O lugar do Atendimento Educacional Especializado nas práticas culturais de escolarização em contextos de inclusão escolar
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016010 |
Resumo: | Este artigo problematiza a contradição entre os conceitos de transversalidade da Educação Especial e de complementaridade/ suplementaridade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escolarização do público-alvo da Educação Especial. Tomam-se como objeto de discussão as orientações da política de Educação Especial, os estudos sobre práticas culturais de escolarização e de elaboração conceitual no AEE e na sala comum de ensino. O trabalho resulta de estudos do Observatório de escolarização de alunos com deficiência intelectual em redes municipais de ensino de dois estados brasileiros (Santa Catarina e Rio de Janeiro). Esses estudos têm evidenciado um modelo de escola, com práticas culturais de escolarização marcadas por espaços e tempos escolares dicotomizados, os quais normatizam o trabalho docente, definem as relações de ensino e aprendizagem e distanciam o trabalho do AEE da sala comum. Em um espaço, organiza-se o trabalho pelo uso de recursos, e, em outro, pelos conteúdos. Um privilegia atividades específicas às necessidades do aluno, e o outro o insere em um espaço comum, sem diferenças de tratamento, de metodologias e de recursos. Não havendo conexão entre ambos, reduz-se a compreensão de escolarização à instrumentação e ao conteúdo, significados estes produzidos tanto pela política quanto pela cultura e traduzidos no currículo. Em face desse modelo, indaga-se sobre as efetivas condições de o AEE atuar como complementar ou suplementar às práticas culturais de escolarização e, por outra via, sobre as possibilidades de constituir espaços convergentes de escolarização entre o AEE e a sala comum pela elaboração de conceitos.Palavras-chave: Política Educacional; Escolarização; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Educação Especial. |
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O lugar do Atendimento Educacional Especializado nas práticas culturais de escolarização em contextos de inclusão escolarEste artigo problematiza a contradição entre os conceitos de transversalidade da Educação Especial e de complementaridade/ suplementaridade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escolarização do público-alvo da Educação Especial. Tomam-se como objeto de discussão as orientações da política de Educação Especial, os estudos sobre práticas culturais de escolarização e de elaboração conceitual no AEE e na sala comum de ensino. O trabalho resulta de estudos do Observatório de escolarização de alunos com deficiência intelectual em redes municipais de ensino de dois estados brasileiros (Santa Catarina e Rio de Janeiro). Esses estudos têm evidenciado um modelo de escola, com práticas culturais de escolarização marcadas por espaços e tempos escolares dicotomizados, os quais normatizam o trabalho docente, definem as relações de ensino e aprendizagem e distanciam o trabalho do AEE da sala comum. Em um espaço, organiza-se o trabalho pelo uso de recursos, e, em outro, pelos conteúdos. Um privilegia atividades específicas às necessidades do aluno, e o outro o insere em um espaço comum, sem diferenças de tratamento, de metodologias e de recursos. Não havendo conexão entre ambos, reduz-se a compreensão de escolarização à instrumentação e ao conteúdo, significados estes produzidos tanto pela política quanto pela cultura e traduzidos no currículo. Em face desse modelo, indaga-se sobre as efetivas condições de o AEE atuar como complementar ou suplementar às práticas culturais de escolarização e, por outra via, sobre as possibilidades de constituir espaços convergentes de escolarização entre o AEE e a sala comum pela elaboração de conceitos.Palavras-chave: Política Educacional; Escolarização; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Educação Especial.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016010Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 10 - 291984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016010/pdf_148da Silva, CristianeHostins, Regina Célia LinharesMendes, Regina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7873Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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