O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Carlota
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1249
Resumo: O presente trabalho apresenta-se como uma reflexão histórica acerca do cariz intelectual impresso no ofício do professor primário. Formador de mentes, de almas e de corações, o professor primário lida diretamente com a transmissão – e talvez com a produção – de valores, de saberes, de normas de conduta prescritas. O professor primário forma o indivíduo para a civilidade e para o civismo. Sendo assim, ele situar-se-á, no campo da estruturação do moderno modelo escolar, como o ator privilegiado de fabricação de visões de mundo, que se deverão traduzir como consensos para o homem comum. O texto aqui exposto aborda, portanto, algumas representações acerca do lugar social ocupado pelo professor primário português, basicamente no período que abrange a segunda metade do século XIX e o primeiro decênio do século XX (imediatamente anterior à Proclamação da República em Portugal). Procurou-se tecer algumas considerações de ordem teórica e conceitual acerca da própria acepção de intelectual e a documentação recolhida traz à tona impasses e ambigüidades quanto à figura social do profissional encarregado de oferecer à infância as normas do ler, do escrever, do contar e do bom comportamento. Conclui-se que o professor primário é, assim, o veículo de propagação intelectual dos valores civilizatórios do Ocidente.PALAVRAS-CHAVE: Professor primário. Intelectual. Educação. História Social. PortugalThis study is a historical reflection on the intellectual role  of the elementary school teacher. A shaper of hearts, minds and souls, the elementary school teacher deals directly with the transmission – and even with the production – of prescribed values, knowledge and  norms of conduct. The elementary school teacher prepares the individual to be civil and civic. Thus, the teacher is an element in the structuring of the modern school model and has an important role in the manufacturing of world views that should be presented as a consensus to common people. The text presented here addresses some representations about the social place occupied by the elementary school Portuguese teacher in the period from the second half of the nineteenth century to the first decade of the twentieth century (immediately before the Proclamation of the Republic in Portugal ). It seeks to elaborate some theoretical and conceptual considerations about the very reception of the intellectual. The documentation gathered reveals impasses and ambiguities concerning the social role of the professional responsible for presenting children the norms of reading, writing counting and good behavior. The paper concludes that the elementary school teacher is thus a vehicle for the intellectual propagation of Western civilizing values.KEY WORDS: Elementary school teacher.Intellectual. Education. Social History.
id UDESC-0_644bbb5b3ac13f1b2f94ed9a234f9884
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1249
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”O presente trabalho apresenta-se como uma reflexão histórica acerca do cariz intelectual impresso no ofício do professor primário. Formador de mentes, de almas e de corações, o professor primário lida diretamente com a transmissão – e talvez com a produção – de valores, de saberes, de normas de conduta prescritas. O professor primário forma o indivíduo para a civilidade e para o civismo. Sendo assim, ele situar-se-á, no campo da estruturação do moderno modelo escolar, como o ator privilegiado de fabricação de visões de mundo, que se deverão traduzir como consensos para o homem comum. O texto aqui exposto aborda, portanto, algumas representações acerca do lugar social ocupado pelo professor primário português, basicamente no período que abrange a segunda metade do século XIX e o primeiro decênio do século XX (imediatamente anterior à Proclamação da República em Portugal). Procurou-se tecer algumas considerações de ordem teórica e conceitual acerca da própria acepção de intelectual e a documentação recolhida traz à tona impasses e ambigüidades quanto à figura social do profissional encarregado de oferecer à infância as normas do ler, do escrever, do contar e do bom comportamento. Conclui-se que o professor primário é, assim, o veículo de propagação intelectual dos valores civilizatórios do Ocidente.PALAVRAS-CHAVE: Professor primário. Intelectual. Educação. História Social. PortugalThis study is a historical reflection on the intellectual role  of the elementary school teacher. A shaper of hearts, minds and souls, the elementary school teacher deals directly with the transmission – and even with the production – of prescribed values, knowledge and  norms of conduct. The elementary school teacher prepares the individual to be civil and civic. Thus, the teacher is an element in the structuring of the modern school model and has an important role in the manufacturing of world views that should be presented as a consensus to common people. The text presented here addresses some representations about the social place occupied by the elementary school Portuguese teacher in the period from the second half of the nineteenth century to the first decade of the twentieth century (immediately before the Proclamation of the Republic in Portugal ). It seeks to elaborate some theoretical and conceptual considerations about the very reception of the intellectual. The documentation gathered reveals impasses and ambiguities concerning the social role of the professional responsible for presenting children the norms of reading, writing counting and good behavior. The paper concludes that the elementary school teacher is thus a vehicle for the intellectual propagation of Western civilizing values.KEY WORDS: Elementary school teacher.Intellectual. Education. Social History. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1249Revista Linhas; v. 6 n. 1 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1249/1061Boto, Carlotainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1249Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
title O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
spellingShingle O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
Boto, Carlota
title_short O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
title_full O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
title_fullStr O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
title_full_unstemmed O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
title_sort O professor primário português como intelectual: ‘eu ensino, logo existo’The elementary school Portuguese teacher: “I think therefore I am”
author Boto, Carlota
author_facet Boto, Carlota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto, Carlota
description O presente trabalho apresenta-se como uma reflexão histórica acerca do cariz intelectual impresso no ofício do professor primário. Formador de mentes, de almas e de corações, o professor primário lida diretamente com a transmissão – e talvez com a produção – de valores, de saberes, de normas de conduta prescritas. O professor primário forma o indivíduo para a civilidade e para o civismo. Sendo assim, ele situar-se-á, no campo da estruturação do moderno modelo escolar, como o ator privilegiado de fabricação de visões de mundo, que se deverão traduzir como consensos para o homem comum. O texto aqui exposto aborda, portanto, algumas representações acerca do lugar social ocupado pelo professor primário português, basicamente no período que abrange a segunda metade do século XIX e o primeiro decênio do século XX (imediatamente anterior à Proclamação da República em Portugal). Procurou-se tecer algumas considerações de ordem teórica e conceitual acerca da própria acepção de intelectual e a documentação recolhida traz à tona impasses e ambigüidades quanto à figura social do profissional encarregado de oferecer à infância as normas do ler, do escrever, do contar e do bom comportamento. Conclui-se que o professor primário é, assim, o veículo de propagação intelectual dos valores civilizatórios do Ocidente.PALAVRAS-CHAVE: Professor primário. Intelectual. Educação. História Social. PortugalThis study is a historical reflection on the intellectual role  of the elementary school teacher. A shaper of hearts, minds and souls, the elementary school teacher deals directly with the transmission – and even with the production – of prescribed values, knowledge and  norms of conduct. The elementary school teacher prepares the individual to be civil and civic. Thus, the teacher is an element in the structuring of the modern school model and has an important role in the manufacturing of world views that should be presented as a consensus to common people. The text presented here addresses some representations about the social place occupied by the elementary school Portuguese teacher in the period from the second half of the nineteenth century to the first decade of the twentieth century (immediately before the Proclamation of the Republic in Portugal ). It seeks to elaborate some theoretical and conceptual considerations about the very reception of the intellectual. The documentation gathered reveals impasses and ambiguities concerning the social role of the professional responsible for presenting children the norms of reading, writing counting and good behavior. The paper concludes that the elementary school teacher is thus a vehicle for the intellectual propagation of Western civilizing values.KEY WORDS: Elementary school teacher.Intellectual. Education. Social History.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1249
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1249/1061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 6 n. 1 (2005)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407060635648