288518144