Inclusão escolar e atendimento educacional especializado : algumas profanações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mörschbächer, Juliana Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vasques, Carla Karnoppi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194551
Resumo: O artigo tematiza as possibilidades do brincar como ato pedagógico no âmbito do atendimento educacional especializado. O argumento é tecido a partir do diálogo entre educação especial, diretrizes inclusivas e psicanálise. Pela construção do caso, as memórias e as vivências como professora especializada deslindam a potência da educação como experiência; do brincar como capaz de produzir experiência; da função estruturante da escola e do professor. Conclui-se que o brincar, como ato pedagógico, no âmbito do atendimento educacional especializado, pode ter efeitos estruturantes para alunos que vivem impasses em seu processo constitutivo.
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spelling Mörschbächer, Juliana SilveiraVasques, Carla Karnoppi2019-05-24T02:36:33Z20171807-2194http://hdl.handle.net/10183/194551001088136O artigo tematiza as possibilidades do brincar como ato pedagógico no âmbito do atendimento educacional especializado. O argumento é tecido a partir do diálogo entre educação especial, diretrizes inclusivas e psicanálise. Pela construção do caso, as memórias e as vivências como professora especializada deslindam a potência da educação como experiência; do brincar como capaz de produzir experiência; da função estruturante da escola e do professor. Conclui-se que o brincar, como ato pedagógico, no âmbito do atendimento educacional especializado, pode ter efeitos estruturantes para alunos que vivem impasses em seu processo constitutivo.The article explores the possibilities of play as a pedagogical act in specialized educational care. The argument is woven together from the dialogue between special education, inclusive guidelines and psychoanalysis. For construction of the case, the memories and lived experiences as a specialized teacher demarcates the power of education as experience; of play being able to produce experience; of the structuring function of the school and teacher. It is concluded that play, as a pedagogical act, within the realm of specialized education, can have a structuring impact on students experiencing impasses in their formation process.application/pdfporEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 36 (2017), p. 296-315Atendimento especializadoBrincadeiraInclusão escolarPsicanáliseSpecial educationSpecialized educational carePsychoanalysisPlayInclusão escolar e atendimento educacional especializado : algumas profanaçõesSchool inclusion and specialized educational services : some profanitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088136.pdf.txt001088136.pdf.txtExtracted Texttext/plain48917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194551/2/001088136.pdf.txt70027acd5bb9ed506e12e91dc86c9534MD52ORIGINAL001088136.pdfTexto completoapplication/pdf227447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194551/1/001088136.pdf67b8a1663a3b7fed1669e38443d486d4MD5110183/1945512024-05-23 06:42:41.053802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194551Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:42:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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